ECONOMIA E AGRO

Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 18h:30 | Atualizado: 01/07/2020, 10h:14

Carne Bovina

Embargo da China atinge 2 frigoríficos de MT; ex-ministro pede ação rápida do Mapa

Reprodução

Marfrig

A China, maior importador da carne do Estado, suspendeu as compras de frigoríficos de carne bovina brasileira, sendo dois em Mato Grosso. O país investiga se o novo surto da Covid-19 estaria associado ao mercado de alimentos.

Foram suspensas as unidades da Marfrig, de Várzea Grande, com capacidade de abate de 80 cabeças por hora, e Agra Agroindustrial, com capacidade de processamento de até 40 cabeças por hora, em Rondonópolis.

A Agra Agroindustrial de Alimentos teria suspendido voluntariamente exportações de carne bovina à China depois de uma infecção pelo vírus entre trabalhadores.

O ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, considera que "o Governo Federal deve agir rápido pra tentar reverter a situação". Segundo ele, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já deve estar adotando as providências necessárias.

Questionado se a suspensão pode ter razões políticas, Blairo comentou que "nunca vamos saber se as restrições foram retaliação". Ele se refere a postagens em redes sociais do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e do ex-ministro da Educação Abraham Winetraub que podem ter sido consideradas xenofóbicas e racistas  contra o povo chinês.

Em 2017, Blairo ajudou a gerenciar a crise com a China após a Operação Carne Fraca que identificou irregularidades sanitárias em frigoríficos.

Das 210 milhões de cabeças de gado brasileiro, 30 milhões está no Estado, que está como o 2º maior consumidor de carne bovina, com média de 38,6 kg por habitante ao ano.

A suspensão se deve “ao aumento do número de casos de Covid-19 em frigoríficos brasileiros”, informou, em nota, o Ministério da Agricultura.

A notícia preocupa o setor, mas presidente do Sindifrigo, Paulo Bellicanta, não quis comentar. A redação do também procurou a assessoria da Marfrig que informou que a empresa não vai falar sobre o assunto.

24 mil empregos ameaçados

O setor gera mais de 24 mil empregos em 31 frigoríficos e o estado pode deixar de abater mais de 40 mil cabeças de gado e, em 2019 MT, exportou 1,9 milhão de toneladas de carne bovina.

Quase 80% da carne bovina consumida pelos brasileiros é produzida no próprio país que tem o maior rebanho do mundo. Atualmente, a exportação de carne bovina representa 3% das exportações brasileiras com peso de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e 30% do PIB do Agronegócio.

 

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Léo | Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 10h13
    3
    0

    A palavra esta com as "esse lensias ministeriais", ilustres deputados(sem o mínimo conhecimento sobre políticas internacionais) e replicadores de fake news, de plantão, para falar mal da China... Quem sabe voltam a comprar....rsrs

  • Chirrão | Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 08h52
    4
    4

    SEM CELULAR VIVEMOS...SEM TABLETS VIVEMOS...SEM CARROS VIVEMOS...MAS SEM ALIMENTO NÃO !! A CHINA SÓ SUGA AS NOSSAS MATÉRIAS PRIMAS E NÓS AINDA TEMOS QUE COMPRAR SEUS PRODUTOS DE PÉSSIMA QUALIDADE.

  • Ze da roça | Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 06h03
    4
    3

    30 MILHÕES DE CABEÇA DE GADO E O POVO MATO GROSSENSE NÃO COME CARNE E NÃO TEM PARTICIPAÇÃO NO LUCRO E AINDA VEM FALAR EM PREJUÍZO BOICOTE, BANDO DE BABA OVO DOS COMUNISTAS

  • Amaral antunes | Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 20h53
    8
    2

    Manda o besta embaixador de relacoes exteriores e o weitraub lá pedir para chineses voltar comprar 🤣😱🤣😱

  • Marcio | Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 19h06
    5
    1

    Alem de não dar exemplos, transferiram as responsabilidades do estado perante as Leis para o povo... ou seja assumiram que estamos sem LEIS! China e UE suspeitem dessa mídia conivente e fiscalizem!!

Disputa a prefeito e apoio de Sachetti

 luizao_curtinha400   O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão (foto), ex-presidente da CDL de Rondonópolis, está mesmo determinado a encarar, pela primeira vez, o teste das urnas para prefeito. E inicia uma oposição dura à gestão Zé do Pátio, que buscará a...

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.