CULTURA

Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 15h:17 | Atualizado: 22/02/2021, 16h:00

Recuperação do Centro Histórico e obras do Dutrinha são prioridades, diz secretária

Entrega do Dutrinha (em reforma) e do Beco do Candeeiro (restauração), o aniversário de Cuiabá e recuperação do Centro Histórico são as principais prioridades da secretaria de Cultura. A definição foi divulgada após reunião de transição entre o secretário de Governo Luis Claudio e Carlina Jacob, que assume a pasta, até então comandada pelo ex-vereador.

Carlina Carlina garantiu que vai buscar apoio da sociedade civil, de empresários e deputados para garantir a valorização e crescimento da cultura de Cuiabá.

“Se você não cria memórias, perde-se o sentido das coisas. Precisamos ter um carinho com a nossa cultura para que ela não se perca. E por isso é tão importante essa determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em preservar nosso Centro Histórico”, menciona.

Assessoria

secret�rio de Governo Luis Claudio e Carlina Jacob

Ela ressalta a necessidade  de se manter a identidade cultural e, ao mesmo tempo, abrir-se ao mercado tecnológico. “Precisamos entender que a cultura pode ser uma grande indústria para a cidade, de rentabilidade e vamos trabalhar nesse aspecto”.

Dentre as ações da pasta está a recuperação do Centro Histórico, que é uma prioridade do prefeito. Em 2019, a gestão comandou a restauração e/ou revitalização de 10 equipamentos históricos do Centro de Cuiabá, por meio do PAC – Cidades Históricas: entorno do Casarão do Beco Alto, praça Senhor dos Passos, praça Largo Feirinha da Mandioca, praça Caetano Albuquerque, praça Alberto Novis, Museu da Imagem e do Som MISC, chafariz do Mundéu, Obelisco da praça Luis de Albuquerque, estátua de Maria Taquara, primeira etapa de restauração da Casa de Bem-bem.

No momento, encontram-se em fase de aprovação de projeto pelo Iphan para continuação do restauro dos seguintes equipamentos: Casa Procon, Igreja Senhor dos Passos, Casarão da Funai.

Em fevereiro, a secretaria de Cultura também realizou, em regime emergencial, o escoramento do Casarão 179, na Rua Campo Grande. O imóvel é privado e está em processo de doação para o município.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • letícia | Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021, 06h14
    3
    0

    Esses alvos eram para o aniversário de Cuiabá do ano passado, passado, passado. Espero que não seja mais uma promessa de quem está tomando posse do cargo. Que não seja mais um.

  • Pedro Felix | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 19h35
    2
    0

    Vc conhece a pedra 21? Que tal pensar no tombamento deste ícone da década 70?

  • Realista mais realista que o rei | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 16h34
    6
    2

    A igreja de N. Senhora da Boa Morte também de ser incluída nesse rol de restaurações, pois é um templo de muito significado na história da cuiabanía. Penso que seria bom procurar apoio financeiro de toda a sociedade através de rifas, bingos e similares.

Secretários filiados e sem pretensões

Beto 2x1 400 curtinha   Presidente do DEM em Cuiabá, o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto 2 x 1 (foto), disse, em visita ao Rdnews, quando concedeu entrevista à tvweb RDTV, que alguns colegas secretários estão filiados ao partido, mas isso não significa que eles...

Magistrado quer restrições mais duras

orlando perri 400 curtinha   Ao deferir pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo chefe do MPE-MT, José Antonio Borges, em meio a conflitos de normas editadas pelo governo estadual e pela Prefeitura da Capital, o desembargador Orlando Perri (foto) enfatiza que é preciso endurecer as medidas...

Paisagista, aliança com Pátio e a AL

claudio paisagista 400   Claudio Ferreira, o Paisagista (foto), está tão empolgado com a votação para prefeito de Rondonópolis no ano passado que pretende encarar outro teste das urnas, agora para deputado estadual, em 2022. Pelo DC, ele tentou a sucessão municipal e chegou a 17.498 votos, ficando...

90 novas UTIs só neste ano em MT

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) disse que o governo estadual tem se empenhado ao máximo na luta pelo combate ao novo coronavírus. E enfatiza que somente neste início de ano, o Estado já habilitou 90 novos leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19. Entre janeiro e março, foram abertos...

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...