CULTURA

Terça-Feira, 11 de Agosto de 2020, 10h:42 | Atualizado: 11/08/2020, 10h:45

Marli Walker lança romance Coração Madeira ao vivo pelo YouTube - veja

A escritora Marli Walker lança seu primeiro romance, “Coração Madeira”, às 19h, amanhã (12), ao vivo, no canal do YouTube da Editora Carlini & Caniato. O formato de lançamento on-line tem sido usado país afora em função do distanciamento social imposto pela pandemia global da Covid-19. Assim, o quarto livro da escritora e primeira criação em prosa (romance), está em pré-venda pelo site da editora até sexta (14) e, se adquirido nesse prazo, será autografado pela autora antes de seguir via Correios até a leitora ou o leitor, sem custos com frete e com valor especial de lançamento. Após isso, o romance continuará disponível na loja online e distribuído em outras livrarias pelo Brasil. 

Reprodução facebook

Marli Walker lan�a livro atrav�s de Canal no youtube

Marli Walker lança livro através de Canal no youtube. Ela reside em Cuiabá, onde escreve e é professora no IFMT

Marli nasceu em Santa Catarina, de onde saiu aos 18 anos para viver na região norte de Mato Grosso, um dos espaços centrais retratados no romance, região em que a escritora viveu por mais de duas décadas. Atualmente, ela reside em Cuiabá, onde escreve e leciona no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Perguntada pela equipe de reportagem sobre sua origem, a escritora respondeu: “Mudei pra cá há muito tempo, ainda jovem, tudo de mais importante na minha vida aconteceu nestas bandas, desenvolvi meu ofício como professora e me qualifiquei para isso, conheci muita gente maravilhosa nesse processo, tive meu filho e vi chegar os meus netos, fiz amigos que levo pra toda a vida, lancei meus livros… Enfim, aqui é o lugar em que me tornei o que sou e onde finquei minhas raízes, eu sou de Mato Grosso e Mato Grosso é meu lugar no mundo.”

“Coração Madeira” revela a voz da mulher, tantas vezes preterida como sujeito/protagonista e o mais das vezes tomada apenas como objeto na literatura, que narra o drama e a tensão de uma jornada de transformações intensas impostas a quem ousa atravessar as fronteiras dos próprios medos. Nessa travessia, a protagonista “Filha do Meio”, percorre geografias externas e internas, quando sai do sul do Brasil e vai em direção ao inóspito universo da Amazônia mato-grossense.

É essa perspectiva feminina que imprime à narrativa um viés diferente daquele que se vê na prosa escrita por homens, sem que isso signifique, no entanto, diferença na qualidade estética do texto literário. O que vale assinalar, é o ponto de vista da mulher que viveu a experiência da ocupação como uma espécie de pano de fundo, e como tal foi relegada a segundo plano nas narrativas escritas até então. Coração Madeira chega invertendo essa ótica, desvelando o olhar feminino numa narrativa que vai de dentro para fora.

 “Depois de Tereza Albues, numa lacuna de décadas, Marli retoma a prosa feminina ambientada nas entranhas do sertão mato-grossense." É assim que Marta Cocco, poeta, prosadora e crítica literária, inicia o posfácio ao romance de Walker. Já em resenha sobre Coração Madeira, Eduardo Mahon que é também escritor, escreveu: “saber narrar, fazer os recortes adequados, encontrar uma voz condutora, um cenário, um tempo e, claro, as personagens que interajam de acordo com um enredo interessante - é o talento de Marli Walker, agora se apresentando como romancista. Não é um livro qualquer. É um marco.”

Indagada sobre o lançamento virtual, a escritora respondeu: “a gente não queria deixar de lançar o livro por conta da pandemia, então, preparamos um cronograma especial, no qual os pedidos estão sendo feitos pela pré-venda, no site da editora, que vai até dia 14 e, nesse período, eu faço a dedicatória e depois as unidades seguem para o endereço de quem adquiriu. Além disso, o lançamento que acontece nesta quarta vai trazer oportunidade de falar um pouco sobre a criação, o processo de escrita do romance e a diferença na produção desse gênero para o da poesia, além de surpresas que só vai descobrir quem assistir”, completou Marli, enquanto ria.

A escritora entende que a chegada de um novo romance pode trazer também um alento em meio a tantos acontecimentos tristes que estamos vivenciando em função da pandemia. Precisamos respirar, voltar a sonhar com dias melhores, e nada mais promissor para isso que a arte em todas as suas manifestações.

O autor e também fotógrafo de Walker, Lucas Lemos, completou: “é uma imensa alegria ler a Marli dessa nova fase, tão marcante, que se faz em uma nova forma de escrita, a prosa, mas que não abandona a potente e concisa poética de seus conhecidos versos. Temos um livro cheio de afetos e muito lindo, que trata da trajetória de uma única mulher, mas que poderia ser de tantas outras, fortes mulheres de Mato Grosso”.

Para participar do lançamento, é necessário se conectar ao canal do Youtube da Editora Carlini & Caniato, às 19h e acompanhar a programação on-line.

Sobre a obra e a autora

“Pó de Serra” (2006/2017); “Águas de encantação” (2009), selecionado pelo edital da Prefeitura de Sinop e “Apesar do amor” (2016) são trabalhos de poesia de grande sucesso da autora. Inclusive, “Apesar do Amor” foi contemplado pelo edital do MEC para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, amplamente distribuído em território nacional e também adotado pela Prefeitura de São Paulo em 2019.

Além das obras poéticas citadas e do romance estreante, há ainda “Jardim de ossos”, o quarto livro de poemas da escritora que se encontra em produção gráfica, pois foi premiado pelo edital da Biblioteca Estevão de Mendonça – MT e será lançado em breve. A crítica e personalidades literárias locais categorizam Marli Walker como uma gigante da Literatura Mato-Grossense e parte de um contexto produtivo consistente e único na atualidade.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.