CULTURA

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019, 15h:13 | Atualizado: 25/04/2019, 15h:17

Tibanaré inicia tour pelo interior com oficinas e teatros infantis - programação

A estreia de “Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros” em 2013 foi um divisor de águas na trajetória do Grupo Tibanaré. Desde então, a obra vem ganhando espaço no cenário nacional e internacional, marcando presença em festivais, encontros e circuitos culturais. 

Sesc Arsenal

sesc - timbanar�

O grupo Tibanaré traz para o público, formas poéticas dos cortejos a moda antiga e encanta

Ao longo da sua trajetória, o grupo percorreu inúmeros municípios de Mato Grosso, sempre com o objetivo de fortalecer, ampliar e descentralizar suas ações, tendo atuações significativas em zonas rurais, ribeirinhas, pantaneiras, assentamento e outros lugarejos possíveis de criar encontros e conexões. A última turnê pelo interior do Estado aconteceu com o cortejo cênico musical Andarilhos das Estrelas e neste ano tem previsto além do Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros, a circulação do espetáculo mais antigo da trupe, o “Palhaçando”, também selecionado pelo mesmo edital, porém será executado em junho e julho em cidades diferentes.

A obra é destinada para as crianças e tem como tema central “o amor”, que é tratado com pureza, verdade e delicadeza, por ser esse o modo que a criança sente e entende. No meio de tanta intolerância, as personagens “Passarinhou e Passarinhar”, trazem um campo de identificações, onde os pequenos e também os grandinhos se assemelham com seu dia-a-dia. A jornalista Janete Manacá escreveu sobre suas sensações dentro da obra e trouxe uma identificação afetiva valiosa: “Os rumos do amor, tão dito e tão pouco sentido e vivenciado em nossos dias, têm nos causado espanto e temor. De repente, dois pássaros nos dão uma sublime lição de afeto e amor, mas com inocência, verdade e simplicidade. Cala a nossa voz e faz reverberar nossa respiração. Por certo, isso só acontece quando somos tomados pela magia de sentimento tão sublime como o amor”.

O diretor e ator do espetáculo Jefferson Jarcem comenta que a circulação pelo interior e até mesmo apresentações feitas em Cuiabá, vem como um frescor para os trabalhos, “Estamos constantemente nos apresentando fora do Estado e isto vem fortalecendo nossa identidade como grupo. Somos trabalhadores, vivemos da nossa arte e a cada viagem ficamos impressionados com as pessoas que entendem, fortalecem e dão sentido para a nossa missão como grupo.

Quando temos uma oportunidade de circular em nosso território, ficamos empolgados, sentimentais e celebrativos, pois os nossos sotaques serão fortalecidos neste espaço de partilha, pois a minha direção sempre está contaminada pela minha cuiabania, baixada e interior de Mato Grosso”. 

Para fortalecer a circulação, ampliando os profissionais e o número de cidades atendidas, o grupo agregou parceiros que valorizam as ações continuadas na aérea cultural e artística: Projeto Doce Vida, da Barralcool de Barra do Bugres, Prefeitura de Nova Olímpia, junto com o departamento de Cultura e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Prefeitura de Tangará da Serra, junto com a Secretaria de Turismo e Departamento de Cultura, Prefeitura de Sorriso, junto com a Secretaria de Educação e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, Prefeitura de Matupá junto com a Secretaria de Cultura e Prefeitura de Santa Rita do Trivelato junto com a Secretaria Municipal de Educação.

Sinópse espetáculo

Depois de tanto voarem sozinhos, dois passarinhos de espécies diferentes foram surpreendidos pelo destino brincalhão: Um encontro. Foi gorjeio à primeira vista. Unindo dança, palhaçaria e teatro, Fiu Fiu - Um encontro entre pássaros é um voar leve sobre um campo de possibilidades. Uma dança de verão em tempos de amor entre Passarinhar e Passarinhou. Traz para o público, formas poéticas dos cortejos a moda antiga, numa linguagem simples que produz risos sinceros e suspiros sensíveis. Uma história que reanima o charme da conquista e que reacende os corações que já estavam desacreditados pela intolerância.

Agenda pelo Estado

Desta vez, a turnê acontece próximo de casa, com a oferta de uma oficina de teatro e uma apresentação em cada cidade.

  • Sexta - Barra do Bugres 
  • Sábado - Nova Olímpia 
  • Domingo - Tangará da Serra 
  • 17 de maio - Sorriso
  • 19 de maio - Matupá 
  • 20 de maio - Santa Rita do Trivelato 
  • A partir da próxima semana pelo Circula MT Teatro em Peixoto de Azevedo. 

________

Serviço

  • Contato - (65) 9 8449 0919 falar com Fernanda Gandes
  • Email - grupotibanare@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Kalil descarta candidatura a prefeito

kalil baracat curtinha   O secretário de Governo Kalil Baracat (foto), do MDB, assegura não ter nenhum projeto para disputa a prefeito de Várzea Grande e nem foi procurado pelo casal Jayme e Lucimar Campos, senador e prefeita, para debater o assunto. Pondera que ainda é cedo e que as discussões eleitorais...

Selma retribui elogio de Sérgio Moro

selma arruda curtinha   A senadora Selma Arruda (foto), que foi elogiada e utilizada como exemplo pelo ministro da Justiça  na CCJ do Senado, fez questão de expressar solidariedade a Sérgio Moro.  O ministro  está na defensiva desde que o site The Intercept começou a publicar supostas conversas com...

Cotia também quer disputar Cáceres

cotia curtinha   Surge mais um pré-candidato a prefeito de Cáceres, além dos três aliados do prefeito Francis Maris e de outros cinco pretendentes pela oposição. Trata-se de Renancildo Soares França, o Cotia (foto), filiado ao PSD. Ex-assessor do ex-federal Pedro Henry, do ex-vice-governador...

5 ensaiam em Cáceres pela oposição

tulio fontes curtinha   Enquanto três tucanos da base do prefeito Francis vivem expectativa por candidatura pelo palanque situacionista em Cáceres, grupos de oposição se movimentam para lançar nomes competitivos. O advogado e ex-prefeito por dois mandatos Túlio Fontes (foto), do PV, demonstra certo...

Base de Francis, Júnior e divergências

eliene liberado curtinha   O prefeito de Cáceres Francis Maris, no segundo mandato e, portanto, fora do projeto majoritário de 2020, não esconde mais de ninguém que o nome preferencial para a disputa à sucessão é do seu secretário de Turismo, Júnior Trindade. E isso não tem...

Prefeito é ovacionado em solenidade

emanuel pinheiro curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) foi ovacionado nesta segunda (17), durante a solenidade que marcou entrega das chaves das unidades do Residencial Nico Baracat I,  no Jardim Liberdade, região da Grande Osmar Cabral. No geral, 360 famílias receberam as chaves dos imóveis, programa do Minha...

MAIS LIDAS

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.