CULTURA

Terça-Feira, 03 de Março de 2020, 19h:57 | Atualizado: 03/03/2020, 20h:05

Governo estadual

Casa Cuiabana é reaberta e já são 5 os espaço culturais reativados em um ano

Christiano Antonucci Secom-MT

Casa Cuiabana lan�a Temporada 2020 - reforma - governador Mauro Mendes

Após reforma completa, unidade agora conta com acesso à internet e espaços de criação e trabalho. Para governador a reinauguração valoriza a cultura local

A tradicional Casa Cuiabana é o quinto espaço cultural reaberto desde o início do ano passado em Cuiabá pelo Governo do Estado. A inauguração da nova fase do local aconteceu nesta segunda (2) com a presença do governador Mauro Mendes. 

A unidade passou por uma obra completa de manutenção predial, incluindo nova pintura, acessibilidade, instalações elétricas, hidráulica, esquadrias, cobertura, banheiros, forro, pavimentação, piso antiderrapante, praça e jardim.

Além disso, a unidade agora conta com acesso à internet e espaços de criação e trabalho, e tenda para shows. Ainda serão instalados novos equipamentos de som, iluminação e um estúdio de gravação musical, de forma a beneficiar artistas de teatro, dança, música e artes plásticas em geral.

Mauro Mendes relatou que, além da Casa Cuiabana, desde 2019 o Estado já reabriu e revitalizou outros quatro espaços culturais: o Museu de Arte Sacra, a Galeria Lava Pés, o Museu de História Natural e a Residência dos Governadores.

“O Governo tem dado atenção especial para os pontos culturais. No ano passado, inauguramos quatro pontos culturais e continuaremos dando essa atenção, apoiando a Cultura não só aqui na Capital, mas em diversas outras regiões.

Para Mendes, a revitalização da Casa Cuiabana foi um trabalho de resgate e valorização cultural, tarefa necessária para que a sociedade mato-grossense conheça “sua história, trajetória e valores”.

“Temos que preservar a nossa identidade, a nossa ligação histórica, de onde nós somos. Isso nos dá a referência para onde ir. E temos um desafio de levar esse apoio cultural a todas as regiões de Mato Grosso. O Estado incorporou tantas e tantas culturas, todas muito ricas. Andando por Mato Grosso você encontra todas as manifestações culturais de brasileiros que vieram para cá e que fizeram daqui um estado tão rico e tão próspero”, afirmou.

O governador ressaltou que a Cultura não pode ser deixada de lado pelo Poder Público e que, neste ano, “será ainda mais valorizada”.

“O Estado tem que ter a capacidade de compreender o quão plural e diferente nós somos e atender todos os grupos sociais. É cuidar das escolas, da Saúde, fazer estradas, cuidar da segurança e também da Cultura”, apontou.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, também reforçou que a reabertura dos espaços culturais é uma prioridade do Governo do Estado.

“Essa é uma iniciativa que o governador nos pediu, que é de manter os espaços culturais abertos. Ano passado, reabrimos o Museu de Arte Sacra, a Galeria Lava Pés, o Museu de História Natural e a Residência dos Governadores. E agora já começamos o ano com mais este espaço revitalizado”, disse.

Também participaram do evento o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho; o deputado estadual Xuxu Dal Molin; e os secretários-adjuntos Paulo Traven (Cultura), Jefferson Neves (Esporte e Lazer), Jefferson Moreno (Turismo) e Laice Souza (Comunicação).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.