CULTURA

Terça-Feira, 03 de Janeiro de 2017, 10h:31 | Atualizado: 03/01/2017, 10h:34

Biblioteca pública traz programação nas férias para crianças e adultos

Para quem vai estar em Cuiabá neste período de férias escolares, a Biblioteca Pública Estevão de Mendonça (BPEEM) preparou uma programação especial voltada aos públicos infantil e adulto. Além da contação de histórias, há ainda a oportunidade de renovar o acervo de casa com a troca de livros disponíveis na instituição.

Junior Silgueiro/GCom

biblioteca1.jpg

  Localizada em prédio centenário no centro de Cuiabá, a biblioteca está aberta ao público nas férias

Para os pequenos leitores foi pensada a atividade Hora do Conto, todas as quartas, às 15h, na sala do acervo infantil com a presença de monitores que contarão histórias para as crianças. Essa atividade começa na segunda semana de janeiro.

Todas as quintas, às 15h no auditório, haverá a exibição de filmes nacionais dentro da sessão Cineteca - Cinema na Biblioteca. Neste primeiro mês serão exibidos Até que a morte nos separe, de Roberto Santucci, Os penetras, de Andrucha Waddington, A mulher invisível, de Claudio Torres, e Se eu fosse você 2, de Daniel Filho.

Já a visita guiada pode ser feita todos os dias, das 12h30 às 17h, mas é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone 3613-9240. O Troca Troca de livros acontece de segunda a sexta, das 12h30 às 17h. Basta levar um livro em bom estado de conservação e trocá-lo por um outro dentro do acervo que estará exposto no hall de entrada da Biblioteca.

Para preservar o conteúdo informacional das obras que serão incorporadas ao acervo da BPEEM, é preciso estar atento a algumas informações importantes a respeito do livro que se pretende trocar. Os materiais devem estar em bom estado de conservação e paginação completa. Serão aceitos livros de obras gerais para fins de informação geral, estudo, pesquisa em diversas áreas do conhecimento, biografias, obras de referência como dicionários de língua portuguesa, estrangeira, bilíngues, enciclopédias atualizadas e completas, atlas  histórico e geográfico, almanaques, guia turístico e gastronômico, obras de literatura em romance, poesia, conto, crônica infantil, peça teatral, livros editados em Mato Grosso, sobre o estado ou de autores mato-grossenses.

Junior Silgueiro/GCom

biblioteca2.jpeg

Quem se interessar pode trocar os livros de casa com os da
   biblioteca, basta estarem em bom estado de convervação

A biblioteca também tem interesse em obras histórico documentais, ou seja, materiais relativos à memória sóciocultural e histórica de Mato Grosso. Entretanto, não serão aceitas obras danificadas, com páginas faltando, riscadas, com folhas soltas ou páginas quebradiças, bem como obras que estejam infectadas por fungos ou insetos. Também não podem ser doados livros didáticos e com conteúdo ultrapassado, como, por exemplo, livros de Direito que abordam leis que não existem mais.

Além destas atividades, a programação diária da Biblioteca inclui a confecção de carteirinhas e o empréstimo de livros, todos os dias das 12h30 às 18h. Todas as atividades são gratuitas.

Acervo histórico

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi fundada em 26 de março de 1912. Com mais de 100 anos de fundação e memória, encontra-se informatizada, modernizada, climatizada com amplo espaço para leitura, auditório, telecentro, sala de informática e sala de digitalização.

Localizada no Palácio da Instrução, no centro histórico de Cuiabá, a biblioteca também é conhecida por conter o maior quantitativo de acervo dentro da esfera de biblioteca pública do Estado, com aproximadamente mais de 100 mil volumes e é dividida em 10 coleções temáticas: Mato Grosso, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.

Além do empréstimo de livros há cursos de braille, espanhol, Libras e informática para a terceira idade. A instituição está no Palácio da Instrução na Praça da República, centro de Cuiabá. Aberta ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h. Todas as atividades são gratuitas. Informações: 3613-9240. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

TCE vê superfaturamento em Juara

carlos sirena 400 curtinha   Em plena campanha eleitoral o prefeito de Juara, Carlos Sirena (foto), candidato à reeleição pelo DEM, está tendo que buscar explicações sobre irregularidades apontadas pelo TCE-MT em alguns casos de dispensa de licitação, especialmente nas compras de produtos para...

Doação à campanha a pedido de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto) não tirou um centavo do bolso para colocar na campanha de Kalil Baracat, mas é o responsável pela entrada de praticamente a metade dos R$ 1,4 milhão doados ao candidato do MDB à Prefeitura de Várzea Grande. Graças à...

Ex-senadora ajuda a afundar Reinaldo

selma arruda 400   Mesmo entregue ao ostracismo político, após ser cassada neste ano da cadeira de senadora por crimes eleitorais, como caixa 2, Selma Arruda (foto) ainda acha que consegue "arrebanhar" eleitores. E foi pensando nisso que ela apareceu no curto tempo do horário eleitoral de Reinaldo Morais para pedir voto ao...

Taques agora na lista de ficha-suja

pedro taques 400 curtinha   O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (foto) entra na lista dos fichas-sujas. Ele se inscreveu para concorrer ao Senado pelo SD, mas teve registro indeferido pelo TRE devido a uma condenação aplicada pelo próprio Tribunal pelo uso eleitoreiro da Caravana da Transformação...

Briga eleitoral de parentes em General

renato vilela 400 general carneiro   A briga política, jurídica e eleitoral na pequena General Carneiro, de 14 mil habitantes, está acirrada e envolve, em palanques diferentes, grupos com vínculos familiares. São dois na disputa pela prefeitura. A ex-prefeita Magali Vilela desistiu de tentar de novo o teste das...

Ataques a EP e o revide dos amigos

fabinho 400 curtinha   O empresário Fábio Martins Defanti, o Fabinho Promoções (foto), que em 2016 disputou para vereador e perdeu, está sendo bombardeado de críticas em grupos de WhatsApp, inclusive pelos próprios amigos, por causa de comentários, gravados em dois vídeos, com um...

MAIS LIDAS