CULTURA

Quinta-Feira, 02 de Maio de 2019, 10h:25 | Atualizado: 02/05/2019, 10h:37

Cuiabá recebe formação em Mindfulness

Inscrições para curso certificado pela USP estão abertas. Alunos aprendem a meditar e se qualificam

Como equilibrar o grande volume de informações que as pessoas gerenciam diariamente com as metas no trabalho e a busca por qualidade de vida? A meditação mindfulness tem recebido destaque no meio acadêmico porque permite, a partir de rápidos exercícios diários, que o indivíduo volte sua atenção para o momento presente, silenciando pensamentos, ouvindo o que o corpo diz e abrindo-se às emoções.

Studio Rondon

MINDFULNESS-PRATICA

Técnica, a partir exercícios, faz com que pessoa volte sua atenção para momento presente, silenciando pensamentos

O Espaço Pulsar, centro de yoga e meditação de Cuiabá, realiza a partir de maio a 3ª edição do curso de Formação em Mindulness, que, além de ensinar os alunos a praticarem, qualifica-os para serem instrutores. “É uma rara oportunidade de você investir no seu bem-estar pessoal aprendendo uma nova atividade profissional”, observa Wilma Ferreira, organizadora do curso.

O curso será realizado no Hotel Delmond, em Cuiabá, e a programação, certificada pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é dividida em oito módulos. “As aulas ocorrem sempre aos finais de semana, para permitir conciliar com as atividades profissionais”, informa Wilma. O primeiro módulo será nos dias 18 e 19 de maio e as inscrições ainda estão abertas.

As aulas de formação são ministradas por Katya Stubing, Silvia Maria Arcuri e Tamara Russel. Katya é mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, especializada em Psicologia e detentora do grau de doutora em acupuntura pela World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS). Somando mais de 25 anos de experiência na prática da meditação, Katya conduz pesquisas sobre espiritualidade e saúde, e coordena projetos em que aplica mindfulness em pacientes com transtornos mentais.

Já Silvia é médica psiquiatra do IPq/USP especializada em Neurociência. Tem Ph.D. em Psiquiatria: Esquizofrenia, Cognição e IRMf - Institute of Psychiatry (IOP), Kings College, University of London (UL) e fez pós-doutorado em psicose e eletrofisiologia na mesma instituição. Tamara Russel é psicóloga, especialista em Mindfulness, mestre em Neurociências e doutora pelo Departamento de Psicologia do Instituto de Psiquiatria (IoP) do Kings College London.

“Foi um divisor de águas para mim, porque pude não só conhecer e vivenciar a prática de mindfulness como aprender sua base científica. Hoje, indico fortemente para pacientes, amigos e familiares. Acredito muito nos benefícios da prática regular, pois sinto na pele: tenho mais tranquilidade, concentração e foco quando pratico regularmente”, observa Taísa Moschini, psicóloga e neuropsicóloga de 37 anos.

Eny Socorro de Souza, servidora pública de 51 anos, não apenas adotou os exercícios cotidianos de mindfulness. Hoje, desenvolve um projeto levando a prática da meditação para o órgão público em que trabalha, com sessões semanais. “O ponto alto do curso foi entender que a mente está a meu serviço, e não o contrário. As aulas foram essenciais para eu me conectar com a paz interior, e hoje indico para todos que desejam se conhecer e aprender a lidar com ansiedade e depressão”, comenta.

As inscrições ainda podem ser feitas mediante contato com Wilma Ferreira, pelo telefone (65) 9 9607-9642 ou pelo e-mail pulsarokidoyoga@gmail.com.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

A bronca de Saad com Wilson Santos

ricardo saad curtinha 400   O vereador Ricardo Saad (foto), presidente do PSDB da Capital, resolveu disparar a metralhadora verbal contra colegas tucanos. Sobre o ex-prefeito e hoje deputado Wilson Santos, considera que este nada fez para ajudar o partido a se reestruturar, visando as eleições de outubro. Mesmo sendo vice-presidente...

Janela tira muitos políticos do calvário

gilberto figueiredo curtinhas   O fechamento da janela partidária, que encerrou-se no último sábado, dia 4, marcou o fim de um longo calvário aos partidos, que tiveram que suportar em seus quadros políticos que não estavam mais de “alma”, mas somente de “corpo”. Na Câmara...

Só 2 vereadores não vão à reeleição

felipe wellaton curtinha 400   Apenas dois entre os 25 parlamentares cuiabanos não vão buscar a reeleição. O licenciado Gilberto Figueiredo, que trocou o PSB pelo DEM, quer concorrer a prefeito, assim como Felipe Wellaton (foto), que até trocou de partido, saindo do PV e agora no Cidadania. Pretende disputar...

4 fora da reeleição em Rondonópolis

thiago muniz 400 curtinha   Dos 21 vereadores de Rondonópolis, somente quatro não vão à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (foto), agora no DEM, Hélio Pichioni (PSD), Jailson do Pesque-Pague e Rodrigo da Zaeli (ambos do PSDB). Eles garantem se tratar de um caminho sem volta. Destes, dois tentam...

Redes sociais, lives e efeito colateral

Em tempo de coronavírus, as redes sociais têm sido fundamentais para disseminar informações. As plataformas são utilizadas, por exemplo, para realização de coletivas, mas, nesta segunda (6), houve um efeito colateral. O governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo foram "vítimas" de ferramenta de animação do Facebook. Os dois falavam sobre ações para combater a doença...

DEM agora sem amarras dos Campos

frankes siqueira curtinha 400   Sem o controle absoluto dos Campos, como nas últimas duas décadas, desde quando era PFL, o DEM, que não elege vereador em Cuiabá desde 2004, vive melhores expectativas, agora sob comando da ala ligada ao governador Mauro. É presidido pelo secretário de Estado de Governo,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.