ECONOMIA E AGRO

Quarta-Feira, 20 de Maio de 2020, 14h:38 | Atualizado: 20/05/2020, 14h:42

BOI NO PASTO

Pecuaristas reduzem até 30% do rebanho confinado para baixar custos na crise - leia

Reprodução

confinamento de gado

Apenas 53,6% dos pecuaristas de Mato Grosso têm intenções de manter a criação de gado em confinamento este ano. É o que informa o boletim do Imea, divulgado na última semana. Em 2020, teve queda de 29,93% no rebanho confinado, só em abril foi registrada retração de 16,45% em relação ao mesmo período de 2019. Especialistas do Instituto Mato-grossense de Carne (Imac) apontam que a conjuntura econômica instável com a pandemia da Covid-19 tem mantido o pecuarista mato-grossense cauteloso, mas podem ser tomadas medidas para reduzir os impactos.

A intenção de confinamento foi apurada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e aponta para um rebanho de 577.550 animais a serem confinados, frente aos 824.225 animais confinados em 2019, redução de 29,93%.

A análise do Imac é de que a escolha dos pecuaristas se deve ao impacto da crise e, entre as preocupações, estaria o custo de produção em confinamento. "Os insumos relacionados à nutrição animal e a aquisição de animais para engorda aumentaram e podem negativar a rentabilidade do confinamento”, contextualiza o zootecnista Bruno Andrade, especialista em confinamento.

Além disso, ele afirma haver uma expectativa de redução no consumo interno de carne bovina, devido aos impactos econômicos gerados pela Covid-19. “Já em relação às exportações, o cenário, hoje, é positivo”, pontua.

Oportunidades

Apesar do levantamento indicar uma retração na intenção de confinamento, Bruno Andrade enxerga no estudo do Imea algumas oportunidades para o mercado da carne em Mato Grosso. Uma delas é o fato de que 43,6% dos pecuaristas ainda não adquiriram seus animais para o processo de engorda em confinamento.

De acordo com o zootecnista, o maior atrativo é a qualidade da carne produzida em Mato Grosso. Além da grande capacidade de produção que tem reconhedimento em outro países. Isso porque, nos últimos anos, o setor vem investindo em melhorias que vão desde a tecnologia na produção à logística. "Isso pode significar melhor genética, mais manejo e suplementação nutricional sendo empregados nas fazendas”, explica.

O especialista identifica outra oportunidade nos números divulgados pelo Imea, entre elas estaria a gestão rural, o que inclui escolher ferramentas para intensificar a produção com uma melhor relação custo/benefício para o criador.  A disponibilidade de proteína para a dieta animal, e a preços mais acessíveis que em outros estados, é uma vantagem apontada.

“O confinamento em si é uma dentre várias alternativas. O pecuarista consegue obter animais com mais qualidade investindo em suplementação alimentar, realizando semi-confinamento ou integração lavoura-pecuária, por exemplo”, comenta o zootecnista. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Salgadinhos sim; caminhão pipa, não

humberto bolinha 400 curtinha   Em Guiratinga, o prefeito Humberto Domingos, o Bolinha (foto), resolveu homologar na última segunda, 1º de junho, processo licitatório para contratar uma empresa com vistas a fornecer salgadinhos nas 11 secretarias municipais. Vão ser gastos com salgados R$ 21,7 mil. No mesmo dia, Bolinha...

Nepotismo e demissão na gestão Pátio

leandro junqueira 400   Acuado pela notificação recomendatória do Ministério Público Estadual, o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, não teve outra saída senão exonerar a servidora Renata Castilho Moreno do cargo comissionado de gerente do Departamento de Engenharia e...

Candidatíssima à vereadora em Cuiabá

gisele almeida 400 curtinha   A apresentadora de TV, Gisele Almeida (foto), vai mesmo encarar o teste das urnas como candidata à vereadora em Cuiabá. Irmã do ex-vereador, ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE, Sérgio Ricardo, ela não perde tempo nas articulações. Recentemente, recebeu no...

Quebra-cabeça para definir a chapa

eduardo botelho 400 curtinha   Eduardo Botelho (foto) está postergando ao máximo a definição dos nomes de sua chapa ao comando da Mesa Diretora. A eleição já acontece no dia 10, na próxima semana. Como 12 dos 24 deputados brigam por espaço, o presidente da Assembleia sabe que, ao final,...

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.