ECONOMIA E AGRO

Quinta-Feira, 13 de Junho de 2019, 09h:09 | Atualizado: 13/06/2019, 12h:07

10 dias de embargo

Mapa não vê risco e libera exportação de carne para China, diz deputado - vídeo

Rodinei Crescêncio

Coordenador da bancada federal Neri Geller

Neri Geller pondera que recebeu uma ligação de Tereza

Dez dias após suspender as exportações de carne bovina para a China, o ministério da Agricultura (Mapa) levantou hoje (13) o embargo, garantindo que a comercialização seja retomada. No começo deste mês, foi descoberta uma suspeita da incidência da doença conhecida por “Vaca Louca”, em Mato Grosso. Após comprovação de que se tratava de um caso atípico e isolado, e a comunicação ter sido feita de forma imediata pelas autoridades, o mercado volta à normalidade.

O anúncio foi feito de forma extraoficial pelo deputado e ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP), que, em vídeo, relata ter recebido uma ligação da ministra Tereza Cristina, nesta manhã para noticiar o fim do embargo - assista.

“Essa é uma boa notícia. O ministério da Agricultura agiu rápido, está de parabéns assim como o Indea de Mato Grosso e todos que se envolveram nesta discussão, pois mostrou a competência e a qualidade da defesa sanitária vegetal e animal do nosso querido Brasil”, disse o deputado, entusiasmado, no vídeo.

Em Mato Grosso, o embargo da carne bovina para a China provocou prejuízos médios de US$ 6,7 milhões durante os 10 dias. Isso porque a média de exportação mensal do Estado de carne bovina para a China é de US$ 20 milhões, valor que representa 22,8% das exportações mensais do Estado. Os dados são baseados no Relatório Semanal de Bovinos do Imea.

Às 12h01 - Em nota, Mapa confirma a suspensão

O ministério da Agricultura, em nota, ressalta que a China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. E que a ministra Tereza Cristina recebeu a notícia da reabertura do mercado chinês nesta madrugada. "A ministra reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas".

Veja, abaixo, a nota

A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado em Mato Grosso.

A China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebeu a notícia da reabertura do mercado chinês nesta madrugada. A ministra reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas.

A doença foi constatada em uma vaca de corte, com idade de 17 anos. Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não havia, portanto, risco para a população.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou no último dia três, o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que mostrou que não há risco sanitário. As exportações de carne bovina continuaram normalmente para os demais países.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.