ECONOMIA E AGRO

Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 14h:15 | Atualizado: 29/11/2019, 14h:28

Qualificação

Escola de Energia cria oportunidades no mercado de trabalho de Mato Grosso

Reprodução

energisa_1

Energisa, junto com Senai, apenas neste ano, qualificou 280 profissionais em 7 municípios

“O projeto mudou minha vida”. A frase é do eletricista José Claudio Neto, um dos participantes da “Escola de Energia”, numa parceria da Energisa com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O projeto qualifica, desenvolve competências e prepara profissionais para o mercado de trabalho no setor de energético.

José lembra que, antes da “Escola da Energia”, ficou quase dois anos desempregado. “Um colega da igreja mencionou o curso e, apesar de não saber nada sobre a área, fui participar. Vi ali uma oportunidade para mudar de vida”, conta.

À medida que o curso foi acontecendo, Neto se apaixonou pela profissão. “A parte teórica era sempre mais difícil, confesso, mas adoro a parte prática do trabalho”, diz. Após o curso de eletricista em redes de distribuição na “Escola de Energia” José conseguiu uma oportunidade como eletricista na Energisa. “Demorou um pouco, mas hoje estou empregado e feliz com o que eu faço”, comemora.

A história de José Neto é a grande inspiração do projeto. Em 2019, a parceria qualificou 280 profissionais, em 12 turmas realizadas em sete municípios: Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Sinop. “Já são nove turmas concluídas e três serão encerradas até fevereiro de 2020”, informou a analista de Recursos Humanos da Energisa, Shirlei Soares e Silva Carvalho.

Ela destaca que a formação de mão de obra para o setor é o foco da parceria. “O projeto reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado, além de criar novas oportunidades para os que buscam ingressar no mercado de trabalho”, avalia.

Uma novidade em 2019 foi a abertura de duas turmas, em Confresa e Alta Floresta. “Tivemos uma demanda para essa localidades, e junto com o Senai conseguimos levar uma turma para cada cidade. O setor de energia elétrica no Brasil é muito promissor, fundamental e estratégico para assegurar o desenvolvimento econômico do país. Por isso, é essencial termos profissionais cada vez mais qualificados e preparados para o mercado”, reforça Shirlei.

Para o gerente de Educação do Senai/MT, Carlos Braguini,  o projeto oportuniza a formação de trabalhadores em um segmento de alta empregabilidade e relevância socioeconômica. “Permite que as pessoas ampliem sua chance de trabalho a partir de uma formação técnica específica, cujo mercado apresenta excelentes oportunidades. E a Energisa é um parceiro estratégico do Senai na formação desses profissionais qualificados e na criação de oportunidades dentro do mercado de trabalho”, ressalta.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

Racha no DEM; "pepino" com Fabio

fabio garcia 400 curtinha   O presidente estadual do DEM, ex-deputado Fábio Garcia (foto), não só se encontra numa saia-justa, como tem a árdua missão de atuar como bombeiro para apagar incêndio provocado pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, que, sem consultar o partido e nem o governador Mauro...

Álbum de casamento para 300 casais

marcia_curtinha_ok   A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (foto), que desde 2017 lidera alguns projetos sociais de forma voluntária, fez questão de, mesmo com a pandemia da Covid-19, promover, na última segunda, entrega simbólica de álbuns de casamento para 10 casais, que foram escolhidos...

Fora de vez da disputa para senador

cidinho santos 400 curtinha   O empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto), recém-filiado ao DEM, desistiu de vez da ideia de entrar de última hora na corrida ao Senado, na suplementar que será realizada em novembro deste ano. E por algumas razões. Primeira, como sócio do frigorífico União...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.