CULTURA

Quarta-Feira, 24 de Agosto de 2016, 15h:00 | Atualizado: 24/08/2016, 15h:08

Pintor cuiabano é selecionado para 3ª temporada de exposições em MS

Divulgação

Miguel Penha

Miguel Penha foi selecionado com exposição “Dentro da Mata” que é desenvolvida desde 2010

Nascido na beira do Rio Cuiabá, suas pinturas retratam as paisagens que o cercam desde a infância, e assim conta a sua própria história que se confunde com a cidade onde nasceu. E agora, Miguel Penha leva sua narrativa para o Museu de Arte Contemporânea (MARCO) de Campo Grande (MS) para a 3ª Temporada de Exposições do MARCO que começa dia 30 de agosto. 

O artista conta que a caminhada das artes em sua terra natal é muito difícil. “Geralmente minhas propostas são recusadas. Às vezes me sinto como Jesus ao dizer: o profeta não tem honra em sua própria casa. Isso me deixa triste, mas é meu ofício. O dom que Deus me deu e não vou desistir. Quem sabe um dia”, afirma. 

Foram mais de 200 inscritos, e Miguel Penha foi um dos selecionados com a sua exposição “Dentro da Mata” que é desenvolvida desde 2010. Nesses seis anos de trajetória, a exposição já percorreu 12 Estados do país e foi vista por mais de 5 mil pessoas. 

Ao recriar as matas que o acompanharam em toda sua vida, Miguel Penha deseja criar um ambiente em que o visitante se sinta verdadeiramente na natureza. Cada detalhe foi escolhido para criar esse mundo paralelo: troncos de madeira encontrados nas matas, paredes em tons pasteis lembram as matas de transição, e outras em tons mais escuros como o verde ou o preto lembram uma mata mais densa, a iluminação para trazer a luz do Sol. 

A sua relação com a natureza é mais forte ainda devido as suas raízes, suas origens familiares, além de nascer na beira do rio, seu pai um índio boliviano da etnia Xiquitano e a mãe filha de índia Bororo com Português. E assim cresceu brincando no rio, caçando, pescando, plantando a roça e coletando frutos generosamente servidos pelo Cerrado. 

Em 1979, Miguel Penha foi para Brasília trabalhar no comércio de antiguidades e leilões de arte. Em 1984, aos 23 anos, ele retorna e é influenciado pela natureza e sua pintura toma nova direção. Sai do surrealismo para o naturalismo espontâneo. Autodidata, em 2015 viajou para Madri na Espanha e fez uma imersão na Academia de Pintura DeCinti Villalon. 

“Vejo meu trabalho como novo naturalismo, as imagens retratadas são recordações da infância, de lugares por onde passei, e o local onde vivo, para mim é um constante retorno a natureza enquanto preservada e equilibrada”, disse. 

A exposição fica em cartaz até dia 30 de outubro no MARCO.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Mário Vilela | Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2016, 17h43
    0
    0

    Parabéns Miguel, muito sucesso para vc, sempre! Forte ABÇ.

  • Mário Vilela | Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2016, 17h36
    0
    0

    Parabéns Miguel, muito sucesso para vc. Forte ABÇ!

Jogada de vereador pra conseguir vice

thiago muniz 400 curtinha   O vereador de 2º mandato Thiago Muniz (foto), primo do ex-prefeito Percival, resolveu se lançar pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo DEM como estratégia para manter o nome nas discussões majoritárias e na esperança de ser convidado para vice de alguém....

MDB fechado com Pivetta à senatória

joao jose 400 curtinha   O médico e deputado estadual João José (foto), do MDB, disse nesta segunda, em entrevista às jornalistas Lídice Lannes e Andhressa Barboza, em live do RDTV, tv web do portal Rdnews, que o seu partido está fechado no apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao Senado, na...

Pátio punido por não licitar transporte

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (foto) vai concluir o mandato sem conseguir realizar a licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, vencido desde março de 2014. Por essa irregularidade na concessão, já que a Cidade de Pedra, empresa que explora o...

Anelise só vai com respaldo de MM

anelise silva 400 curtinha   Filiada ao DEM, Anelise Silva (foto) deve desistir da disputa à Prefeitura de Cáceres, a não ser que o governador Mauro Mendes, com quem ela pretende conversar nos próximos dias, declare apoio irrestrito a sua candidatura. Nos bastidores, Mauro não dá sinais de que...

Deputados "adotam" pré-candidatos

franklin 400 curtinha   Deputados estaduais se transformaram em padrinhos políticos de quatro pré-candidatos a prefeito de Santo Antonio de Leverger. Considerado o nome mais forte eleitoralmente, o ex-vereador por três mandatos e derrotado ao Executivo em 2016, Franklin Silva (foto), do PSDB e sobrinho do ex-prefeito Edu, entrou...

Candidato da Reitoria sob desgaste

julio cesar 400 curtinha   O professor Júlio Cesar (foto), um dos dois candidatos a reitor, tem apoio carimbado do grupo que comanda a instituição há cerca de 20 anos - desde a Escola Técnica, passando pelo CEFET, até o IFMT. Mas, nas viagens e reuniões em busca de voto, e numa tentativa de evitar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.