CULTURA

Quinta-Feira, 06 de Abril de 2017, 18h:00 | Atualizado: 08/04/2017, 06h:50

Artes Plásticas

Artistas retratam a cultura cuiabana em pinturas em viaduto - veja fotos

Gilberto Leite

despraiado6

 Pinturas de artistas plásticos estão mudando visual do Viaduto do Despraiado, na Miguel Sutil

Um grupo de artistas plásticos se mobiliza para pintar o entorno do Viaduto do Despraiado, em comemoração aos 298 anos de Cuiabá. Segundo Valdemar de Souza, o secretário municipal de Cultura, Renato Anselmo, teve a iniciativa de convidar oito artistas plásticos, entre eles o renomado Adir Sodré, para realizarem o trabalho. Cada um escolheu um tema para executar.

“Ele (secretário) acha que a cidade ficará mais limpa e também há uma mostra cultural para todos. Eu achei interessante. Nós estamos fazendo dentro do conceito do Renato, ele disse pra gente usar a expressão que quisermos, mas é para deixarmos a cidade limpa”, conta ao .

O tema escolhido por Valdemar foi indígenas porque, segundo ele, os índios também precisam de tecnologia e estão conectados. “Talvez até de uma forma meio errônea, mas todos estão conectados. Em nossa obra é possível notar tudo misturado: é peixe, viola de cocho, toda a cultura, porque o povo é um só”, detalha.

Artista plástico há 28 anos, Regis Gomes afirma que a inspiração para pintar o viaduto veio da música do cancioneiro popular “Vem cá morena”. “Vem cá morena sai da janela, venha ver a lua como está tão bela. Eu acho esse trecho da música muito bacana e legal, e quando veio a oportunidade para poder pintar o aniversário de Cuiabá, eu fiquei com essa música na cabeça e comecei a criar.”

Conforme Regis, para expressar a música ele teve a ideia de representar uma casa bem antiga, “com telhados daquela época, quintal arborizado, porque Cuiabá ainda tem resgatar o título de cidade verde”.

O artista também ressalta, além da música Vem cá Morena, a “namoradeira” que, segundo ele, não é só cuiabana, mas em nível nacional é bem conhecida. “Então para ser justo à música, coloquei o violeiro fazendo uma serenata pra ela, que é uma coisa que já não existe mais”, lamenta.

Odete Venâncio, por sua vez, conta que sua obra representa casais de cururu e siriri, o Boi-à-Serra, as violas de cocho que simbolizam a história de Cuiabá e o chitão, tecido típico que também retrata o que a cuiabania tem.

A artista explica que a ideia surgiu naturalmente e, conforme vinha ao pensamento, ia colocando em prática. Odete ainda diz que o projeto já deveria ter sido executado, porque com o trabalho dos artistas em evidência a situação deles estaria melhor. “Eles seriam melhor conhecidos pela população e esta mais integrada com a cultura mato-grossense. Enfim, esta é uma forma de divulgar o trabalho dos artistas. Muito lindo esse trabalho”, conclui.

Adir Sodré

O rondonopolitano Adir Sodré de Souza, é um pintor e desenhista conhecido pelo país, frequentou o ateliê livre da Fundação Cultural na UFMT, orientado por Humberto Spíndola e Dalva Maria de Barros, em 1977. A partir de 1982, seu trabalho orienta-se para uma temática regionalista, preocupando-se com o problema do índio e a invasão da indústria do turismo, a invasão causada pelo turismo em determinadas regiões do Brasil e ao consumismo.

O artista mantém diálogo constante com a tradição da história da arte, e faz referências, entre outros, aos pintores Vincent van Gogh (1853-1890) e Diego Velázquez (1599-1660). Aproxima-se também do universo dos quadrinhos, como em Almoço na Relva VII (1988).

Veja, abaixo, a galeria de fotos: 

Galeria de Fotos

Credito: Gilberto Leite
Pintores estão trabalhando para concluir obras no Viaduto do Despraiado
Credito: Gilberto Leite
Viola de cocho é considerada ícone da cultura cuiabana
Credito: Gilberto Leite
Pintura é inspirada na música Vem cá morena, do cancioneiro popular
Credito: Gilberto Leite
Pinturas aproveitam colunas do Viaduto do Despraiado
Credito: Gilberto Leite
Valdemar de Souza destaca iniciativa do secretário de Cultura Renato Anselmo
Credito: Gilberto Leite
Régis Botelho é artista plástico há 28 anos
Credito: Gilberto Leite
Artista plástica Odete Venâncio afirma que projeto deveria ter sido executado há mais tempo

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Rose | Sexta-Feira, 07 de Abril de 2017, 13h04
    0
    1

    Parabéns pela iniciativa.

Senadora, ataques e defesa de Galvan

selma arruda 400 curtinha   Selma Arruda, senadora cassada por crimes eleitorais, um deles caixa 2, escreveu artigo entitulado "MP x Aprosoja. Afinal, quem tem razão", especialmente para defender o aliado político Antonio Galvan, presidente da Aprosoja. Ao concordar com plantio de soja dentro de período proibido pela...

Deputado, carona e ainda se gabando

paulo araujo 400 curtinha   Considerado de baixo clero na Assembleia, o deputado Paulo Araújo (foto) agiu de carona e num oportunismo condenável acerca do decreto do governador Mauro Mendes da última quinta, quando resolveu relaxar as medidas restritivas em meio à pandemia do coronavírus e liberou o funcionamento...

Políticos querem suspender eleição

Cresce o movimento entre políticos para adiar as eleições municipais de outubro. O argumento utilizado é o impacto que o coronavírus terá na economia, saúde e vida das pessoas. Isso porque, neste ano, uma vacina não deve ficar disponível ao mercado e os prejuízos causados pela Covid-19 ainda estão só começando. Entre os políticos de MT que defendem adiar o pleito para 2022, quando a...

Ex-vereador, demagogia e contradição

everton pop 400   O ex-vereador por Cuiabá e apresentador de um programa popular de TV que leva o seu nome, Everton Pop (foto), gravou um vídeo em que critica o fato da Mesa Diretora da Câmara da Capital pagar os servidores todo dia 20, antecipando o salário em 10 dias do fechamento do mês. Pop só não...

Jayme é contra decreto do governador

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto), que já foi governador e prefeito, engrossa a lista dos que defendem isolamento social mais rigoroso neste momento. A postura vai na contramão do correligionário Mauro Mendes. O governador editou decreto que prevê a abertura de shoppings e comércio, desde...

EP e 2 medidas junto à Águas Cuiabá

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) impôs duas medidas à concessionária Águas de Cuiabá. A empresa está proibida de cortar a água de inadimplentes e não terá direito a um aumento de 6%, aprovado pela Arsec. As medidas, segundo o prefeito, são...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.