Coronavírus

Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 20h:33 | Atualizado: 30/05/2020, 09h:45

VG confirma morte de idosa de 81 anos por Covid e denuncia falta de UTI do SUS

Christiano Antonucci Secom-MT

UTI pandemia coronavirus

Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, confirmou a morte de mais uma paciente por Covid-19, totalizando 11 óbitos no município. Antônia Antunes, de 81 anos, morreu no dia 25 de maio, porém somente hoje (29) o diagnóstico foi confirmado. As informações constam de nota emitida pela Prefeitura do município, por meio do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e a secretaria municipal de Saúde na noite desta sexta (29).

Segundo o informe do comitê, a idosa era diabética e estava com a saúde bastante debilitada.  Apesar do quadro clínico indicar contaminação por coronavírus, Antônia foi recusada pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) para ocupar um leito de UTI.

De acordo com a informações contidas na nota, a paciente deu entrada na UPA IPASE, no dia 24 de maio, e apresentava sinais de fraqueza, cianose (coloração da pele azulada), sonolência, hiperglicemia e baixa temperatura (hipotérmica). A mulher tinha ainda dificuldades para respirar.

“O quadro evoluiu para piora no dia 25 de maio e, mesmo com avaliação clínica para Covid-19, com quadro gravíssimo, a solicitação para UTI foi recusada pela Central de Regulação, por não ter exame que confirmasse a doença, o que só aconteceu na data de hoje, 29 de maio, três dias após o óbito”, diz trecho da notificação municipal.

O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde informam ainda que fato idêntico ocorreu na data de 25 de maio, com a paciente Maria Dorotéia Mendes, 61 anos, a 10ª vítima da doença em Várzea Grande. Ela também não teve acesso à UTI por ter sido recusada pela Central de Regulação. A alegação foi a mesma, a falta de exame confirmando a Covid-19, mesmo diante do agravamento do quadro clínico e os sintomas do vírus.

O exame tipo “PCR que confirmou a doença da referida paciente saiu no dia 28 de maio”, três dias após a morte, complementa a nota.

Várzea Grande tem hoje, conforme boletim da Prefeitura Municipal, 198 casos da Covid-19 confirmados, sendo 111 em isolamento social, 12 internados e 65 recuperados.

Isolamento social

Diante do quadro de aumento do número de vítimas na cidade, o Comitê de Enfrentamento e a secretaria municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, voltam a reafirmar a necessidade do isolamento social para aqueles que podem realizar trabalhos em casa Home Office e medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso de máscara constantemente e de luvas quando necessários, além de meios de higienização rigorosos como forma de debelar a Covid-19.                                             

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • VALENTINES | Sábado, 30 de Maio de 2020, 13h51
    0
    0

    ANDE PELO CENTRO DA CIDADE NO PERÍODO DA NOITE, PELAS RUAS SANTO ANTONIO, ALZIRA SANTANA, JULIO CAMPOS E FILINTO E VERÁ A MOVIMENTAÇÃO NAS PARADAS DE LANCHES E ESPETINHOS.......

  • Luciano | Sábado, 30 de Maio de 2020, 10h39
    2
    0

    Várzea Grande a passos largos do caos na saúde, o povo ignorante pagará o preço pela omissão do poder público em fiscalizar a flexibilização, culpados na minha visão é o próprio povo, mais a prefeita poderia ajudar a população a sofrer menos com isso se colocasse o servidores da prefeitura para fiscalizar !

  • Indignada falta de vergonha | Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 22h00
    1
    0

    Que absurdo. Se tem U.TI. é pra ser usada. Se a pessoa chega morrendo ainda precisa esperar um teste que vai sair depois da morte. Q falta de preparo destes profissionais da saúde. Esperar a pessoa morrer esperando um teste se tem UTI. Imagina quando não tiver mais.

Servidores sem pagar os empréstimos

adevair cabral curtinha 400   A Câmara de Cuiabá rejeitou o veto total do prefeito Emanuel e promulgou a Lei 6.547, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados tanto dos servidores públicos ativos e inativos da prefeitura quanto da própria Câmara Municipal. A...

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.