CULTURA

Segunda-Feira, 20 de Abril de 2020, 15h:34 | Atualizado: 20/04/2020, 15h:37

Box de Curtas será apresentado no Cine Teatro; cinco filmes estão na lista - veja

A edição especial da temporada de filmes do Cine Teatro Cuiabá, organizada em substituição à programação presencial durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, terá como atração desta semana o projeto Box de Curtas. Idealizado em regime de colaboração, o projeto engloba cinco curtas-metragens contemplados pelo edital de produção de obras audiovisuais, iniciativa da secretaria do Estado de Cultura (atual Secel), Ancine e Fundo Setorial do Audiovisual. 

Reprodução

Box de curtas

Box de curtas é exibido esta semana pelo Cine Teatro Cuiabá, pelas plataformas, o Cine tem espalhado muita cultura 

Os curtas serão transmitidos nesta terça (21), a partir das 19h30, nas redes sociais do Cine Teatro Cuiabá. 

A Temporada de Filmes Edição Especial integra a programação cultural online da Quarentena do Cine Teatro Cuiabá.

O equipamento cultural da Secel, que é gerenciado pela Associação Cultural Cena Onze, precisou suspender as atividades ao público temporariamente, abrindo um espaço em suas plataformas digitais como uma forma de fortalecer a rede artística neste momento em que todos precisam ficar em casa. 

Já o Box de Curtas foi idealizado em 2017 ao juntar em um sistema de produção cooperado os cinco filmes premiados no edital da Secel, propiciando a realização de conteúdos audiovisuais de qualidade técnica e artística em um ambiente de trocas e aprendizagem entre profissionais já experientes e também iniciantes no cinema.

Sobre os filmes exibidos

Inspirado em uma história real, “A gente nasce só de mãe” (Caru Roelis, 2017, 20’, classificação indicativa 10 anos) retrata a história de Emilly Barbosa (Edilaine da Silva), uma adolescente de 17 anos vivendo em situação precária com seus dois irmãos e o filho recém-nascido na periferia de Várzea Grande-MT. Desde que a mãe (Bia Corrêa) foi morar com o namorado, a pobreza de Emily se agrava e um corte de energia incita uma enorme tragédia.

Em “Aquele disco da Gal” (Juliana Curvo & Diego Baraldi, 2017, 25’, classificação indicativa 16 anos), Mariana (Tatiana Horevitch) decide deixar o apartamento onde viveu por mais de uma década com o agora ex-marido Henrique (Luciano Bertoluzzi) e com a filha adolescente Natália (Gabriela Iaia). Natália contraria a mãe e decide permanecer em casa com o pai. Juntos, pai e filha aprendem a lidar melhor um com o outro. 

“Ciranda” (Ângela Coradini & Felippy Damian, 2017, classificação indicativa 16 anos) apresenta a história de Raul (Leo Moreira Sá), homem transgênero de 51 anos, e Larissa (Carla Tausz), professora de balé de 57 anos, que anunciam a Marcos (Romeo Benedito), professor de 39 anos, que irão se casar na próxima semana. Naquela mesma noite, junto com amigos, eles comemoram a decisão na casa de shows Paraíso, em uma apresentação inspiradíssima da personagem Tina Mon Amour, interpretada há longa data por Raul nos palcos. A semana que antecede o casamento é atribulada e muitos atritos são resolvidos um dia antes do casamento. 

“Juba” (Severino Neto & Rafael de Carvalho, 2017, 19’, classificação indicativa 12 anos) conta a história da personagem homônima (Mariana Mendes), uma jovem que ganha dinheiro fazendo malabares nas ruas de Cuiabá. Em uma dessas raras oportunidades que a vida oferece, Juba e seus companheiros de trabalho recebem uma proposta irrecusável. Porém, mesmo com tudo combinado, alguns detalhes do seu complexo cotidiano tornam a decisão mais difícil do que parece. 

Em “Teodora quer dançar” (Samantha Col Debella, 2017, 22’, classificação indicativa 16 anos), um jovem bem-sucedido (Filipe Ribeiro) desestrutura sua carreira ao se apaixonar por uma mulher misteriosa (Mariana Badan) e buscar um amor que ele nunca poderá viver. O filme é uma leitura contemporânea de uma lenda urbana de Cuiabá, onde uma mulher de máscara seduzia os rapazes nos bailes da década de 1940. 

______________________

Serviço

  • Terça
  • A partir das 19h30 
  • Onde - facebook.com/cineteatrocuiaba

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.