CULTURA

Quarta-Feira, 22 de Julho de 2020, 15h:14 | Atualizado: 22/07/2020, 15h:16

Fotógrafos levam exposição com registros de festas de santo para "dentro da casa"

Luzo Reis

Exposi��o Santos da Baixada

A exposição “Santos da Baixada” é elaborada pelos fotógrafos Luzo Reis e Antônio Siqueira e exibe registros belíssimos das populares festas de santo

Chapada dos Guimarães seria o próximo destino da exposição “Santos da Baixada”. Mas, diante da situação de pandemia, a mostra que exibe registros belíssimos das populares festas de santo, está suspensa.

E como é tempo de acatar as orientações de autoridades de saúde que recomendam distanciamento social, os fotógrafos Luzo Reis e Antônio Siqueira decidiram levar a exposição para dentro da casa do visitante.

Desde esta semana, o acervo pode ser acessado em ambiente virtual, de qualquer lugar do mundo. Para quem não conseguiu visitar a mostra nas cidades de Rosário Oeste e Cuiabá, então, é uma boa pedida, já que ela está em cartaz no site oficial, o www.santosdabaixada.com.

De acordo com um dos idealizadores, Luzo Reis, a exposição virtual é uma forma de levar a mostra para além do museu, proposta já presente desde a formulação do projeto aprovado pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A exposição virtual já era prevista para ocorrer após a circulação das exposições pelas cidades. Contudo, com a suspensão da circulação, decidiu-se adiantar esta etapa.

A exposição virtual está disponível para acesso por computadores. Usuários de dispositivos móveis, como celulares e tablets, podem conferir a visita guiada, um vídeo que faz um percurso pela exposição com comentários, sonorização e audiodescrição, pensada especialmente para atender o público com deficiência visual, mas não apenas.

O fotógrafo recomenda aos visitantes seguirem a ordem sugerida, começando pela apresentação do projeto, procissões e rezas e cururueiros. Na sequência, são exibidos registros de símbolos importantes das festas de santo, como mastros, capelas, altares e oratórios. “Tem ainda, fotografias que revelam quais são as comidas típicas, danças, folclore e no tema ‘nosso povo’, exibimos fotos de personagens importantes durante todo o processo” explica.

“No projeto documental que realizamos, mostramos a relação do ribeirinho com o rio, as paisagens naturais, personagens do cancioneiro popular que além de morar na Baixada Cuiabana – boa parte deles na zona rural -, mantêm a devoção a santos, mantidas por suas famílias, por gerações e gerações”.

Em tempos de pandemia, em que muitas destas festas não puderam ser realizadas com fim de evitar aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus, a exposição virtual é uma boa maneira de revivê-las.

Na realização do projeto, os fotógrafos visitaram diversas comunidades nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rosário Oeste, Poconé, Bom Jardim (Nobres), Mimoso (Barão de Melgaço), Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.

  • Serviço:
  • Exposição Virtual Santos da Baixada
  • Em cartaz permanentemente no site oficial
  • O site foi pensado seguindo as diretrizes de acessibilidade, além de contar com o vídeo da visita guiada, uma das atividades educativas do projeto.
  • www.santosdabaixada.com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

3 candidatos competitivos em Sinop

roberto dorner 400   Apesar da "inflação" de candidatos a prefeito de Sinop, com cinco no páreo, a disputa tende a se acirrar mesmo entre o empresário Roberto Dorner (foto), do Republicanos e apoiado pela prefeita Rosana Martinelli (PL), o ex-prefeito e deputado Juarez Costa, que atraiu 10 partidos para o palanque, e o...

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.