CULTURA

Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019, 15h:45 | Atualizado: 19/07/2019, 16h:03

Oficinas gratuitas de culinária fazem parte da programação do Festival do Chocolate

A 4ª edição do Festival do Chocolate de Mato Grosso, que acontece entre os dias 26, 27 e 28 de julho, reúne uma programação recheada de atividades. Para aqueles que desejam manusear o chocolate, o evento oferece oficinas gratuitas, conduzidas pelo Sesi, pelo Senai e pela Unic, em estrutura montada especialmente para as aulas, no Sesi Papa, em Cuiabá.

Divulgação

oficinas

Oficinas de chocolate vão ensinar técnicas de preparo de chocolate como temperagem e preparo de arabescos

Segundo o coordenador das oficinas do Sesi/Senai, Marlon Carlos Menezes, serão realizadas aulas de técnicas de preparo do chocolate, ministradas por alunos do curso técnico de confeitaria do Senai para turmas de 30 pessoas. A ideia é demonstrar técnicas de temperagem de chocolate nobre, preparo de arabescos de chocolate para decoração, preparo de bombons maciço com o chocolate temperado e decoração de cupcake. “Também vamos falar sobre o chocolate, a importância da temperagem e os métodos utilizados”, acrescentou.

Na sexta e no domingo, serão oferecidas duas oficinas, entre 18h às 19h30, e das 20 às 21h30. Já no sábado a oficina de técnicas do preparo do chocolate será realizada das 18h às 19h30.

Além do chocolate, a alimentação saudável é tema das oficinas conduzidas pelo Sesi.  No sábado, das 17 às 18h30, os participantes vão aprender a preparar brigadeiro de mandioca e suco da horta. Das 19h às 20h30, as receitas são de petit four de aveia e chá de gengibre e uva. Finalizando a programação do dia, das 21h às 22h30, os alunos vão conhecer o bolo preguiça e o shake energético.

Para a diretora do Senai e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, a transferência de conhecimento pode despertar as pessoas para o empreendedorismo e a criação de novas pequenas indústrias em nosso estado: “Estamos muito satisfeitos em fazer parte do Festival do Chocolate, um evento que é feito para a família mato-grossense. Além do espaço físico do evento, o Sesi, por meio do Cozinha Brasil, realizará oficinas gratuitas para a população com receitas para uma alimentação mais saudável. Já o Senai Cuiabá participará com a oficina de manuseio e técnicas no preparo do chocolate, desde a temperagem, até a fabricação de bombons e decoração de cupcakes”, pontuou a superintendente.

A Universidade de Cuiabá (Unic), por meio do curso de Gastronomia, vai oferecer oficinas de três receitas, ministradas pelo professor Justino Neto, sob a coordenação dos professores Carlos Henrique Miranda e Anna Pinho. Todos os dias duas oficinas serão ofertadas, sendo uma para o público infantil, das 18 às 19h, e a outra para os adultos, das 19h30 às 20h30.

Os participantes vão aprender a preparar Cupcake de chocolate com recheio trufado, brigadeiro e tartelett de brigadeiro. “As receitas são as mesmas para os dois públicos, o que muda é o grau de dificuldade. Nosso objetivo é desenvolver oficinas práticas gratuitas, aproximando os públicos adulto e infantil do universo da gastronomia”, explicou Carlos Henrique.

O festival - Considerado um dos maiores no segmento da gastronomia na capital mato-grossense, a edição 2019 terá sua decoração inspirada em Cuiabá 300 anos. Embora o Festival tenha o chocolate como seu protagonista, a cada edição o evento agrega novas opções de sabores, prezando pela diversidade, qualidade e empreendedorismo na gastronomia. Para se ter uma ideia das delícias servidas no evento, o público se depara com chocolate em barras e compondo diversas receitas, como sorvetes, bolos de pote, tortas, sobremesas. Mas vai além se tornando uma verdadeira vitrine da produção autoral e saborosa do segmento de comidas e bebidas de Mato Grosso.

A idealizadora e organizadora do Festival, Zilda Castanho, explica que o evento cresceu, se aprimorou e a expectativa é reunir cerca de 160 expositores de comidas doces, salgadas, artesãos, microempreendedores e marcas relacionadas ao segmento da gastronomia e com foco em divulgar seu produto e serviço para as famílias.  “O evento é voltado para toda a família, tanto assim que temos espaço kids para a garotada e até mesmo um espaço pet para  os animais de estimação, que também terão doces especialmente para eles”.

O evento é uma realização Vivaz Marketing e Eventos, em parceria com o  Sesi, o Senai e a Universidade de Cuiabá (Unic), apoio da Itaipava e Gráfica Print.

_________________________

Serviço

  •  4º Festival de Chocolate de MT
  • Data: 26, 27 e 28 de julho, das 16h às 00h
  • Local: Sesi Papa, Av. Oátomo Canavarros, S/N, bairro Morada do Ouro, Cuiabá
  • Entrada gratuita
  • Informações:   (65) 98412-9090

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Expediente suspenso e posse no TCE

guilherme maluf 400 curtinha   O expediente no TCE-MT será suspenso na segunda, a partir das 12 horas. É que às 15 horas acontece a sessão especial na Escola Superior de Contas, marcando a posse de Guilherme Maluf (foto) na presidência do órgão fiscalizador. O hoje presidente Domingos Neto passa ao...

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

Disputa em Sinop e vaga na Câmara

juarez costa 400 curtinha   O deputado federal Juarez Costa (foto) tem espalhado que será candidato a prefeito de Sinop, posto já ocupado por ele por dois mandatos. No fundo, o emedebista espera que Rosana Martinelli (PL), que foi sua vice e depois se elegeu prefeita nas urnas de 2016, desista do projeto de reeleição...

Francis forçando a barra ao Senado

francis maris 400 curtinha   Francis Maris (foto), empresário e prefeito de Cáceres, é mesmo corajoso. Ele anunciou que vai reunir colegas prefeitos da região Oeste para discutir a ideia de entrar na disputa ao Senado, na eleição suplementar para a vaga de Selma, cassada esta semana. Francis se acha "o...

Sindal repudia postura de "indicado"

O presidente do Sindal Jovanildo da Silva se diz traído por Osmar Capilé, representante dos segurados da AL e que exerce cargo de diretor dos Aposentados, que votou favorável a nova alíquota de 14% no Conselho da Previdência. O apoio ao aumento da cobrança gerou revolta entre os servidores do Legislativo, que partiram para cima de Jovanildo cobrando explicações. Em nota de repúdio, o sindicato, que o indicou como representante no...

Arena fechada ao público por 3 dias

virginia mendes curtinha 400   Nos seis primeiros dias de portas abertas, a Arena Encantada, considerada o maior parque natalino que Mato Grosso já viu, recebeu quase 10 mil visitantes. Mas ficará três dias inacessível ao grande público. Na segunda (16), a Arena será exclusiva das milhares de crianças...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.