CULTURA

Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2016, 15h:20 | Atualizado: 17/08/2016, 15h:32

Renomados, artistas dão curso e promovem intercâmbio de técnicas

Paulo Scott

 Paulo Scott

Paulo Scott vai ministrar curso sobre "Técnica do Conto". Ele é de Porto Alegre e divide conhecimentos

Arte se compartilha, assim como o pão e a água. Para alimentar a vontade de arte e cultura, dois gigantes chegam à Cuiabá para iniciar cursos no Sesc Arsenal e promovem o intercâmbio de ideias, técnicas, conceitos.

No teatro de formas animadas “Corpo Habitat – Expressão e autoralidade através do boneco” com Bruno Dante do Rio de Janeiro e na literatura “A técnica do conto” com o escritor Paulo Scott de Porto Alegre começam nesta quinta (18) e sexta (19), respectivamente. 

Poeta, contista e romancista Paulo Scott é um dos talentos da literatura brasileira contemporânea. É autor dos romances “Voláteis” e “Habitante irreal”, do livro de contos “Ainda orangotangos” e de poesia “A timidez do monstro”, “Senhor escuridão” e “Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros”. 

Seu mais recente livro “O ano em que vivi de literatura” (2015) retrata em sátira o mundo dos escritores, editores, jornalistas.

Bruno Dante

Bruno Dante

Bruno Dante desenvolve projetos editoriais e ilustra livros

Apesar das semelhanças com a sua própria história, Paulo Scott nega que a publicação seja autobiográfica. O personagem principal Graciliano também gaúcho resolve se mudar para o Rio de Janeiro após receber um prêmio em dinheiro pela sua literatura. 

Mas, Graciliano acaba usando a criatividade para suas postagens no Facebook em busca de likes e encontros casuais com mulheres. Assim usa todo o dinheiro e não consegue escrever uma linha do novo livro. O escritor resvala na efemeridade das redes sociais e retrata a solidão que existe por trás de cada pessoa. 

Em Cuiabá, o curso compreende a exposição e análise das técnicas e vocações estéticas em torno da composição do conto na literatura contemporânea, com a realização de atividades práticas, confrontando o processo de escrita dos próprios alunos. 

“Corpo Habitat – Expressão e autoralidade através do boneco” é conduzido pelo artista visual Bruno Dante, que tem especialização em ilustração na Saint Martin College of Art and Design de Londres. Integrante do núcleo de criação e construção da Cia Pequod – Teatro de Animação (RJ) o artista apresenta o universo do boneco nas artes da cena. 

O carioca desenha desde criança e criava histórias com desenhos e palavras que pegava emprestado do mundo e muitas ele também inventava. Fazia cidades e gente em argila. Agora, desenvolve projetos editoriais e ilustrações para livros infantis, assim como escreve e ilustra os próprios livros. Bruno Dante também cria bonecos de animação para teatro e como obra artística. Hoje, é um escritor e artista visual que transita entre o desenho e a escultura. 

Em seu livro “O velho tempo” fez o texto, ilustração e o projeto gráfico. O livro conta a história de um relojoeiro que atravessa o tempo, até encontrar uma moça triste parada na janela e seu relógio quebrado, assim o velho se aventura na busca de seu conserto. O livro foi ilustrado a partir de fotografias dos bonecos criados pelo artista. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

Pátio, vice, o MDB e ex-secretário

adonias fernandes 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio não desistiu de vez do seu antigo partido, o MDB, no qual militou por mais de duas décadas. Embora em rota de colisão com alguns líderes emedebistas, Pátio ainda tem bom contato com o ex-padrinho político, o...

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.