CULTURA

Sábado, 01 de Outubro de 2016, 18h:31 | Atualizado: 01/10/2016, 18h:52

Categorias poesia, infantojuvenil, prosa e revelação disputam prêmio

Estão abertas até 14 de novembro as inscrições para o 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura. O edital já está disponível no Diário Oficial e no site da secretaria de Cultura. O concurso vai premiar dez obras literárias no valor de R$ 30 mil cada, totalizando R$ 300 mil em investimentos.

Os trabalhos devem ser inéditos, escritos em língua portuguesa e podem concorrer nas categorias poesia (duas obras), prosa (quatro obras), infantojuvenil (duas obras) e revelação (duas obras).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio de formulário eletrônico disponível no site Mapas até às 23h59 de 14 de novembro.

Cada obra poderá concorrer em uma única modalidade do prêmio e cada autor poderá inscrever apenas uma obra em uma categoria. Além disso, o proponente deve comprovar residência em Mato Grosso por, no mínimo, dois anos. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail premiomtdeliteratura@cultura.mt.gov.br.

Categorias

Por poesia entende-se expressão literária livre, construída por versos ou outra forma de organização de palavras, que expressem uma ideia ou sentimento. A prosa corresponde aos trabalhos de criação nos gêneros coletânea de contos, coletânea de crônicas, romance, novela, livro infantil ou texto teatral, que possam ser publicados na forma impressa de livro.

Na categoria infantojuvenil, novidade desta segunda edição, a obra deve ser voltada às crianças e jovens, sejam ilustradas ou não. Já o prêmio revelação vai para autores estreantes que nunca tiveram livros publicados na forma impressa, nos gêneros poesia, prosa ou infanto-juvenil.

As obras inscritas serão submetidas a duas comissões, de habilitação e avaliação técnica, sendo esta última composta por profissionais de reconhecido mérito e competência no meio literário.  As obras literárias apresentadas deverão ser avaliadas por, no mínimo, três pareceristas.

Primeira edição

A primeira edição do prêmio, realizada no ano passado, contemplou nove obras, sendo cinco de autores do interior do Estado, atendendo ao princípio de descentralização das políticas públicas do governo. Entre os pareceristas que avaliaram as publicações estava Ricardo Ramos filho, escritor e neto e Graciliano Ramos, autor de Vidas Secas, uma das obras consideradas clássicas na literatura mundial. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • walquiria | Domingo, 02 de Outubro de 2016, 14h52
    0
    0

    walquiria, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

Candidatos e definição de suplentes

jos� medeiros curtinha 400   Alguns candidatos ao Senado estão batendo cabeça para compor suas suplências ou reedita-las, como é o caso de José Medeiros (foto), que, na primeira convenção (anulada), havia fechado chapa pura do Podemos com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.