CULTURA

Terça-Feira, 16 de Agosto de 2016, 15h:24 | Atualizado: 16/08/2016, 15h:28

Ganhador do prêmio Esso e ícone da fotografia, Walter faz palestra em MT

Walter Firmo

Walter Firmo

Trabalhos de Walter fazem sucesso em todo o país. Ele é referência na área e vencedor de prêmios

Em apenas um clique transmitir muito mais do que um retrato do momento, mas as sensações, sentimentos e sentidos. Uma das maiores referências no Brasil em fotojornalismo, Walter Firmo apresenta seu processo criativo na palestra “A construção da imagem” nesta quinta (18) às 19h, no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com realização do grupo Maratona Fotográfica e apoio da Fotos da Terra, Procev UFMT e SEBRAE, a palestra é gratuita.

Autodidata, o carioca começou sua carreira como fotógrafo aos 20 anos no jornal Última Hora em 1957 e é aclamado como um dos mais importantes autores a trabalhar com fotografia colorida no país. 

Também passou pelo Jornal do Brasil em 1960 e depois integrou na primeira equipe da revista Realidade. Publicou na Bloch Editores e criou em 1972 a agência Câmara Três, mas a deixou no ano seguinte para fotografar para a Veja no Rio de Janeiro.

Pela sua representatividade na fotografia nacional, também foi diretor do Instituto Nacional da Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte) de 1986 a 1991. Depois atuou na nova Área de Fotografia da Funarte até se aposentar em 2007.

Walter Firmo

Walter Firmo

Fotógrafo Walter Firmo é vencedor do Prêmio Esso de Reportagem de 1963

Vencedor do Prêmio Esso de Reportagem de 1963 com a série de reportagens “Cem dias na Amazônia de ninguém”, Walter Firmo, em recente entrevista, afirmou ter o desejo de reeditar a publicação.

Com a fotografia documental passados 50 anos da reportagem, o fotógrafo poderia apresentar ao mundo as principais mudanças ocorridas na Amazônia, que afetam da floresta até as populações tradicionais.

O projeto engavetado pretende ir aos mesmos lugares: os ribeirinhos aos rios Solimões, Amazonas e Negro, tangenciando as agruras de seu povo no tocante à religiosidade, economia, saúde, educação e folclore. O reingresso através da fotografia meio século depois.

Walter Firmo ainda publicou os livros: Walter Firmo – Antologia Fotográfica (1989); Nas trilhas do Rosa (1996); Paris – Paradas sobre imagens (2005); Brasil – Imagens da Terra e do Povo (2009). Também conquistou por sete vezes em menos de 10 anos, o prêmio do Concurso Internacional de Fotografia Nikon.

Aos entusiastas, amantes e profissionais esta é uma oportunidade de expandir o conhecimento sobre fotografia, fotojornalismo, e o registro documental. E a palestra é gratuita, é só chegar.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Pátio, vice, o MDB e ex-secretário

adonias fernandes 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio não desistiu de vez do seu antigo partido, o MDB, no qual militou por mais de duas décadas. Embora em rota de colisão com alguns líderes emedebistas, Pátio ainda tem bom contato com o ex-padrinho político, o...

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.