ECONOMIA E AGRO

Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 16h:53 | Atualizado: 09/07/2020, 16h:56

Coronavírus

MT é 2º estado a criar mais empregos mesmo com saldo negativo, revela Caged

Apesar do déficit na criação de empregos, segundo dados atualizados do Ministério do Trabalho, a situação de Mato Grosso ainda não é das piores. O Estado é o que apresentou melhor desempenho em relação aos demais do Centro-Oeste e é o segundo do país, só perdendo para o Acre que foi o único com saldo positivo. A situação foi ainda melhor em Sorriso e Nova Mutum, onde o saldo de empregos foi positivo, após dois meses negativos devido à pandemia de Covid-19.

O economista Vitor Galesso pondera que é preciso uma avaliação mais cuidadosa. “Os resultados são muito positivos, não é para comemorar, mas dá para ficar otimista. É importante que governo tivesse esse olhar para todo o processo e tentar manter o comércio e serviços que precisam se recuperar”.

Jana Pessôa/Setas MT

Carteira de Trabalho - Sine

A Capital, devido às medidas de fechamento do comércio, teve menos contratações, situação que se estendeu aos demais municípios. Ao todo, foram 21,2 mil admissões e 22,1 mil demissões. O saldo foi negativo, de menos 892 empregos em maio.

A notícia vem ao encontro das análises feitas pelo secretário de Fazenda Rogério Gallo que considera a crise grave, mas acredita que o Estado possui uma economia forte e consolidado. Desde o início da pandemia, estima perdas de R$ 350 milhões na arrecadação.

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o agronegócio foi o setor que mais gerou empregos, seguido do comércio e da indústria. Mas, os setores de serviços e da construção civil ainda sofrem com as paralisações.

Para o economista a explicação é que “a cadeia do agronegócio envolve produção agrícola, vendas, processamento dos produtos e é uma cadeia complexa para exportação. Tivemos uma economia no interior com menor nível de desemprego do que a capital que não é do agronegócio”.

É o caso de Chapada dos Guimarães, cuja atividade econômica depende do turismo, setor que dificuldades com o fechamento dos locais para visitação.

“Mais do que concentração de renda, temos contração do processo produtivo. Chapada precisa de dinheiro, já Nova Mutum não. A mão do estado precisa ser presente para o estado continuar crescendo. Quando está tudo bem o lucro é privado, mas quando tem crise precisa distribuir”, defende.

Em nível nacional o saldo de empregos segue negativo, mesmo com melhoras em relação a abril. O Brasil registrou 703,9 mil admissões e 1,03 milhão de desligamentos,  com saldo de menos 331,9 mil empregos em maio. Em abril o saldo foi de menos 902,8 mil empregos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.