CULTURA

Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020, 15h:29 | Atualizado: 15/07/2020, 17h:58

Museu da Arte Sacra realiza lives com intérpretes de Hermeto a Sebastian Bach

As páginas virtuais do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso trazem novidades esta semana. Em formato de live, com repertórios que variam do popular ao clássico, a série musical faz parte do equipamento cultural da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Desta vez, com grandes nomes da música instrumental.

Quatro convidados apresentam toda a expressividade de composições tocadas em instrumentos musicais, como o violoncelo, violino e clarinete.  

Reprodução

museu da arte sacra lives

Museu da Arte Sacra faz lives com renomados músicos da música clássica com interpretações do popular ao clássico

Na quinta (16), o violoncelista Bárbara Sol dá mostras de habilidade no repertório que abordará clássicos de Bach, Dvorak, Villa-Lobos, Elvis Presley e muito mais. Bárbara iniciou seus estudos no Instituto Ciranda em 2012, e desde então, tem aprimorado sua técnica instrumental em festivais de música e masterclasses pelo Brasil. Aluna do curso de licenciatura em Música na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e instrumentista das principais orquestras e grupos camerísticos  do estado, a artista procura sempre integrar o violoncelo a diversos estilos musicais.

Na sexta (17), os músicos Oliver Yatsugafu e Jhonni Campos presenteiam o público com o especial CuiaBach. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Oliver é também doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia. Jhonni é graduando em música, habilitação em violino pela UFMT. No repertório que homenageia o compositor alemão Johann Sebastian Bach, os instrumentistas apresentam canções como Concerto para Dois Violinos em Ré Menor e Jesus - Alegria dos Homens. 

E no sábado (18) será a vez do clarinetista e claronista Bruno Avoglia conduzir a live com músicas de Hermeto Pascoal, K-Ximbinho, Francisco Mignone, dentre outros. integrante do quinteto Viajando pelo Brasil, Bruno é ainda arrajandor, compositor, diretor musical, solista e professor. Suas obras e arranjos foram mencionados em premiações como o II concurso de composição da Orquestra de Câmara da ECA-USP e na  24º Programa Nascente da USP. O artista é mestre em música pela Universidade de São Paulo (USP) e já participou de diversos festivais nacionais e internacionais. 

Além das transmissões ao vivo

O projeto “MASMT em Casa” divulga o quadro "Você Sabia?", com vídeos de curiosidades sobre patrimônios que contam um pouco da cultura e história mato-grossenses. A partir de hoje (15), o tema do vídeo é a imagem de São Miguel Arcanjo que faz parte do acervo do museu. 

A programação semanal é encerrada no domingo com a ação Contos da Minha Cidade, em que as pessoas são incentivadas a postar fotos e vídeos que falem sobre a história, pontos turísticos ou causos de seu município. Para enviar o vídeo, o participante pode entrar em contato pelo e-mail museuartesacramt@gmail.com.

Todo o programa online é transmitido pelo perfil do Museu de Arte Sacra na rede social Instagram (@museudeartesacramt), sempre às 19h (Com assessoria).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.