CULTURA

Segunda-Feira, 05 de Setembro de 2016, 13h:48 | Atualizado: 06/09/2016, 10h:05

Pianista Miguel Proença toca na Capital com entrada franca nesta 3ª

Divulgação

Miguel Proença

Miguel Proença tem 54 anos de carreira e é considerado um dos maiores músicos eruditos do Brasil

Um dos maiores músicos eruditos vivos do Brasil, o pianista porto-alegrense Miguel Proença fará uma apresentação de acesso livre nesta terça (6), a partir das 20h, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC) da UFMT.

É uma rara oportunidade para quem aprecia música clássica. Miguel tem 54 anos de carreira e já tocou com outros gigantes brasileiros de reconhecimento mundial, como o violoncelista Antonio Meneses e os também pianistas Jean-Luis Steuermann e Arnaldo Cohen.

Miguel Proença é arte-educador e chega a Cuiabá por meio de seu projeto Piano Brasil, no qual obrigatoriamente toca para crianças de escolas públicas e faz workshops e masterclasses para outros músicos ou estudantes de música.

Também tem por hábito ouvir pianistas das mais de 135 cidades brasileiras por onde passa sempre que há intervalos nas apresentações que ainda faz como solista, por exemplo, na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a segunda mais antiga em atividade no país.

Esta é a oitava edição do projeto Piano Brasil. “Durante cinco anos, dei aulas na Alemanha e formei grandes talentos. Espero encontrar novos grandes talentos”, diz Miguel Proença por ocasião de sua apresentação no mesmo Piano Brasil, ano passado, no Rio de Janeiro. “Criei um Centro de Referência Pianística em Vitória [em 2014], onde ensinei durante o ano inteiro. É um dos meus maiores prazeres”.

A discografia do músico conta mais de 20 gravações nas quais executa tanto Villa-Lobos quanto os gigantes da composição para piano, como Chopin, Rachmaninoff e, óbvio, o primeiro de todos, Johan Sebastian Bach (ainda para cravo, pois não tinham inventado o piano quando ele viveu), sem deixar de lado outros compositores brasileiros, como Radamés Gnatalli, Alberto Nepomuceno e José de Araújo Vianna.

Conheça

 Proença foi professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha) entre 1997 e 2002 e também é doutorado pela Escola Superior de Música de Hannover (Alemanha). Fez parte do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Já foi diretor artístico do Teatro SESI de Porto Alegre, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, diretor da Sala Cecília Meireles e diretor da Escola de Música Villa-Lobos.  Também está na parede da fama (Wall of Fame) da sede da norte-americana fábrica de pianos Steinway&Sons em Hamburgo (Alemanha), ao lado de alguns dos maiores pianistas do mundo em todas as épocas.

Na segunda-feira (5), foi realizada a apresentação em ensaio aberto de seu recital para alunos da rede pública. Lá, as crianças também receberam uma cartilha ilustrativa do projeto. O objetivo? Contribuir para iniciação à música erudita brasileira. Relembrando: hoje, às 20h, no auditório da FAeCC (UFMT).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.