Galeria fotográfica revela transformações de Cuiabá através do tempo - veja vídeo

 

http://picasion.com/

Três séculos se passaram e a cidade se transformou. Algumas das estruturas arquitetônicas ainda estão de pé e revelam sinais do tempo. Já outras foram demolidas e dão espaço para prédios e avenidas que antes eram feitas de paralelepípedos e que agora seguem asfaltadas.

Selo Cuiab� 300 anos

Entre as principais avenidas ou ruelas, carros de boi, cavalos e o bondinho puxado com a força de burros, deixaram de ser o transporte principal. Com o tempo, chegaram os primeiros carros mecânicos. A rotina da cuiabania seguiu mudando junto aos ruídos da cidade. Se antes se ouvia mais pássaros e o galope das cavalarias. Hoje são buzinas, som de motores e outras modernidades.

O fez uma galeria com imagens da Capital para mostrar o antes e depois de vários pontos da cidade. A nostalgia é grande - veja vídeo.

No registro feito em 1940, um menino atravessa a rua com dois bois em um ritmo pacato, em frente ao Palácio da Justiça e próximo ao Arquivo Público. Na hora da fotografia, ele olha para a câmera e é “congelado no tempo” bem no meio da Avenida Getúlio Vargas para chegar a Comandante Costa. Hoje, o fluxo de carros é acelerado, mas o cenário é bastante semelhante.

 

O arcebispo de Cuiabá Dom Francisco de Aquino Correa em 1928 posou para outra fotografia com o presidente de Estado Mário Correa da Costa em frente à Igreja Bom Despacho. Em uma foto atual, as características neogóticas continuam chamando a atenção dos fiéis e de outros curiosos que passam próximo ao local. Esta igreja é uma réplica da igreja Notre Dame de Paris, na França. Em Cuiabá foi uma das primeiras a serem erguidas, no século 18, e recebeu uma restauração do governo em 2014.

Na manhã ensolarada de 6 de agosto de 1941 um carro modelo chamado “Lockeed” atravessou o presidente da República Getúlio Vargas passando pela Avenida Getúlio Vargas. O presidente havia pousado na Capital em um Campo de Aviação e foi recebido pelo representante federal do Estado, Júlio Müller naquele dia.

Era uma comitiva de carros com uma quantia de automóveis jamais vista pela população. Para cada carro que atravessou a avenida, mil habitantes. Ao todo, 50 mil pessoas se fizeram presente. Hoje, ambas as avenidas de Cuiabá seguem movimentadas e nelas trafegam milhares de carros por dia.

Ex-vereador, demagogia e contradição

everton pop 400   O ex-vereador por Cuiabá e apresentador de um programa popular de TV que leva o seu nome, Everton Pop (foto), gravou um vídeo em que critica o fato da Mesa Diretora da Câmara da Capital pagar os servidores todo dia 20, antecipando o salário em 10 dias do fechamento do mês. Pop só não...

Jayme é contra decreto do governador

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto), que já foi governador e prefeito, engrossa a lista dos que defendem isolamento social mais rigoroso neste momento. A postura vai na contramão do correligionário Mauro Mendes. O governador editou decreto que prevê a abertura de shoppings e comércio, desde...

EP e 2 medidas junto à Águas Cuiabá

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) impôs duas medidas à concessionária Águas de Cuiabá. A empresa está proibida de cortar a água de inadimplentes e não terá direito a um aumento de 6%, aprovado pela Arsec. As medidas, segundo o prefeito, são...

Vice e o uso político do Creci pró-Julio

claudecir 400 creci curtinha   O sindicato dos profissionais do Mercado Imobiliário de Mato Grosso, sob Juliano Lobato, em nota de repúdio, detona o atual vice-presidente do Creci-MT, Claudecir Contreiras (foto), para quem está fazendo uso político da entidade e beneficiando, de forma descarada, o...

Toninho e expectativa de retorno à AL

toninho 400 curtinha   Toninho de Souza, que no ano passado estreou como deputado, permanecendo no cargo por 46 dias, no lugar de Eduardo Botelho, vive expectativa de retornar à cadeira na Assembleia. Mas isso vai depender de uma decisão de Janaína Riva, que está no quarto mês de gravidez. Ela tem...

Parlamentar temido reassume em VG

caio cordeiro 400 curtinha   Com menos de 15 dias no cargo de vereador em Várzea Grande, o primeiro-suplente Caio Cordeiro (foto), do PRP, já terá de desocupar a vaga. Eis que está de volta, da prisão para retomar o assento de parlamentar, Jânio Calistro, que está no segundo mandato e responde...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.