CULTURA

Terça-Feira, 06 de Outubro de 2020, 11h:51 | Atualizado: 06/10/2020, 11h:55

Nem peixe?: professora pede apoio para lançar livro sobre quem não come carne

Divulgação

Juliana Abonizio

Juliana Abonizio é a autora do livro

O livro “Isso Eu Não Engulo: ações e motivações para abstenção da carne”, de Juliana Abonizio, revela os resultados de extensa pesquisa com diversos tipos de vegetarianos que têm em comum a exclusão da carne da dieta por motivações variadas, como saúde, proteção animal e preocupação com meio ambiente.

Doutora e docente do programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, ela destaca que não se trata de um livro de militância, tampouco tenta convencer alguém a não comer carne.

“A ideia é compreender as motivações dos que se convertem ao vegetarianismo e os conflitos que passam em seu cotidiano em razão de sua opção de consumo.”

Apesar de ser um mercado crescente, como a autora ressalta, nem sempre as pessoas encontram pratos sem carne em alguns estabelecimentos além de, na maior parte das vezes, segundo as entrevistas, sofrerem com situações de conflito, sobretudo no interior das famílias.

Financiamento coletivo

Considerando que quase não há editais de apoio à publicação de livros acadêmicos e, quando há, são muito restritos, Juliana decidiu recorrer ao crowfunding, considerando que a ciência tem por obrigação divulgar seus resultados para a sociedade e assim contribuir para a compreensão do mundo em que vivemos. O lema da campanha tornou-se: “É hora de tirar a ciência da gaveta”.

Pixabay

vegetarianismo

O sistema de financiamento coletivo, ela exlica: “são compras adiantadas do livro que possibilitarão a obtenção de recursos para sua impressão. Trata-se de uma ação coletiva e eu aposto em ideias coletivas. Acho que basta de isolamento, basta de cada pesquisador em um gabinete. Podemos trabalhar juntos, inclusive com a sociedade”, explica a autora.

Para participar e contribuir com qualquer quantia basta acessar o site do financiamento coletivo - veja aqui. Os participantes podem contar com várias recompensas ao apoiar o projeto de acordo com o valor de contribuição, que terá o prazo de apoio aberto até 8 de novembro.

O livro será enviado ao contribuinte no endereço cadastrado no site, sem qualquer custo adicional e poderá ter seu nome incluído nos agradecimentos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Dra Aurelina Vicente | Terça-Feira, 06 de Outubro de 2020, 12h17
    3
    4

    Vai trabalhar. Professores ganham muito, vivem no ar condicionado e agora com desculpa de coronavirus ficam coçando assim Netflix e tomando vinho do Porto. Sou favorável extinção universidade pública. Quem quiser estudar, trabalhe e pague.

Erros estratégicos e fim de mandato

niuan ribeiro 400   Niuan Ribeiro (foto) termina melancolicamente o mandato de vice-prefeito da Capital, marcado pela ambiguidade, erros estratégicos e vacilações. Logo no início da gestão, resolveu romper politicamente com o prefeito Emanuel, a quem passou a criticar, achando que se consolidaria como...

Retorno ao TCE ou cargo no governo

marcelo bussiki 400 curtinha   A partir de 1º de janeiro, com o fim do mandato de vereador pela Capital, Marcelo Bussiki (foto) retorna ao cargo efetivo de auditor do TCE-MT. Mas é possível que ele seja convidado por Mauro Mendes para compor o quadro de principais assessores do chefe do Executivo estadual. Bussiki foi...

DEM, bate-cabeça e plano B frustrado

fabinho garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal e empresário Fábio Garcia (foto) acabou deixando o DEM órfão de candidatura a prefeito da Capital. Numa conversa com o governador Mauro, seu padrinho político, Fabinho o assegurou que iria sim disputar o Palácio Alencastro, mesmo pedindo trégua por...

Mauro sofre 2 derrotas para Emanuel

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto), principal estrela do DEM em MT, acabou amargando duas derrotas em Cuiabá para o prefeito Emanuel, neste ano, embora não tenha sido candidato nas urnas. Em princípio, buscou candidatura própria com o seu partido, mas todos os nomes possíveis, como de Gilberto, Gallo,...

Três derrotas do marqueteiro Antero

antero de barros curtinha 400   O ex-senador, jornalista e marqueteiro Antero de Barros (foto) não levou sorte nas campanhas eleitorais as quais coordenou nestas eleições. Em Lucas do Rio Verde, empurrou à reeleição o prefeito Luiz Binotti que, mesmo com o poder da máquina, perdeu para o...

Lideranças jogaram duro contra EP

carlos favaro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro teve uma reeleição sofrida em Cuiabá. Lutou contra os principais líderes políticos, que se juntaram em torno da candidatura de Abílio, uns publicamente, outros nos bastidores. O governador Mauro Mendes, por exemplo, jogou pesado para tentar derrotá-lo....

MAIS LIDAS