ECONOMIA E AGRO

Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2020, 14h:47 | Atualizado: 13/01/2020, 15h:12

REGIÃO DE BARRA

Guias podem solicitar credenciamento para operar no Parque Serra Azul

Carlos Muniz/Sema

Serra Azul

Unidade de conservação Parque Estadual da Serra Azul, ponto turístico bem visitado em MT

Os guias de turismo que residem em Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças (GO) podem solicitar o credenciamento junto à Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul para atuar na Unidade de Conservação. O profissional poderá acompanhar turistas no Centro de Atendimento ao Visitante, Discoporto, Mirante do Cristo e Trilha das Cachoeiras. O cadastro deve ser feito até o dia 07 de março.

Para se cadastrar, o profissional deve protocolar junto à Sema, em Barra do Garças, requerimento padrão preenchido e anexar cópia da Carteira de Identidade (ou documento aceito para identificação), CPF, documento que ateste a condição de Guia de Turismo e comprovante de residência em Barra do Garças, Pontal do Araguaia ou Aragarças-GO. Para ter acesso ao parque, será exigida Carteira Nacional de Habilitação ao condutor e o veículo deverá estar com documentação e itens de segurança em dia.

Os veículos usados por guias de turismo e seus clientes não serão incluídos na cota diária de 30 carros, porém, devem observar os horários de funcionamento da Guarita Principal, das 07h às 17h exceto às terças-feiras, dias de Parque fechado para manutenção e folga da equipe.

De acordo com a gerência do Parque Serra Azul, o acesso à gruta dos Pezinhos será permitido após a autorização pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Sobre o Parque

O Parque Estadual Serra Azul é importante refúgio para grande número de espécies da fauna e flora do cerrado. A Unidade de Conservação foi criada atendendo forte apelo popular que possui grande envolvimento com a área desde a década de 50. Dentro do Parque, estão diversos córregos como Avoadeira, Peixinho, Pitomba e Ínsula.

Dentre os atrativos, está a Trilha das Cachoeiras pelo bioma Cerrado. Com percurso estimado de 2,35 Km, o turista tem a opção de seguir na trilha contracorrente do Córrego Voadora ou na direção normal do fluxo da água. Aos que desejarem subir, a entrada será via Clube da Usina e via Pé da Serra.

O parque também é um local para que os devotos de Jesus Cristo possam expressar a admiração. Peregrinos percorrem os 1.204 degraus da "escadaria da fé" rumo ao mirante do Cristo Redentor, que também oferece vista para as cidades e rios Garças e Araguaia.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.