CULTURA

Terça-Feira, 25 de Abril de 2017, 17h:26 | Atualizado: 25/04/2017, 17h:48

MT Escola de Teatro abre inscrições para cursos de extensão no interior

A MT Escola de Teatro abre inscrições para dois cursos de extensão que acontecem em maio nos municípios de Primavera do Leste, Campo Novo dos Parecis e Alta Floresta. Os cursos são Composição de Trilhas Sonoras e Sound-Design nos Universos Teatral e Audiovisual e O Design de Aparência e o Manto da Minha História. 

O primeiro curso, de Composição de Trilhas Sonoras, está voltado para pessoas acima de 18 anos, com ou sem conhecimento prévio sobre os temas abordados. Será ministrado por Marcelo Amalfi em Campo Novo dos Parecis entre os dias 8 e 10 de maio e em Primavera do Leste entre 12 e 14 de maio.  São 30 vagas por cidade e as inscrições vão até o dia 1º de maio.

O objetivo do curso é promover uma imersão nos campos da trilha sonora e do sound-design produzidos para os universos teatral e audiovisual (TV, cinema e web), através de estudos técnicos e teóricos. Essa metodologia será aliada à participação efetiva na criação de uma trilha original, a fim de potencializar a capacidade do aluno de articulação dentro das perspectivas técnicas e expressivas do ofício de compositor.

Facebook

Adriana Vaz

Marcelo Amalfi é dos grandes especialistas em sound-design do país.  Ministra cursos no interior

Marcelo Amalfi é diretor e produtor cultural e há 23 anos desenvolve uma pesquisa na área das artes cênicas e práticas artísticas com jovens atores. Estudou direção na SP Escola de Teatro. É membro fundador do Grupo Caixa Preta de Teatro e Presidente da Companhia das Artes; criador do Abril Pra Cena Festival Nacional de Teatro; coordenador do Projeto Oficina Livre de Criação Teatral, há 17 anos. Já dirigiu e produziu junto ao grupo e ao projeto que coordena na região 26 espetáculos, entre eles O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind; O Burguês Fidalgo, de Moliére; Pterodátilos, de Nicky Silver; e A Ver Estrelas, de João Falcão.

Já o curso de extensão O Design de Aparência e o Manto da Minha História, ministrado por Adriana Vaz, acontece nos dois municípios citados e também em Alta Floresta. As inscrições estão abertas até 04 de maio para o público de Campo Novo dos Parecis e Primavera do Leste e até 08 de maio para os interessados em Alta Floresta. Também são ofertadas 30 vagas por cidade.

O público alvo desse curso são atores, figurinistas, maquiadores, diretores, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas, artistas plásticos, cenógrafos, estilistas, arquitetos e demais interessados na criação cênica, todos com idade acima de 18 anos.

O curso pretende introduzir aos aprendizes uma síntese da conceituação do design de aparência como forma de caracterizar atores. Será feita uma experimentação prática, por meio da realização do exercício de criação do manto autobiográfico.

Adriana Vaz é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo de São Francisco, cursou Filosofia também na Universidade de São Paulo. Designer de aparência de atores, figurinista, cenógrafa, maquiadora e pesquisadora, dedica-se, há 35 anos, a trabalhos e pesquisas de design de aparência de atores (figurinos, maquiagens, penteados e adereços) para teatro, dança, cinema, vídeo e fotografia. No teatro, realizou mais de uma centena de trabalhos ao lado de renomados profissionais, como Sergio Mamberti, Raul Cortez, Renata Melo, Rosi Campos, Maria Della Costa e Clarisse Abujamra, entre outros. No cinema, participou como figurinista e maquiadora, de longas e curtas metragens. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na ECA/USP. É artista formadora de Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro – centro de formação das artes do palco.

Cronograma

Composição de trilhas sonoras

- Campo Novo dos Parecis

Inscrições: 19 de abril a 1º de maio. Aprovados: 3 de maio. Matrícula online: 4 de maio;

Aulas de 8 a 10 de maio. Segunda a quarta, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Local: Teatro Ogan (Rua Severino Euflasino de Lima, 1063-NE); Link de inscrição

- Primavera do Leste

Inscrições: Inscrições: 18 de abril a 1º de maio. Aprovados: 8 de maio. Matrícula online: 9 de maio. Link de inscrição

Aulas de 12 a 14 de maio. Sexta a domingo, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Local: Centro Cultural Primavera do Leste (Av. Brasil, 314, Parque Castelandia). Link para inscrição

O design de aparência

- Primavera do Leste

Inscrições: 19 de abril a 1º de maio. Aprovados: 4 de maio. Matrícula online: 5 de maio. Link de inscrição

Aulas de 8 a 10 de maio. Segunda a quarta, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Local: Centro Cultural Primavera do Leste (Av. Brasil, 314, Parque Castelandia)

- Campo Novo dos Parecis

Inscrições:: 19 de abril a 4 de maio. Aprovados: 8 de maio. Matrícula online: 9 de maio. Link de inscrição

Aulas de 12 a 14 de maio. De sexta a domingo, das 13 às 17h e das 18 às 22h. Local: Teatro Ogan (Rua Severino Euflasino de Lima, 1063-NE)

- Alta Floresta

Inscrições: 19 de abril a 8 de maio. Aprovados: 11 de maio. Matrícula online: 12 de maio. Link de inscrição.

 

Aulas de 17 a 19 de maio. De quarta a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Local: Centro Cultural (Av. Ludovico da Riva Neto)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Senadora, ataques e defesa de Galvan

selma arruda 400 curtinha   Selma Arruda, senadora cassada por crimes eleitorais, um deles caixa 2, escreveu artigo entitulado "MP x Aprosoja. Afinal, quem tem razão", especialmente para defender o aliado político Antonio Galvan, presidente da Aprosoja. Ao concordar com plantio de soja dentro de período proibido pela...

Deputado, carona e ainda se gabando

paulo araujo 400 curtinha   Considerado de baixo clero na Assembleia, o deputado Paulo Araújo (foto) agiu de carona e num oportunismo condenável acerca do decreto do governador Mauro Mendes da última quinta, quando resolveu relaxar as medidas restritivas em meio à pandemia do coronavírus e liberou o funcionamento...

Políticos querem suspender eleição

Cresce o movimento entre políticos para adiar as eleições municipais de outubro. O argumento utilizado é o impacto que o coronavírus terá na economia, saúde e vida das pessoas. Isso porque, neste ano, uma vacina não deve ficar disponível ao mercado e os prejuízos causados pela Covid-19 ainda estão só começando. Entre os políticos de MT que defendem adiar o pleito para 2022, quando a...

Ex-vereador, demagogia e contradição

everton pop 400   O ex-vereador por Cuiabá e apresentador de um programa popular de TV que leva o seu nome, Everton Pop (foto), gravou um vídeo em que critica o fato da Mesa Diretora da Câmara da Capital pagar os servidores todo dia 20, antecipando o salário em 10 dias do fechamento do mês. Pop só não...

Jayme é contra decreto do governador

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto), que já foi governador e prefeito, engrossa a lista dos que defendem isolamento social mais rigoroso neste momento. A postura vai na contramão do correligionário Mauro Mendes. O governador editou decreto que prevê a abertura de shoppings e comércio, desde...

EP e 2 medidas junto à Águas Cuiabá

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) impôs duas medidas à concessionária Águas de Cuiabá. A empresa está proibida de cortar a água de inadimplentes e não terá direito a um aumento de 6%, aprovado pela Arsec. As medidas, segundo o prefeito, são...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.