Coronavírus

Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h:06 | Atualizado: 05/06/2020, 20h:15

Alta Floresta

Teste rápido aponta 66 presos infectados e Defensoria quer soltar grupo de risco

Reprodução

cadeia preso cela pena

No total, 66 detentos da Cadeia Pública de Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá) testaram positivo para Covid-19, sendo 12 no município, que já tem duas mortes, e um caso em Tangará da Serra, que já está recuperado. Além disso, outros dois agentes penitenciários foram diagnosticados com a doença ontem (4), eles estão lotados em Diamantino e Várzea Grande, na região metropolitana. 

No total, seis policiais penais e um assistente penitenciário já testaram positivo para a doença, quatro estão sob suspeita (sendo dois agentes e dois assistentes), de acordo com a presidente do Sindspen, que representa a categoria, Jacira Maria da Costa.

Os testes rápidos foram aplicados entre quarta (3) e ontem (4), em todos os 175 detentos da Cadeia Pública de Alta Floresta. De acordo com a secretaria estadual de Saúde (SES), ainda é necessária a contraprova para que os casos sejam oficializados. 

Outros 54 presos já haviam testado positivo para doença, sendo um com sintomas e 53 assintomáticos, conforme a SES.  De acordo com a Defensoria Pública de Mato Grosso, um terceiro reeducando da unidade de Alta Floresta, que já estava em liberdade, morreu após contrair o novo coronavírus dentro da Cadeia Pública. 

Conforme a Pasta, os presos que testaram positivo serão isolados e os casos serão acompanhados pela equipe de saúde da Cadeia Pública de Alta Floresta e do monitoramento da Covid-19 do município. 

Soltura dos presos

Desde o dia 13 de maio, a Defensoria Pública de Mato Grosso afirmou que tem pedido a soltura de presos provisórios e definitivos da Cadeia Pública de Alta Floresta que pertençam ao grupo de risco do novo coronavírus. 

De acordo com o órgão, "as condições insalubres" das unidades prisionais e a superlotação favorecem a propagação do novo coronavírus. A demanda, contudo, foi negada pelo juiz em todos os pedidos realizados com fundamentação de que o sistema estava tomando medidas para proteger os agentes e detentos.

"Afirmou-se, à época, que os alardes da Defensoria eram desnecessários e que o que se buscava (embora fundamentado em dados empíricos, recomendações da OMS, CIDH e CNJ), era a garantia da impunidade e contribuiria para o aumento da violência", diz trecho do habeas corpus.

O defendor público Vinicius Ferrarin Hernandez explicou que o "maior argumento" da Justiça era de que a Covid-19 não chegaria nas cadeias após a proibição de visitas e entrada de produtos.

"O Covid-19 chegou através de um agente penitenciário, o que era óbvio, pois eles precisam sair. A gente sabia que entraria. Pensamos em racionalizar, porque quando entrar teriamos como nos organizar, fazer celas de isolamento. Mas ignoraram até o momento que implodiu", pontuou. 

Conforme dados atualizados a Cadeia Pública de Alta Floresta tem capacidade para 65 presos, no entanto, 187 cumprem pena no local. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.