Coronavírus

Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 18h:28 | Atualizado: 05/06/2020, 19h:02

ENDURECIMENTO

VG reduz horário do comércio, regra para restaurantes e estuda lockdown na cidade

Assessoria

Lucimar Campos

Prefeita Lucimar Campos autorizou mudanças e publicou novo decreto com regras mais rígidas na tarde desta sexta, devido ao agravamento da Covid-19

Com 324 registros de moradores contaminados pelo novo coronavírus e 16 mortes, a Prefeitura de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, publicou um novo decreto na tarde de hoje (5) reduzindo horário de funcionamento do comércio, incluindo shopping. Bares e restaurantes ainda terão consumo no local. Até o momento, o município registra 324 casos da doença e 16 mortes.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos autorizou as novas mudanças e estudos para um eventual lockdown, que seria o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais, caso necessário. 

“Muitos apontam que nós flexibilizamos o funcionamento geral sem regras, o que não é verdade, tanto que tenho em minhas mãos todos os decretos emitidos e neles sempre houve limitações no número de pessoas que pudessem ser atendidas, como em número de funcionários reduzidos, portanto, o Poder Público Municipal está cumprindo com seu papel, mas necessitamos que a população nos ajude a combater essa pandemia”, explicou a prefeita.

No documento, a prefeita do município, Lucimar Sacre (DEM), considerou a desativação, redução e adequação de leitos de UTI e enfermaria em hospitais de Mato Grosso, além da alta demanta de internações em UTIs nos últimos três dias. 

Com a mudança, estabelecimentos comerciais, varejistas e atacadistas poderão funcionar com 50% da capacidade máxima de lotação, das 8h às 18h, podendo, após esse horário, fazer entregas ou atuar no sistema "pegue e leve". 

Padariais, feiras, comércio informal ambulante do gênero alimentício, supermercados, pizzarias, bares, lanchonetes, conveniências, distribuidoras de bebidas poderão atender 30% da capacidade máxima de lotação, das 6h às 19h30. Ficando vedado o consumo de no local. 

Restaurantes poderão funcionar, com consumo no local, das 11hàs 14h30 para o almoço e das 17h30 às 19h30 para o jantar. Após esses horários, serão permitidos apenas entregas e "pegue e leve". Os espaços de lazer dentro de estabelecimentos comerciais do gênero alimentício, como espaços de jogos, descanso ou parquinhos, deverão ser lacrados. 

Os cinemas e acadmia ainda poderão funcionar atendendo 1/3 da capacidade máxima de lotação. O shopping poderá manter as atividades com 50% da capacidade, das 10h às 20h. Já as atividades econômicas no "Shopping Popular", funcionarão das 9h às 17h, mediante controle de entrada e saúda de pessoas. 

É proibida a utilização de provadores em estabelecimentos comerciais de qualquer tipo, que deverão permanecer lacrados. 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Neto | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h48
    1
    4

    Várzea Grande é um exemplo de como lidar com essa pandemia . Todo mundo usando máscara e se cuidando . Parabéns a todos de Vg .

  • Pereira | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h26
    3
    0

    Moro em VG, aqui é um verdadeiro descaso do poder público municipal com a população, além de relaxar com as medidas de distanciamento, não há fiscalização nos estabelecimentos comerciais nos bairros, Então chego a conclusão que a excelentíssima prefeita e o senador Jaime Campo adotaram a cartilha da morte do Presidente Bozoloíde!!

  • ZÉ BACURI | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h00
    3
    0

    EU ACHO QUE A SENHORA PREFEITA DEVE LIBERAR TUDO ABRIR TUDO EM VG. NÃO FOI O QUE A DIGNÍSSIMA FEZ HÁ UM MÊS ATRÁS QUE LIBEROU TODO O COMÉRCIO DESAFIANDO TODOS TÉCNICOS DE SAÚDE AGORA CONSERVA ABERTO O COMERCIO SUA HIPÓCRITA É PREFEITA ELEITA PELOS IDIOTAS DE VG. MAS SEM QUALQUER DOM DE COMANDO. AGORA NÃO DECRETE LOCKDOWN NÃO...VAI TE CATAR PROFEITA..

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.