Galeria fotográfica revela transformações de Cuiabá através do tempo - veja vídeo

 

http://picasion.com/

Três séculos se passaram e a cidade se transformou. Algumas das estruturas arquitetônicas ainda estão de pé e revelam sinais do tempo. Já outras foram demolidas e dão espaço para prédios e avenidas que antes eram feitas de paralelepípedos e que agora seguem asfaltadas.

Selo Cuiab� 300 anos

Entre as principais avenidas ou ruelas, carros de boi, cavalos e o bondinho puxado com a força de burros, deixaram de ser o transporte principal. Com o tempo, chegaram os primeiros carros mecânicos. A rotina da cuiabania seguiu mudando junto aos ruídos da cidade. Se antes se ouvia mais pássaros e o galope das cavalarias. Hoje são buzinas, som de motores e outras modernidades.

O fez uma galeria com imagens da Capital para mostrar o antes e depois de vários pontos da cidade. A nostalgia é grande - veja vídeo.

No registro feito em 1940, um menino atravessa a rua com dois bois em um ritmo pacato, em frente ao Palácio da Justiça e próximo ao Arquivo Público. Na hora da fotografia, ele olha para a câmera e é “congelado no tempo” bem no meio da Avenida Getúlio Vargas para chegar a Comandante Costa. Hoje, o fluxo de carros é acelerado, mas o cenário é bastante semelhante.

 

O arcebispo de Cuiabá Dom Francisco de Aquino Correa em 1928 posou para outra fotografia com o presidente de Estado Mário Correa da Costa em frente à Igreja Bom Despacho. Em uma foto atual, as características neogóticas continuam chamando a atenção dos fiéis e de outros curiosos que passam próximo ao local. Esta igreja é uma réplica da igreja Notre Dame de Paris, na França. Em Cuiabá foi uma das primeiras a serem erguidas, no século 18, e recebeu uma restauração do governo em 2014.

Na manhã ensolarada de 6 de agosto de 1941 um carro modelo chamado “Lockeed” atravessou o presidente da República Getúlio Vargas passando pela Avenida Getúlio Vargas. O presidente havia pousado na Capital em um Campo de Aviação e foi recebido pelo representante federal do Estado, Júlio Müller naquele dia.

Era uma comitiva de carros com uma quantia de automóveis jamais vista pela população. Para cada carro que atravessou a avenida, mil habitantes. Ao todo, 50 mil pessoas se fizeram presente. Hoje, ambas as avenidas de Cuiabá seguem movimentadas e nelas trafegam milhares de carros por dia.

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

Entrevistando uma aliada vitimizada

dito lucas 400 curtinha   Selma Arruda aceitou gravar entrevista para o programa Roda de Conversa, apresentado por Dito Lucas (foto) e que estreia hoje à noite, na TV Gazeta de Cuiabá, desde que fosse em sua casa, em Chapada dos Guimarães. E assim foi feito. A senadora cassada ficou bem à vontade para falar o que quis....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.