ECONOMIA E AGRO

Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 13h:24 | Atualizado: 07/04/2020, 19h:13

DESVIO DIPLOMÁTICO

Conversas desvairadas, diz Blairo sobre ataques de bolsonaristas contra a China

Rodinei Crescêncio

Blairo Maggi

Ex-governador de MT e ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi classificou com "muita besteira e especulações" fala de ministro e deputado contra a China

O ex-governador de Mato Grosso e ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, um dos maiores empresários do agronegócio no mundo, classificou como “conversas desvairadas” os ataques feitos pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente  da República Jair Bolsonaro,  contra a China. Os dois culparam o país asiático pela pandemia do novo coronavírus (Covid 19) com postagens consideradas xenófobas, o que gerou reação da Embaixada no Brasil.

Lamentando a situação, Blairo avalia que o mercado chinês é suficientemente maduro para não se desgastar com os ataques de Weintraub e Eduardo Bolsonaro. No entanto, diz que o constrangimento diplomático é uma “lástima”.

 “Muita besteira, muita especulação, mas o mercado é suficientemente maduro para não entrar nestas conversas desvairadas. Estes negócios do agro se fazem por necessidade e não para agradar um ou outro, mas isso não é bom mesmo. Uma lástima estas conversas desvairadas”, pontuou Blairo.

Hoje, estima-se que a China consome 35% das exportações do agronegócio brasileiro. Mesmo assim, Blairo considera normal o anuncio de que o país asiático vai ampliar a compra de soja dos Estados Unidos.

  “Eles (os chineses) precisam dosar as compras. Se forçar o mercado americano, sobe o valor em Chicago (Bolsa). Os Estados Unidos não conseguem abastecer o mercado sozinho, eles têm outros clientes mundo afora e um grande mercado interno, uma indústria de proteínas animal muito grande também”, completou.

Constrangimento diplomático

No final de semana, o ministro da Educação publicou  em rede social insinuações de que o a China  poderia se beneficiar, de propósito, da crise mundial causada pelo coronavírus. O texto foi apagado depois.

Mesmo assim, a embaixada chinesa no Brasil reagiu, também na rede social, divulgando uma nota na qual repudiou a fala de Weintraub. O embaixador, Wanming Yang, cobrou uma posição oficial do governo e classificou as declarações do ministro como “absurdas”, “desprezíveis” e de “cunho racista”.

“O lado chinês aguarda uma declaração oficial do lado brasileiro sobre as palavras feitas pelo ministro da educação, membro do governo brasileiro. Nós somos cientes de que nossos povos estão do mesmo lado ao resistir às palavras racistas e salvaguardar nossa amizade”, escreveu, marcando o perfil do Ministério das Relações Exteriores no Twitter.

“Deliberadamente elaboradas, tais declarações são completamente absurdas e desprezíveis, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil”, escreveu a embaixada.

Na postagem do ministro,  Weintraub debochava dos chineses pelo fato de que, quando falam português, geralmente  trocam o R pelo L das palavras como a fala do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica.

“Geopolíticamente [sic], quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu Weintraub.

Em 18 de março, também em uma rede social, o deputado Eduardo   escreveu que a culpa pelo coronavírus era da China. Na semana passada, também em rede social, o deputado se referiu ao novo coronavírus como vírus chinês o que também causou manifestações de repúdio do embaixador. (Com informações do Metrópoles)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Dos Santos | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 16h21
    2
    0

    Ué, ta reclamando do que, "cara pálida"?...não foram vocês da bancada ruralista que ajudaram a colocar este governo, onde esta?...agora, aguenta! Só lembrando, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, responsável pela compra de mais de 1/4 das exportações brasileiras, além de ser o maior investidor externo do Brasil, só isso. Quem precisa mais de quem?...de certo, não é a China, não é mesmo.

  • jossy josares | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 14h09
    0
    1

    Não tem problema atacar o Trump e os EUA, grande parceiro econômico nosso, inclusive em vários pronunciamento no Congresso. O que a gente observa é que determinados grupos de "minorias" e determinados países são canonizados e intocáveis pela maldita filosofia do politicamente correto

  • Neto | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 13h47
    1
    0

    Concordo com vc Blairo, essas tranqueiras Bolsolides, só fazem cacada.

  • Chirrão | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 12h30
    1
    1

    CADE OS MAQUINARIOS???????CADE CIDINHO???

  • ZEE | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 10h30
    2
    2

    B.M, fica quieto q tudo q vc fez por MT só será lembrado a transmissão de seu governo para Sinal Barbosa..Hj considerado o maior cientista de MT(Transformou o MT e a copa do mundo em merda)

  • Amaral de souza | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 07h52
    2
    2

    Quero que BraiRo e sua tchurma se explodam...capitalustas extremados vivem se beneficiando de tudo de todos os governos...eita gentalha.

  • jorge kurassaki | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 05h04
    4
    3

    O BLAIRO MAGICO; ENTÃO ; DECERTO A PANDEMIA VEIO DAS SUAS PLANTAÇÕES DE SOJA !!! QUANDO FALA QUE VEIO DA CHINA É SÓ PRA INGLÊS VÊ!!!

  • Raul | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 19h53
    2
    2

    Gilmar, saia um pouco desse gabinete do ódio....

  • deovaldo | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 16h36
    5
    2

    Esses dias assisti aos 3 episódio de NARCOS, vale a pena assistir pelo que aconteceu no Estado de Mato Grosso e detrimento do Evento da Copa do Mundo de 2014, pois bem o que quero mostra em relação ao filme foi que compraram todos, vejam bem, todos os poderes foram envolvidos para que acontecesse os desvios apontados pelo TCU, MPF,AGU, enfim, mas aqui nesse Estado desde que me conheço por gente, ví e ouví a respeito de todo o tipo de corrupção, mas quem delata acaba morto né, ou nunca mais é visto e mais o crime de colarinho branco sempre compensou neste Estado, pois que acoberta tem interesse e ficou rico, são caos de várias figuras públicas que se tornaram Secretários e até Conselheiros e quiçá desembargador, pois é a promoção somente rola no meio politico, pena que não posso revelar o meu verdadeiro nome.....pqp até quando meu DEUS.........

  • GILMAR DE PAULA | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 15h28
    8
    8

    "Quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro". Pelo que eu saiba a "desgraça" começou na China e a China mentiu ao mundo. Aliás, essa não é a primeira "praga" que começa por lá.

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.