CULTURA

Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019, 11h:42 | Atualizado: 24/05/2019, 11h:49

Abertas as inscrições para Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew em MT

Divulgação

 1� Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew de MT

Interessados devem se inscrever até 31 de manio no 1º Concurso de Cerveja Artesanal

Foi lançado oficialmente o edital do “1º Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew de Mato Grosso”. O concurso será realizado dentro do “Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso”, que ocorre em 12 e 13 de julho, na Capital. O concurso é destinado a cervejeiros caseiros que têm até o dia 31 de maio para se inscreverem.

O concurso tem como objetivo incentivar a produção de cervejas caseiras, bem como fortalecer a cultura cervejeira local. Mas, acima de tudo, incentivar as pessoas a beberem com qualidade. Isto, por meio da valorização do processo artesanal. 

“A ideia é movimentar o mercado de cerveja artesanal e estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros caseiros a partir da análise criteriosa das amostras inscritas no concurso. A comissão avaliadora é formada por juízes do Beer Judge Certification Program (BJCP), Beersommeliers, professores, representantes de instituições dos setores de alimentos e bebidas e populares”, pondera Paula Scanagatta, diretora da Up Eventos e co-idealizadora do festival.  

Concurso

Ao todo, quatro estilos de cerveja – baseados no Beer Judge Certification Program (BJCP) 2015 – serão contemplados em categorias. Entre eles, constam Imperial Stout, IPA, Catharina Sour e Blond Ale. Todas as amostras inscritas – que devem ser entregues no período de 2 a 9 de julho – serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos no Guia de Diretrizes de Estilos do BJCP.  

Paula explica que os juízes  receberão todas as amostras para análise sem qualquer informação sobre a procedência ou qualquer dado a respeito da inscrição. Ou seja, julgamento às cegas. 

O resultado final será divulgado durante o festival. “A comissão técnica premiará os três primeiros colocados em cada categoria, com medalhas, caso tenham obtido a pontuação necessária. O medalhista ouro de cada estilo terá um lote da sua cerveja produzida e comercializada por uma cervejaria regional (Cuyabana, Heresia, Louvada ou Vandogh). O rótulo apresentará o nome do cervejeiro e o selo do festival”, finaliza.   

Vale destacar que será permitida a participação de associados e não associados da Acerva-MT (Associação dos Cervejeiros Artesanais de Mato Grosso). Podem concorrer cervejeiros caseiros individuais ou em dupla, sendo que um deverá ser responsável pela amostra – que, por sua vez, não poderá ser produzida em estabelecimentos comerciais com equipamentos voltados para fabricação em grande escala, nem já ter sido comercializada no mercado.  

Festival

Nos dias 12 e 13 de julho será realizado o “Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso”. O evento – que tem como foco reunir cervejarias, empresários do segmento, cervejeiros caseiros e apreciadores – chega para fortalecer o mercado regional em prol de proporcionar o intercâmbio de informações e o contato com diversos estilos de cervejas artesanais em um ambiente organizado, confortável e divertido.

Além do concurso e de muitos estilos variados de cervejas artesanais, o festival contará com praça de alimentação, área de jogos e atrações musicais, bem como com um congresso técnico. Mais informações pelo Instagram @festival_da_cerveja . Confira o edital completo do concurso de cerveja artesanal clicando aqui.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

DEM consulta sobre regras ao Senado

julio campos 400 curtinha   Atendendo orientação da Nacional do DEM, na luta para ampliar bancada no Congresso, o diretório regional do partido vai apostar todas as fichas na disputa suplementar ao Senado. E, antes de avançar na definição de nome, o partido decidiu encaminhar consulta ao TSE para saber se...

Expediente suspenso e posse no TCE

guilherme maluf 400 curtinha   O expediente no TCE-MT será suspenso na segunda, a partir das 12 horas. É que às 15 horas acontece a sessão especial na Escola Superior de Contas, marcando a posse de Guilherme Maluf (foto) na presidência do órgão fiscalizador. O hoje presidente Domingos Neto passa ao...

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

Disputa em Sinop e vaga na Câmara

juarez costa 400 curtinha   O deputado federal Juarez Costa (foto) tem espalhado que será candidato a prefeito de Sinop, posto já ocupado por ele por dois mandatos. No fundo, o emedebista espera que Rosana Martinelli (PL), que foi sua vice e depois se elegeu prefeita nas urnas de 2016, desista do projeto de reeleição...

Francis forçando a barra ao Senado

francis maris 400 curtinha   Francis Maris (foto), empresário e prefeito de Cáceres, é mesmo corajoso. Ele anunciou que vai reunir colegas prefeitos da região Oeste para discutir a ideia de entrar na disputa ao Senado, na eleição suplementar para a vaga de Selma, cassada esta semana. Francis se acha "o...

Sindal repudia postura de "indicado"

O presidente do Sindal Jovanildo da Silva se diz traído por Osmar Capilé, representante dos segurados da AL e que exerce cargo de diretor dos Aposentados, que votou favorável a nova alíquota de 14% no Conselho da Previdência. O apoio ao aumento da cobrança gerou revolta entre os servidores do Legislativo, que partiram para cima de Jovanildo cobrando explicações. Em nota de repúdio, o sindicato, que o indicou como representante no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.