CULTURA

Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021, 07h:58 | Atualizado: 24/02/2021, 08h:06

Billy Espíndola lança guitarra de cocho com 2 braços e revoluciona sonoridades

Divulgação

Billy Esp�ndola _viola

Billy Espíndola dá um salto rumo às sonoridades mundiais. Como de costume, o músico abraçou, outra vez, o amor pelo regional para suas invenções. Depois da guitarra criada a partir de uma viola de cocho em 2014, ele afunilou seus experimentos e acaba de lançar a guitarra de Cocho Double Neck, uma versão mais avançada da primeira guitarra, pois tem uma sonoridade mais completa e dois braços.

O músico explica que, além do desenho diferenciado do novo projeto, ele escolheu madeiras mais resistentes. Apesar da ideia ser antiga, o processo de construção durou cerca de três meses. "A primeira invenção foi feita a partir de madeira ximbuva e mangueira, além de levar um tampo, assim como a viola de cocho. A segunda tem traste em um corpo maciço de sucupira e pau ferro", especifica.

O instrumento foi apresentado ao público através das redes sociais, onde ele explica que o primeiro braço mantém a proposta da primeira guitarra de cocho, com escala destemperada (sem trastes), assemelhando-se a instrumentos como violino e violoncelo.

No segundo braço, Billy manteve a escala temperada e conseguiu reproduzir o som fiel de uma guitarra elétrica. "Agora é possível tocar country, blues, jazz, funk, neo soul ou qualquer outro gênero musical. Ficou mais fácil inserir o símbolo da nossa cultura em linguagens universais", comenta.

Por ser uma criação ousada, o inventor reforça que entre as coisas que mais tem convicção, é que não está propondo o novo para tentar tomar o lugar do antigo. Ele é um derivado da cultura tradicional e sabe o valor da “base” do que faz. “Tem espaço pra todo mundo brilhar, cada um do seu jeito”, explica.

Luthieria

Há dez anos trabalhando como luthier (quem constrói e conserta instrumentos), fez muitos experimentos e tornou o Toma Espaço Musical, sua empresa, onde integra ações musicais que variam entre estúdio e luthieria, um verdadeiro laboratório.

Porém, enfatiza que não manteve em segredo seu projeto. Para concretizá-lo contou com os melhores profissionais de luthieria de Mato Grosso, trocou informações, fez testes e, por fim, apresentou o resultado final. Para ele, o apoio dessas pessoas, marcas e empresas regionais fizeram toda diferença, pois é um projeto que além de tempo e muita pesquisa, precisou de investimento financeiro. Espíndola menciona como exemplo a parceria da Megasom, que para esta criação foi primordial.

Vendas

A venda de suas criações antes não eram o foco, mas algumas reproduções da primeira guitarra de cocho foram vendidas e chegaram a atravessar continentes ao alcançar países como a Alemanha. "Com um curta-metragem que ganhou prêmio em Portugal apresentando a história do surgimento da guitarra de cocho, a abertura pra este mercado ficou maior na Europa", acredita.

Alguns desses instrumentos também estão com músicos como Zeca Baleiro, Lenine e Flávio Venturine. Já com a guitarra de dois braços, mesmo que com pouco tempo lançada, já tem duas encomendas.

Guitarra gêmea

Apesar de Jimmy Page ter se tornado um ícone da guitarra de dois braços pela exibição do filme “The Song Remains The Same”, ele não foi o primeiro a se apresentar com uma. A primeira guitarra gêmea surgiu em 1955 e também era de madeira maciça, pesando quase quatorze quilos, razão pelo qual teve que ser redesenhada pelo inventor Semie Moseley, que também trabalhava como luthier em uma fábrica Bigsby de guitarras.

Ele viu em um programa de TV o guitarrista de country Joe Maphis (considerado um dos guitarristas de country, folk e bluegrass mais influentes da música norte-americana) e, com agilidade entre as notas, convenceu o luthier Semie a lhe entregar seu instrumento e populariza-lo com a proposta de braços “gêmeos”.

________________________

Serviço
Toma Espaço Musical
E-mail: tomamusical@gmail.com
Contato: (65) 9 9600-9388
Instagram: @billyespindolaoficial @espacotoma
Facebook: www.facebook.com/tomaespacomusical

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...