CULTURA

Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2021, 07h:46 | Atualizado: 19/02/2021, 07h:48

Sarau celebra vida e obra de Dunga Rodrigues, ícone da cultura de MT

Divulgação

Homenagem a Dunga Rodrigues

Ícone da cultura mato-grossense, a professora, musicista, historiadora e escritora Maria Benedita Deschamps Rodrigues, a Dunga Rodrigues, será homenageada com o Sarau Dunga Rodrigues Vive, em 29 de abril na Casa Barão de Melgaço. O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc Cuiabá, é uma parceria entre Elizabeth Madureira Siqueira e o Conservatório Musical Dunga Rodrigues.

O Sarau incorporará músicas tocadas ao piano Fritz Dobbert (consagrada indústria de pianos clássicos), emprestado pelo Conservatório, sendo que o transporte e a afinação do instrumento estarão a cargo de especialistas. Para Elizabeth, “o sarau será um tributo a esta grande musa da cultura mato-grossense, mulher muito à frente de seu tempo, contemporânea até hoje, Dunga Rodrigues”.

Nas apresentações musicais, serão executadas diversas peças pelas pianistas Ébe Sofia Amorim e Edith Seixas, esta última diretora do Conservatório. Iniciará com a Rapsódia Cuiabana - composição do Maestro de Bauru/SP especialmente para Dunga e executada originalmente ao piano e violino, por ocasião dos 250 anos do aniversário de Cuiabá.

O Conservatório Dunga Rodrigues, para o Sarau, apresentará uma adaptação desta peça musical em 4 mãos, elaborada pela professora Hannelore Emma Bucher, de Vitória/ES e encomendada pela pianista professora Edith Seixas. 

Divulgação

Homenagem a Dunga Rodrigues

Além disso, serão executadas quatro peças do grande compositor Ernesto Nazareth: a valsa sentimental Turbilhão de beijos, o famoso Brejeiro, um dos mais famosos tangos brasileiros, Turuna, que é um tango característico, finalizando com Odeon, um tango do mesmo compositor.

O Sarau contará com a participação de um casal de dançarinos Priscila de Paula e Francismar Petini, integrantes do grupo Flor Ribeirinha, que apresentarão performances de dança durante as músicas.

Integrando as linguagens, o veio literário de Dunga também será contemplado, com o lançamento da obra Tributo do IHGMT a Dunga Rodrigues pelos seus 102 anos de nascimento, coordenada por Elizabeth. Nele, crônicas até então inéditas de Dunga mereceram apresentações elaboradas por diversos intelectuais convidados. A obra foi produzida e impressa em 2020, graças ao apoio do Edital prêmio Ponto de Cultura/SECEL-MT, e será distribuída aos presentes no Sarau.

Além do público convidado, espera-se a presença de familiares de Dunga Rodrigues que viajarão do Rio de Janeiro para Cuiabá, especialmente para o Sarau. A organização ressalta que o evento seguirá todos os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Maria | Domingo, 21 de Fevereiro de 2021, 12h46
    2
    0

    Dunga Rodrigues tem sobrinhos que moram em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, filhos do seu irmão Edmundo Rodrigues. Por que os parentes precisam vir do Rio de Janeiro?

  • Benedita da Silva | Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2021, 18h46
    6
    0

    Dunga Rodrigues uma mulher a frente de seu tempo. Ícone da cultura cuiabano? SIM, uma mulher culta autora do livro lendas cuiabanas, provavelmente quem assim não acha é analfabeto funcional, tem que se contentar com sibilidade, é achar Mc's da vida o maximo, ser membro honorário da Cowland, tipo "meu cercadinho minha vida".

  • Dona Dulce Coophema | Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2021, 12h19
    1
    6

    Ícone? Kkkk. Quem é essa idosa na fila do pão?

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...