CULTURA

Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021, 11h:43 | Atualizado: 22/01/2021, 11h:50

Cena Onze leva peça on line e debate sobre Pantanal ao Fórum Social Mundial

A Cia Cena Onze de Teatro fará parte de um dos painéis de debate da 20º edição do Fórum  Social Mundial (FSM) 2021. O grupo participará no dia 29 de janeiro, trazendo o cenário atual do Pantanal com  tema central do debate. A apresentação acontece a partir das  17 horas (horário local), por meio de live,  que será transmitida pelos canais virtuais do Cine Teatro Cuiabá, com tradução para o inglês e libras.

Luiz Eduardo Taques

Cena Onde

Na ocasião, a Companhia abrirá a live com uma adaptação do texto "Nossa Senhora do Pantanal", de autoria do diretor teatral Flávio Ferreira. A composição traz em sua melodia, uma oração pelo Pantanal, fazendo alusão ao cenário devastador que tomou o bioma no ano de 2020, ocasionado pelas queimadas.

Após a live,  a temática começa ser debatida na mesa-redonda. A mesa terá duração de uma hora e participação de membros de várias instituições não governamentais, que militam em prol do meio ambiente, como os grupos Amigos do Pantanal, É o Bicho, OAB/MT e Unemat.  

O diretor Cultural da Cena Onze, Flávio Ferreira, observa a relevância de fazer parte de um Fórum com essa magnitude, principalmente levando para o debate o cenário atual do Pantanal.

"Mais um importante espaço para expandimos nosso trabalho. Agora, intercedendo pelo Pantanal, que, sabemos, entrou em devastação muito pelas ações irresponsáveis do homem. Participar deste evento, sem dúvida, nos ajudará a chamar atenção do mundo para o Pantanal. Nosso bioma precisa de ajuda, de ações assertivas para ser reconstruído. Ele ainda queima e precisa de socorro urgentemente", destaca Flávio.   

Participam da mesa, Jenifer Gonçalves, voluntária e cofundadora do grupo É o Bicho; Sebastião Carlos Moreira, membro do Conselho Indigenista Missionário (CIM); as advogadas Gláucia Amaral, secretária-geral da Comissão da OAB-MT e Ana Carolina Barchet, conselheira federal da OAB/MT e pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico; Leonardo Campos, presidente da OAB/MT, e  Carolina Joana da Silva, doutora em Ecologia e docente da Unemat.

Na performance, as atrizes do Cena Onze Cléo Oliveira, Danielle Souziel e  Mariana Ferreira interpretam o musical ao som das vozes dos cantores Natália Terra, Josué Carvalho e Paulo Fábio.

Toda organização do Fórum em Mato Grosso está sendo realizada pela professora da Universidade Federal do Estado (UFMT), Michele Sato.

Sobre o Fórum

O FSM terá  nove dias de atividades, que  acontecem de 23 a 31 de janeiro, com edição virtual este ano e eixos voltados para o cenário atual o mundo.   Esta edição traz como lema "Um outro mundo" e marca uma retomada do internacionalismo. Com debates construídos em um processo horizontal e vertical, em seus 20 anos de atuação, o FSM tem como princípio base intensificar a reflexão, realizar o debate democrático de ideias, elaborar propostas, estabelecer a livre troca de experiências e articular ações efetivas das entidades e movimentos da sociedade civil.

Links para acessar a transmissão do evento do dia 29 de janeiro:

Link 1

Link 2

Link 3

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...