ECONOMIA E AGRO

Sexta-Feira, 04 de Maio de 2018, 17h:23 | Atualizado: 04/05/2018, 17h:28

AGRONEGÓCIO

Colheita da soja safra 17/18 é finalizada em 9,4 milhões de ha do Estado, diz Imea

Reprodução

colheita

Avanço da colehita na semana foi de 0,01 ponto porcentual em área cultivada com soja em MT de 9,4 milhões de ha

A colheita da safra de soja 2017/18 foi concluída em Mato Grosso, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta (4). O avanço na semana foi de 0,01 ponto porcentual ante a semana passada. No ano passado, a retirada dos grãos foi concluída na mesma semana. A área cultivada com soja em Mato Grosso foi de 9,4 milhões de hectares.

Uma medida consta na Instrução Normativa Conjunta nº 002/2015, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) determinado o fim da colheita da safra da oleaginosa.

Após a data estabelecida, todas as áreas cultivadas com soja deverão estar colhidas, podendo permanecer somente as plantas de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos das perdas da colheita, até a data estabelecida para o início do vazio sanitário em 15 de junho.

De acordo com o relatório de acompanhamento de colheita publicado em 20 de abril, pelo Imea, 99,94% da área plantada de soja já havia sido colhida.

Vazio sanitário

O produtor rural também precisa ficar atento ao período do vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro, que visa à segurança fitossanitária, prevenção e controle da ferrugem asiática da soja no estado.

Durante esse período, não é permitida a existência de plantas vivas de soja, sejam cultivadas ou “guaxas”. Isso inclui as plantas vivas de soja ao redor dos armazéns e à beira das estradas e ferrovias dentro da área de domínio do produtor.

O fungo Phakopsora pachyrhizi ataca a planta de soja causando a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos e, consequentemente, reduzir a produtividade e causa prejuízos econômicos.

A multa para quem descumprir o período do vazio sanitário é de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT), mais 2 UPFs por hectare de planta não eliminada. O valor da UPF pode ser consultado no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT).

O descumprimento do vazio sanitário da soja pode ser denunciado à Ouvidoria do Indea, pelo telefone 0800 647 9990. (Com Governo de MT)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

Deputado reforça equipe com Nego

nego ramos 400 curtinha   Com larga experiência na política, Valdeny dos Santos Ramos, o popular Nego Ramos (foto), agora reforça a equipe do deputado Emanuelzinho, que, aos 25 anos hoje, é o terceiro federal mais jovem do país, e foi o terceiro mais votado nas urnas de 2018, em Mato Grosso, com 76.781 votos....

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.