Coronavírus

Terça-Feira, 31 de Março de 2020, 14h:06 | Atualizado: 31/03/2020, 14h:05

CUIABÁ

Vacinação em "drive thru" começa na quinta com 6 mil doses em 4 pontos

G1

Vacina��o drive thru

O sistema de vacinação contra gripe (influenza) por "drive thru" começa na quinta (2), em pontos estratégicos no Shopping Pantanal, Shopping Estação, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Lagoa Encantada, bairro CPA 3, em Cuiabá. As doses ainda estarão disponíveis em outras 101 locais, sendo 93 Unidades Básicas de Saúde, incluindo a zona rural. 

Para a nova fase da campanha, o Ministério da Saúde enviou 21 mil doses da vacina à Capital. Delas, seis mil serão destinadas aos pontos de vacinação nos veículos e 10 mil para os 101 postos de aplicação, que funcionarão das 7h às 11h e das 13h às 16h30. 

As demais foram reservadas para pessoas acamadas que serão vacinadas em casa. A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. Em todo o Estado serão 104 mil doses. O material já foi repassado aos 141 municípios. 

O novo formato da campanha tem como objetivo evitar aglomerações nos postos de saúde por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil. Na última semana, as unidades ficaram lotadas e as doses acabaram rapidamente devido a alta demanda. 

A imunização nos pontos de "drive thru" começa às 8h somente para pessoas que estiverem dentro dos carros. As doses também serão disponibilizadas em oito pontos extras, sendo eles: Escola Maria Luiza Prado Bastos, no bairro Osmar Cabral, Escola Alina Tocantins, no Cidade Alta, Colégio Adventista, no Porto, Escola Professora Teresa Lobo, no Alvorada, Escola Batista, no Porto, Igreja Batista, noTijucal, Escola Maria da Glória, no Lixeira, CRAS dos bairros Dr. Fabio I e II e Escola Estadual Ana Maria do Couto, no CPA 2.

No total, mais 400 servidores, Cruz Vermelha, secretaria municipal de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Ordem Pública participarão da ação. Em Cuiabá, 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada serão vacinados.

Campanha

Neste ano, a campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo Governo Federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação foi dividida em três fases, sendo a primeira até 16 de abril, com foco em idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Na segunda fase, de 16 de abril a 9 de maio, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Já na última fase, de 9 a 22 de maio, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de parto, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos do sistema socieducativo, reeducandos e funcionários do sistema prisional de 55 a 59 anos serão o público-alvo. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.