ECONOMIA E AGRO

Sábado, 11 de Julho de 2020, 09h:45 | Atualizado: 11/07/2020, 10h:00

CRISE

Mesmo com pandemia, exportação de carne cresce 621%; frigoríficos adaptados

Divulgação

Frigor�ficos MT - carne bovina

Frigoríficos em Mato Grosso empregam 24 mil pessoas e tiveram aumento de 621% nas exportações na crise (foto do período pré-pandemia)

Os mais de 24 mil trabalhadores do setor da agropecuária do Estado precisaram se adaptar às novas rotinas de trabalho nas 40 plantas frigoríficas para atender às normas sanitárias e evitar a disseminação da Covid-19. Os estabelecimentos disponibilizaram serviços ambulatoriais e modificaram o fluxo de produção. Mesmo com crise, setor aumentou 621% as exportações.

Hoje, nenhum trabalhador pode transitar sem Equipamentos de Proteção Individual e foram instaladas barreiras sanitárias na entrada das empresas com profissionais de enfermagem e de ambulatório aferindo temperatura e entrevistando todas as pessoas que chegam, desde funcionários, motoristas de ônibus e caminhões, e também visitantes.

O transporte dos funcionários até as unidades dos frigoríficos está com redução de 50% no número dentro dos ônibus, além de álcool em gel disponível nas portarias e demais setores da empresa para higienização constante das mãos.

Dentro das unidades de abate e cortes, o chão está demarcado em todos os locais que geram filas na empresa, para controlar o distanciamento. Como nos refeitórios que não possibilitam mais o autosserviço e oferecem talheres higienizados e separados em sacos plásticos e papel filme, uso de copos descartáveis em todas as unidades.

O atendimento ao público não está ocorrendo e as recepções foram fechadas para restringir o acesso de visitantes. Parte dos colaboradores da área administrativa estão em regime de teletrabalho.

Exportação cresceu 621,3%

A atividade é de grande impacto para a economia mato-grossense e, segundo assessoria do Sindifrigo, até maio desse ano, MT exportou 16,5 mil toneladas de carne bovina para a China, resultando num faturamento de U$ 79,7 milhões. No comparativo com o mesmo mês de 2019, isso representa um aumento de 13,8 mil toneladas e de U$ 66,9 milhões.

Em percentual, os números mostram um crescimento de 621,3% sobre as 2,6 mil toneladas de carne exportadas em maio do ano passado e expressivos 622,05% no valor faturado em dólar. No mesmo mês do ano anterior o faturamento foi de U$ 12,8 milhões.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Jogada de vereador pra conseguir vice

thiago muniz 400 curtinha   O vereador de 2º mandato Thiago Muniz (foto), primo do ex-prefeito Percival, resolveu se lançar pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo DEM como estratégia para manter o nome nas discussões majoritárias e na esperança de ser convidado para vice de alguém....

MDB fechado com Pivetta à senatória

joao jose 400 curtinha   O médico e deputado estadual João José (foto), do MDB, disse nesta segunda, em entrevista às jornalistas Lídice Lannes e Andhressa Barboza, em live do RDTV, tv web do portal Rdnews, que o seu partido está fechado no apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao Senado, na...

Pátio punido por não licitar transporte

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (foto) vai concluir o mandato sem conseguir realizar a licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, vencido desde março de 2014. Por essa irregularidade na concessão, já que a Cidade de Pedra, empresa que explora o...

Anelise só vai com respaldo de MM

anelise silva 400 curtinha   Filiada ao DEM, Anelise Silva (foto) deve desistir da disputa à Prefeitura de Cáceres, a não ser que o governador Mauro Mendes, com quem ela pretende conversar nos próximos dias, declare apoio irrestrito a sua candidatura. Nos bastidores, Mauro não dá sinais de que...

Deputados "adotam" pré-candidatos

franklin 400 curtinha   Deputados estaduais se transformaram em padrinhos políticos de quatro pré-candidatos a prefeito de Santo Antonio de Leverger. Considerado o nome mais forte eleitoralmente, o ex-vereador por três mandatos e derrotado ao Executivo em 2016, Franklin Silva (foto), do PSDB e sobrinho do ex-prefeito Edu, entrou...

Candidato da Reitoria sob desgaste

julio cesar 400 curtinha   O professor Júlio Cesar (foto), um dos dois candidatos a reitor, tem apoio carimbado do grupo que comanda a instituição há cerca de 20 anos - desde a Escola Técnica, passando pelo CEFET, até o IFMT. Mas, nas viagens e reuniões em busca de voto, e numa tentativa de evitar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.