CULTURA

Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019, 11h:42 | Atualizado: 24/05/2019, 11h:49

Abertas as inscrições para Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew em MT

Divulgação

 1� Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew de MT

Interessados devem se inscrever até 31 de manio no 1º Concurso de Cerveja Artesanal

Foi lançado oficialmente o edital do “1º Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew de Mato Grosso”. O concurso será realizado dentro do “Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso”, que ocorre em 12 e 13 de julho, na Capital. O concurso é destinado a cervejeiros caseiros que têm até o dia 31 de maio para se inscreverem.

O concurso tem como objetivo incentivar a produção de cervejas caseiras, bem como fortalecer a cultura cervejeira local. Mas, acima de tudo, incentivar as pessoas a beberem com qualidade. Isto, por meio da valorização do processo artesanal. 

“A ideia é movimentar o mercado de cerveja artesanal e estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros caseiros a partir da análise criteriosa das amostras inscritas no concurso. A comissão avaliadora é formada por juízes do Beer Judge Certification Program (BJCP), Beersommeliers, professores, representantes de instituições dos setores de alimentos e bebidas e populares”, pondera Paula Scanagatta, diretora da Up Eventos e co-idealizadora do festival.  

Concurso

Ao todo, quatro estilos de cerveja – baseados no Beer Judge Certification Program (BJCP) 2015 – serão contemplados em categorias. Entre eles, constam Imperial Stout, IPA, Catharina Sour e Blond Ale. Todas as amostras inscritas – que devem ser entregues no período de 2 a 9 de julho – serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos no Guia de Diretrizes de Estilos do BJCP.  

Paula explica que os juízes  receberão todas as amostras para análise sem qualquer informação sobre a procedência ou qualquer dado a respeito da inscrição. Ou seja, julgamento às cegas. 

O resultado final será divulgado durante o festival. “A comissão técnica premiará os três primeiros colocados em cada categoria, com medalhas, caso tenham obtido a pontuação necessária. O medalhista ouro de cada estilo terá um lote da sua cerveja produzida e comercializada por uma cervejaria regional (Cuyabana, Heresia, Louvada ou Vandogh). O rótulo apresentará o nome do cervejeiro e o selo do festival”, finaliza.   

Vale destacar que será permitida a participação de associados e não associados da Acerva-MT (Associação dos Cervejeiros Artesanais de Mato Grosso). Podem concorrer cervejeiros caseiros individuais ou em dupla, sendo que um deverá ser responsável pela amostra – que, por sua vez, não poderá ser produzida em estabelecimentos comerciais com equipamentos voltados para fabricação em grande escala, nem já ter sido comercializada no mercado.  

Festival

Nos dias 12 e 13 de julho será realizado o “Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso”. O evento – que tem como foco reunir cervejarias, empresários do segmento, cervejeiros caseiros e apreciadores – chega para fortalecer o mercado regional em prol de proporcionar o intercâmbio de informações e o contato com diversos estilos de cervejas artesanais em um ambiente organizado, confortável e divertido.

Além do concurso e de muitos estilos variados de cervejas artesanais, o festival contará com praça de alimentação, área de jogos e atrações musicais, bem como com um congresso técnico. Mais informações pelo Instagram @festival_da_cerveja . Confira o edital completo do concurso de cerveja artesanal clicando aqui.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Governo monitora crise na segurança

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro monitora de perto a crise instaurada no setor de segurança devido à operação desencadeada na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, para acabar com regalias de presos "da pesada", que comandam o crime organizado de dentro das celas. Houve...

Faissal se licencia e Oscar assume vaga

oscar_curtinha_400   O deputado estadual de primeiro mandato Faissal Calil (PV), a partir de quarta (21), vai se licenciar por 4 meses. Assim, dará lugar para o retorno do ex-deputado Oscar Bezerra (foto), que disputou à reeleição no ano passado, sem sucesso. Oscar, que tem base eleitoral em Juara, teve 11.827 votos e...

Fora do Podemos e dando pitacos

marcelo_curtinha   O presidente do Podemos-MT, José Medeiros, se diz surpreso com as declarações do adjunto de Turismo da Capital Marcelo Pires, que se posiciona contra a filiação de Niuan no partido. O absurdo disso é que Marcelo sequer é filiado e muito menos militante. Só participou de uma...

Melhorias refletem no Mutirão Fiscal

emanuel pinheiro curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) está empolgado com a intensa procura dos contribuintes para negociação de dívidas municipais e ficou mais animado quando tomou conhecimento dos comentários de muitos, inclusive daqueles menos favorecidos, que estão indo à Arena Pantanal,...

Inclusão ilegal de Júlio no DEM-Cuiabá

fabio garcia 400 curtinha   A conspiração de Fabio Garcia (foto) na hora de definir novos membros do DEM-Cuiabá, armada às pressas e na base do atropelo, sem consultar os irmãos Júlio e Jayme Campos, principais referências do partido na Baixada Cuiabana, acabou por escancarar uma prova de ilegalidade....

Tragédia, Sachetti, 2020 e reflexos

adiltonsachetti_curtinha400   O apelo emocional provocado pelo acidente envolvendo Lidiane, esposa de Sachetti (foto), e que resultou na morte de uma criança de 3 anos, aliado à suspeita de fuga e omissão de socorro, seguramente terá reflexos nas eleições de 2020. Caso o ex-federal e ex-prefeito seja...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.