CULTURA

Segunda-Feira, 05 de Setembro de 2016, 12h:15 | Atualizado: 05/09/2016, 12h:25

Sarau na Mandioca lança serviço de mapeamento da produção artística

João Fincatto

Sarau_cidadao

Sarau começou em 2010 e, neste ano, um programação especial acontecerá na Praça da Mandioca

A Praça da Mandioca recebe amanhã (6), véspera de feriado, mais uma edição do Sarau Free. Desta vez, a festança artística marca o lançamento oficial de uma evolução, por assim dizer, do portal Cidadão Cultura com seu  serviço Perfil Cidadão, novo espaço no site aonde o principal objetivo é facilitar o acesso do público ao trabalho dos artistas mato-grossenses. A celebração começa às 19h.

O acesso é livre e tomará conta das demais ruas das imediações da Praça Conde Azambuja.

“Uma das ideias centrais, que amadureceu a proposta do que é o portal Cidadão Cultura, era a necessidade real de se mapear as potencialidades culturais e artísticas de Mato Grosso, em uma conexão com outras cidades, Estados e países”, explicou a jornalista Marianna Marimon, uma das responsáveis pelo site, juntamente com os artistas e/ou produtores culturais Theodora Charbel, Fabrício Chabô, Carol Marimon, João Carlos Fincatto e Marcelo Almeida.

Marimon e a equipe viam como processo natural esse passo além, em espaço na web dedicado essencialmente ao labor artístico regional, mas ancorado no comum universo com o que acontece na arte do resto do mundo. Há tempos Cuiabá e Mato Grosso deixaram de ser só terra de caju e manga. Tem arte urbana de qualidade sendo feita aqui, com os obstáculos conhecidos para divulgação.

Nesse elo da corrente produtiva é que pretende entrar o Perfil Cidadão.  De acordo com Marimon, há um portfólio virtual aonde artistas e produtores podem cadastrar uma minibiografia com fotos, links para mídias sociais, playlists de aplicativos como Soundcloud e Youtube.

Pedro Ivo

Sarau_cidadao

Durante o Sarau, Praça da Mandioca se tornará palco de uma mistura artística e cultural. Imperdível!

Além disso, ganham classificações por categorias em botões clicáveis no portal, tais quais Músicos, Bandas, Artistas Visuais, Escritores, Produtores Culturais, entre outros, para acesso direto ao que cada um tem para mostrar.

Após o lançamento desta terça, o Perfil Cidadão estará disponível para que todos os interessados realizem o cadastro no portal.  “Além de mapear o trabalho dos artistas e produtores e servir como uma ferramenta de divulgação, o Perfil Cidadão poderá ser acessado por todos os usuários, mesmo os que não se cadastrarem, para navegar nos portfólios e facilitar o intercâmbio com artistas e produtores”, exemplifica Marianna.

O Portal Cidadão Cultura também engloba a TV de Quintal, com inovações na cobertura audiovisual de eventos e criadores, reportagens literárias, contos e crônicas, além da agenda de acontecimentos de cultura e arte.

Batizado de Free desde a primeira edição, nos idos de 2010, o Sarau, garante Marimon, ajudou a reavivar o Centro Histórico com ocupações artísticas. Na programação de hoje, ”o Gran Bazar Pac fará projeção dos programas da TV de Quintal e entrevistas com artistas como Lenine, Zeca Baleiro e Wlademir Dias-Pino, além de nomes locais como Rogê Além, Robson Resner e Theo Charbel, entre outros”, diz a diretora de jornalismo do Cidadão Cultura.

Além das muitas apresentações previstas, com André Balbino e Eduardo Ferreira no projeto Viralatas, Karola Nunes e Jean Bass, haverá, ainda, no Bar do Bigode, exposição fotográfica do Coletivo Hell Lab, com os fotógrafos Pedro Ivo, Raphael Nilkerson, Bruno Cidade, Fernando Martin, Maycol Entonny e Diego Almeida. E a arte da fotografia será contemplada também com a projeção de imagens de 500 fotografias de mais de 50 fotógrafos de todo o Brasil, numa parceria com o grupo Maratona Fotográfica.

Na Rua do Meio, o DJ Espinha Representa fará discotecagem e, por fim, o palco principal ficará aberto para todas as manifestações artísticas e culturais e quem quiser tocar um instrumento musical, recitar uma letra, poema ou performance.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.