CULTURA

Segunda-Feira, 04 de Junho de 2018, 14h:22 | Atualizado: 04/06/2018, 14h:58

Músicos de Mato Grosso participam de festival internacional Ethno em São Paulo

Este ano, o projeto internacional de música Ethno abrilhanta o Brasil. Começa em 17 de junho, em São Paulo, e reunirá 25 músicos de diferentes nacionalidades. Entre os selecionados, estão os mato-grossenses, Estela Ceregatti e Jhon Stuart (multi-instrumentista).

Carla Moratelli/Divulgação

Estela Ceregatti 1

Estela Ceregatti se apresentaa com seu grupo, canta, também compõe e é arte educadora

Cantora e compositora,  Estela avalia que será algo grandioso por vários motivos. Um deles é o fato de ambos terem sido selecionados para vivenciar isso juntos, o que permitirá a troca musical de culturas diferentes, mostrar as canções e composições da música de Mato Grosso.

Para Ceregatti, Mato Grosso é berço de artistas independentes, com completo potencial para alavancar na música, mas ainda é um Estado muito carente de incentivos tanto em espaços físicos, como mostras e festivais. “Em Cuiabá não temos essa plataforma para mostrar o trabalho de muitos músicos locais, que é fascinante”, pontua ao .

Está é a primeira edição no evento internacional no Brasil. Serão 12 dias de vivências com outros 23 músicos em São Paulo. Além da imersão e troca de conhecimentos, ocorrerão apresentações pelo interior do Estado e o último dia será no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 26 de junho.

Estela e Jhon são integrantes do grupo Monofoliar.“Isso com certeza vai agregar muito nas nossas vidas como músicos, pesquisadores e professores. Acredito que a partir desta vivência podem surgir várias parcerias e é, sem dúvida, reconhecimento do nosso trabalho que é construído com muita dedicação e nossa verdade”.

Ethno Brazil

Desde 1990, o Ethno é um programa voltado para a divulgação de jovens músicos que atuam na música contemporânea e tradicional, realizado pela Jeunesses Musicales International (JMI), a maior organização sem fins lucrativos do mundo voltada ao desenvolvimento da música jovem.

No Brasil, o projeto é desenvolvido pela Associação Amigos do Projeto Guri, uma organização social de cultura presente em quase 300 municípios de São Paulo, com práticas coletivas de ensino, organização de espetáculos musicais, além de publicações de materiais didáticos e na produção de DVDs e CDs.

Presente em mais de 13 países, o programa envolve jovens através de uma série de acampamentos internacionais de música internacional, além de workshops e concertos, trabalhando em conjunto com escolas, conservatórios e outros grupos de jovens para promover a paz, a cooperação e a compreensão.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.