CULTURA
Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 15h:17 | Atualizado: 22/02/2021, 16h:00
Recuperação do Centro Histórico e obras do Dutrinha são prioridades, diz secretária
Assessoria
Entrega do Dutrinha (em reforma) e do Beco do Candeeiro (restauração), o aniversário de Cuiabá e recuperação do Centro Histórico são as principais prioridades da secretaria de Cultura. A definição foi divulgada após reunião de transição entre o secretário de Governo Luis Claudio e Carlina Jacob, que assume a pasta, até então comandada pelo ex-vereador.
Carlina Carlina garantiu que vai buscar apoio da sociedade civil, de empresários e deputados para garantir a valorização e crescimento da cultura de Cuiabá.
“Se você não cria memórias, perde-se o sentido das coisas. Precisamos ter um carinho com a nossa cultura para que ela não se perca. E por isso é tão importante essa determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em preservar nosso Centro Histórico”, menciona.
Assessoria

Ela ressalta a necessidade de se manter a identidade cultural e, ao mesmo tempo, abrir-se ao mercado tecnológico. “Precisamos entender que a cultura pode ser uma grande indústria para a cidade, de rentabilidade e vamos trabalhar nesse aspecto”.
Dentre as ações da pasta está a recuperação do Centro Histórico, que é uma prioridade do prefeito. Em 2019, a gestão comandou a restauração e/ou revitalização de 10 equipamentos históricos do Centro de Cuiabá, por meio do PAC – Cidades Históricas: entorno do Casarão do Beco Alto, praça Senhor dos Passos, praça Largo Feirinha da Mandioca, praça Caetano Albuquerque, praça Alberto Novis, Museu da Imagem e do Som MISC, chafariz do Mundéu, Obelisco da praça Luis de Albuquerque, estátua de Maria Taquara, primeira etapa de restauração da Casa de Bem-bem.
No momento, encontram-se em fase de aprovação de projeto pelo Iphan para continuação do restauro dos seguintes equipamentos: Casa Procon, Igreja Senhor dos Passos, Casarão da Funai.
Em fevereiro, a secretaria de Cultura também realizou, em regime emergencial, o escoramento do Casarão 179, na Rua Campo Grande. O imóvel é privado e está em processo de doação para o município.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
letícia | Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021, 06h1430
Esses alvos eram para o aniversário de Cuiabá do ano passado, passado, passado. Espero que não seja mais uma promessa de quem está tomando posse do cargo. Que não seja mais um.
-
Pedro Felix | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 19h3520
Vc conhece a pedra 21? Que tal pensar no tombamento deste ícone da década 70?
-
Realista mais realista que o rei | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 16h3462
A igreja de N. Senhora da Boa Morte também de ser incluída nesse rol de restaurações, pois é um templo de muito significado na história da cuiabanía. Penso que seria bom procurar apoio financeiro de toda a sociedade através de rifas, bingos e similares.
Confira também:
- Março de 2021
-
CULTURA
Obras de Dalva Barros são digitalizadas por meio de projeto da Lei Aldir Blanc
- Fevereiro de 2021
-
CULTURA
Urus inaugura espaço kids com atrações exclusivas como Mão de Cera - vídeo
-
CULTURA
Billy Espíndola lança guitarra de cocho com 2 braços e revoluciona sonoridades
-
CULTURA / GESTANDO ARTE
Projeto une artistas, doulas e psicóloga para gestantes em 2 bairros de Cuiabá
-
CULTURA
Sarau celebra vida e obra de Dunga Rodrigues, ícone da cultura de MT