CULTURA

Quinta-Feira, 02 de Maio de 2019, 10h:25 | Atualizado: 02/05/2019, 10h:37

Cuiabá recebe formação em Mindfulness

Inscrições para curso certificado pela USP estão abertas. Alunos aprendem a meditar e se qualificam

Como equilibrar o grande volume de informações que as pessoas gerenciam diariamente com as metas no trabalho e a busca por qualidade de vida? A meditação mindfulness tem recebido destaque no meio acadêmico porque permite, a partir de rápidos exercícios diários, que o indivíduo volte sua atenção para o momento presente, silenciando pensamentos, ouvindo o que o corpo diz e abrindo-se às emoções.

Studio Rondon

MINDFULNESS-PRATICA

Técnica, a partir exercícios, faz com que pessoa volte sua atenção para momento presente, silenciando pensamentos

O Espaço Pulsar, centro de yoga e meditação de Cuiabá, realiza a partir de maio a 3ª edição do curso de Formação em Mindulness, que, além de ensinar os alunos a praticarem, qualifica-os para serem instrutores. “É uma rara oportunidade de você investir no seu bem-estar pessoal aprendendo uma nova atividade profissional”, observa Wilma Ferreira, organizadora do curso.

O curso será realizado no Hotel Delmond, em Cuiabá, e a programação, certificada pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é dividida em oito módulos. “As aulas ocorrem sempre aos finais de semana, para permitir conciliar com as atividades profissionais”, informa Wilma. O primeiro módulo será nos dias 18 e 19 de maio e as inscrições ainda estão abertas.

As aulas de formação são ministradas por Katya Stubing, Silvia Maria Arcuri e Tamara Russel. Katya é mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, especializada em Psicologia e detentora do grau de doutora em acupuntura pela World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS). Somando mais de 25 anos de experiência na prática da meditação, Katya conduz pesquisas sobre espiritualidade e saúde, e coordena projetos em que aplica mindfulness em pacientes com transtornos mentais.

Já Silvia é médica psiquiatra do IPq/USP especializada em Neurociência. Tem Ph.D. em Psiquiatria: Esquizofrenia, Cognição e IRMf - Institute of Psychiatry (IOP), Kings College, University of London (UL) e fez pós-doutorado em psicose e eletrofisiologia na mesma instituição. Tamara Russel é psicóloga, especialista em Mindfulness, mestre em Neurociências e doutora pelo Departamento de Psicologia do Instituto de Psiquiatria (IoP) do Kings College London.

“Foi um divisor de águas para mim, porque pude não só conhecer e vivenciar a prática de mindfulness como aprender sua base científica. Hoje, indico fortemente para pacientes, amigos e familiares. Acredito muito nos benefícios da prática regular, pois sinto na pele: tenho mais tranquilidade, concentração e foco quando pratico regularmente”, observa Taísa Moschini, psicóloga e neuropsicóloga de 37 anos.

Eny Socorro de Souza, servidora pública de 51 anos, não apenas adotou os exercícios cotidianos de mindfulness. Hoje, desenvolve um projeto levando a prática da meditação para o órgão público em que trabalha, com sessões semanais. “O ponto alto do curso foi entender que a mente está a meu serviço, e não o contrário. As aulas foram essenciais para eu me conectar com a paz interior, e hoje indico para todos que desejam se conhecer e aprender a lidar com ansiedade e depressão”, comenta.

As inscrições ainda podem ser feitas mediante contato com Wilma Ferreira, pelo telefone (65) 9 9607-9642 ou pelo e-mail pulsarokidoyoga@gmail.com.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

5 ensaiam em Cáceres pela oposição

tulio fontes curtinha   Enquanto três tucanos da base do prefeito Francis vivem expectativa por candidatura pelo palanque situacionista em Cáceres, grupos de oposição se movimentam para lançar nomes competitivos. O advogado e ex-prefeito por dois mandatos Túlio Fontes (foto), do PV, demonstra certo...

Base de Francis, Júnior e divergências

eliene liberado curtinha   O prefeito de Cáceres Francis Maris, no segundo mandato e, portanto, fora do projeto majoritário de 2020, não esconde mais de ninguém que o nome preferencial para a disputa à sucessão é do seu secretário de Turismo, Júnior Trindade. E isso não tem...

Prefeito é ovacionado em solenidade

emanuel pinheiro curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) foi ovacionado nesta segunda (17), durante a solenidade que marcou entrega das chaves das unidades do Residencial Nico Baracat I,  no Jardim Liberdade, região da Grande Osmar Cabral. No geral, 360 famílias receberam as chaves dos imóveis, programa do Minha...

Governador, Nota MT e provocação

mauro mendes curtinha   Ao lançar a Nota MT, programa que estimula e incentiva o contribuinte a pedir nota em toda compra de mercadoria, o que ajuda na cultura do combate à sonegação fiscal, o governador Mauro Mendes (foto) copia para o Estado a mesma proposta implantada em Cuiabá na época em que foi...

Cândida Farias troca MDB pelo DEM

candida farias curtinha   Aos 68 anos, completados nesta segunda (17), a empresária Cândida Farias (foto), segunda-suplente do senador Jayme Campos, está desembarcando do MDB e vai se filiar ao DEM. Apesar da mudança de legenda, ela não tem pretensões de concorrer a cargo eletivo nas urnas de 2020....

Vander forte pela oposição em Tangará

vander masson curtinha   O nome mais forte hoje da oposição em Tangará da Serra, do ponto de vista da densidade eleitoral, é do empresário Vander Masson (foto), que ficou em terceiro lugar para prefeito em 2016 e, no pleito do ano passado, concorreu e perdeu para deputado federal. Filho do ex-prefeito e...

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.