ECONOMIA E AGRO

Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2015, 14h:35 | Atualizado: 23/11/2015, 14h:44

Tempo

Chuvas seguem irregulares e há replantio em regiões de Mato Grosso

Reprodução

soja_platio

Produtores plantam soja, mas chuvas irregulares causam replantio em áreas

Os produtores rurais de Mato Grosso avançam na semeadura da safra de soja 2015/16. De acordo com o boletim semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o momento 83,7% da área total foi semeada. Apesar disso, ainda há preocupação com as irregularidades climáticas no Estado. 

“As chuvas continuarão irregulares, e nos próximos dez dias haverá precipitação em todas as regiões do Estado”, explica Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologista. 

As precipitações, entretanto, são pontuais. “Estamos observando chuvas em diversos municípios, mas não com regularidade. Há replantio e os produtores estão preocupados com essa instabilidade”, diz Silvesio Oliveira, vice-presidente da Aprosoja na região Norte. 

O volume de chuvas também poderá variar bastante, de 10mm a 100mm. “Há maior probabilidade de chuvas nas regiões da BR-163 e Vale do Araguaia e menor na região do Parecis”, diz Marco. Segundo Emerson Zancanaro, delegado da Aprosoja, na região de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato há áreas com baixa umidade e replantio em áreas mais arenosas. 

No Sul não é diferente, segundo o vice-presidente da Aprosoja na região, Alexandre Schenkel. “As chuvas na região são uma loteria, mas a cada quinze dias chove bem. E como está muito quente, isso pode ser ruim dependendo do estágio da planta”, explica. 

Segundo o boletim do Imea, quase metade da safra foi semeada na primeira quinzena de novembro e isso significa que, se chover bem em janeiro, essa soja poderá ter ganhos de produtividade. Entretanto, se houver excesso de chuva na colheita, poderá haver prejuízos para a segunda safra e diminuição na qualidade dos grãos de soja.  

O instituto fez uma previsão inicial de que o potencial haverá 68,6% de soja apta a ser colhida aponta até o fim de fevereiro. “Se for consolidado, será uma safra maior que as safras passadas, mesmo com a semeadura atrasada este ano, devido ao aumento da utilização de sementes de ciclo precoce”, informa o boletim semanal.  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Licença da PRF para disputar eleição

Arthur Nogueira_400_curtinha   As eleições municipais e ao Senado continuam inflacionando o número de pré-candidatos. O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (foto), anunciou que se afastou das atividades policiais para colocar o seu nome à disposição da Rede para concorrer a vaga da senadora...

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

Vereadora cacerense vira opção à vice

valdeniria 400 curtinha caceres   Em Cáceres, a vereadora de cinco mandatos Valdeniria Dutra Ferreira (foto), do PSC, está sendo cortejada pelos principais pré-candidatos a prefeito. Todos querem-na de vice da chapa. Até Paulo Donizete, que entrou na disputa majoritária apoiado pelo prefeito Francis Maris, passou...

Selma deve mesmo deixar o Podemos

selma arruda 400 curtinha   Para evitar um novo pedido de expulsão do Podemos, Selma Arruda dá sinais de que deixará o partido nos próximos dias. A ex-senadora, que preside o Podemos de Cuiabá, foi "convidada" a deixar a sigla após demonstrar resistência em apoiar a pré-candidatura do deputado...

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.