CULTURA

Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2016, 10h:50 | Atualizado: 07/10/2016, 11h:00

Escola de Cuiabá promove encontro com escritores mato-grossenses veja

O Colégio Master promove neste sábado (8) uma espécie de celebração da literatura mato-grossense chamada Master Literário. Lá, será possível conversar com dez autores radicados na Grande Cuiabá, participar de palestras dadas por estes e visitar salas temáticas em homenagem a cada um desses escritores. Começa ao meio-dia.

Segundo o professor Carlos Roberto Benjoino da Silva, o Bidu, o objetivo é levar os alunos a tomarem gosto e hábito pela leitura por meio do contato com os escritores, além de apresentar aos jovens as obras, muitas vezes, inéditas para muitos deles.

O colégio também espera que algum dos meninos e meninas desenvolvam, quem sabe, vontade de criação literária ao saber, por exemplo, como funciona a rotina de um escritor. “Vivenciando o dia-a-dia, socializando suas ideias e aumentando a capacidade de expressão, interpretação e criatividade”.

Galeria: Master Literário

Quem estará entre os nomes escolhidos para homenagens são os poetas Benedito Sant Anna da Silva Freire e Ivens Cuiabano Scaff. Também estarão presentes as poetas Marilza Ribeiro, Lucinda Persona, Marta Cocco e Luciene Carvalho, além do advogado Eduardo Mahon, Aclyse de Mattos e Lorenzo Falcão.

Atrações

Além dos escritores, outras atrações farão parte do evento. Exemplo é o Cine Ribeirinho, uma espécie de mostra de cinema mato-grossense onde serão exibidas obras audiovisuais de curta e média metragens de realizadores locais.

Divulgação

Fusca sebo Thiago Sinohara e Marília Bonna

Fusca Sebo é uma das atrações de evento que fomenta a leitura. haverá também o Cine Ribeirinho

Também haverá grafiteiros criando obras na hora, coral, bandas e uma palestra sobre Redação para o Enem com Priscila Germosgeschi e várias das editoras locais, como Entrelinhas, Tanta Tinta e Sustentável  e os sebos Bazar do Livro e o Rua Antiga Fusca-Sebo.

A entrada no evento e nas atividades será gratuita, exceto a palestra, cujo ingresso deverá ser retirado na recepção da escola, mediante entrega de um pacote de fraldas geriátricas a ser doado para o projeto Master Solidário.

Quem cuidou da criação das salas foram os próprios alunos. Os espaços pretendem reproduzir a personalidade e as obras de cada um dos escribas. Para isso, os alunos se encontraram com os escritores para entrevistas.

“Através dessa interação, pretende-se motivar e induzir à leitura, pois para trabalhar determinada obra será preciso lê-la e interpretá-la exaustivamente, propiciando prazer e reconhecimento”, escreveu o professor Bidu. 

O Colégio Master fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 255, no bairro Areão, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

Candidatos e definição de suplentes

jos� medeiros curtinha 400   Alguns candidatos ao Senado estão batendo cabeça para compor suas suplências ou reedita-las, como é o caso de José Medeiros (foto), que, na primeira convenção (anulada), havia fechado chapa pura do Podemos com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.