CULTURA

Terça-Feira, 16 de Agosto de 2016, 11h:00 | Atualizado: 16/08/2016, 15h:30

Cultura

Agentes culturais desenharão futuro criativo do Coxipó; formatura na 4ª

Rai Reis

agentes cults

Agentes culturais vão trabalhar no local desenvolvendo projetos para beneficiar região Sul de Cuiabá

A arte pode transformar vidas. Seguindo essa máxima é para onde caminha a primeira turma do curso de Formação de Rede de Agentes Culturais Comunitários, que se forma amanhã (17), às 20h, na sede da União Coxipoense de Moradores (Ucam). Coordenadora do curso e membro do Instituto Cultural América (Inca), Cybele Bussiki ressalta que os agentes estão sendo preparados para atuar na região Sul de Cuiabá com potencial para alavancar a economia criativa do Coxipó após esta capacitação.

“É onde existe o menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, por ironia, onde tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Capital. Então, por que não fomentar a economia e a melhora social dos moradores da localidade através do que chamamos cultura social’”, salienta Bussiki. 

São jovens de diversas áreas de atuação dentro e fora da cultura que vão se envolver pesadamente no processo criativo nesse segundo semestre numa espécie de incubadora de projetos com o desenvolvimento de novidades e aperfeiçoamento do que já existe localmente.

É como uma receita de bolo onde cada ingrediente é importante e, felizmente, foi detectado que existe em grande quantidade no Coxipó só faltava mesmo o fermento do conhecimento ser acrescentado. E este foi repassado pelo Inca, neste curso, com apoio do Programa Cultura Viva da secretaria de Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura – MINC em parceria com a secretaria Estadual de Cultura (SEC) desenvolvida pela sociedade civil por meio de seleção através de edital público realizado em 2009 e, no próximo semestre conta com apoio da prefeitura de Cuiabá. 

Formandos cult 

A expectativa após a formatura, com a saída do Inca e a disposição da Ucam para que os agentes possam trabalhar no local desenvolvendo projetos, é que, não só o espaço seja aproveitado ao máximo, como também seja utilizada a total capacidade dos formandos em desenvolver o potencial criativo do Coxipó tornando o local um roteiro turístico cultural forte já a partir de 2017. 

São formandos nessa turma: Ananda Cristina da Rocha Parreira;; Cleber de Moraes; Cristina Zuita de França Dias; Creuza da Costa Lopes Silva; Evanderson dos Santos Antunes; Geisa de Gusmão Moraes; Isabella Patricia Albuquerque de Oliveira; Marlei Siqueira Cardoso; Manoel de Jesus Souza Vieira; Naiene Vidal de Figueiredo; Rosangela Benedita da Silva Morel; Watila Fernando Bispo da Silva; Wesley Lopes Nonato e; Zandonaide Fabiano da Silva. 

Serviço 

O desenvolvimento desse e dos demais cursos do projeto que virão a partir de então para esta região (Instrumentos Alternativos, Dança Coletiva e Cine Clube Inca), podem ser acompanhados pela fanpage: Ponto de Cultura Inca – Rede de Agentes Culturais e, após a formatura, pela fanpage Coletivo Coxipó Cultural (CCC) que será criada por eles. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Marlei | Domingo, 25 de Novembro de 2018, 08h25
    0
    0

    Amei tanto ver está matéria novamente

  • Marlei Ermenegildo Siqueira Cardoso | Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2018, 09h19
    0
    0

    Amei poder rever esta materia

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.