ECONOMIA E AGRO

Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 14h:32 | Atualizado: 27/01/2020, 13h:43

pesquisa e produção

Precursor da soja, agrônomo quer fazer do trigo seu último legado para o Estado

Vinícius Bruno

Hort�ncio Paro

Hortêncio Paro em entrevista exclusiva ao Rdnews, sobre plantação de trigo em MT

O entusiasmo de um jovem engenheiro agrônomo se transformou na maior produção econômica de Mato Grosso. Há 40 anos ele desenvolveu estudos experimentais do plantio de soja e criou a base para que se desse início ao cultivo da oleagenosa, que hoje é cultivada em 9,8 milhões de hectares no Estado, e que só em 2019 movimentou mais de R$ 35,9 bilhões. Hortêncio Paro agora diz estar deixando um último legado para o Estado, os estudos técnicos necessários para que a plantação de  trigo seja uma realidade. 

O engenheiro é o exemplo vivo de que a pesquisa é uma grande agente de transformação econômica, e é graças a seus estudos sobre o trigo em região de Cerrado, que Mato Grosso recebe em 2020 o Moinho Dona Hilda, grupo empresarial do Paraná, cuja previsão é passar a processar trigo produzido no Estado a partir de 2022. A indústria terá capacidade para processar 140 toneladas de trigo por dia.

“Vai ser meu último apostolado de vida, estou com 76 anos, e quero deixar isso também como mais um formato. Estamos gerando esse conhecimento que será alicerce para o plantio do trigo, que será irrigado. Temos quase 150 mil hectares de pivô prontos. Só Primavera do Leste tem mais de 40 mil hectares prontos”.

Em dezembro, a Empaer em conjunto com a Sedec (Secretaria de Desenvolvimento) e Aprosoja realizou um seminário em Primavera do Leste para motivar os produtores a plantarem trigo que será vendido ao moinho. No evento, os produtores já conheceram sobre a implantação da cadeira do trigo, as diretrizes de produção, linhas de crédito rural existentes, além de outros detalhes próprios a este modelo de produção. 

Hortêncio explica que o trigo funcionará como uma segunda safra, assim como é com o milho em Mato Grosso. O ciclo produtivo da planta começa com o plantio em maio e colheita em setembro, período que se enquadra no vazio sanitário da soja.

O engenheiro agrônomo explica que o plantio do trigo traz diversas vantagens que auxiliam no cultivo da soja, como o controle de ervas como o “picão” e a “corda de viola”, além da palhada que fica sobre o solo entre setembro e novembro e, com isso, evita a erosão da matéria orgânica, e protege também da chamada erosão solar. A palha do trigo serve ainda como nutriente para a soja.

Trigo em MT

O trigo já é plantado de forma experimental em Mato Grosso há 40 anos, em uma fazenda em Chapada dos Guimarães. Caso passe a ser produzido de forma comercial, Primavera do Leste será a primeira cidade a possuir lavoura com esse fim específico. Também existem unidades de observação do trigo em Itiquira, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Santa Rita do Trivelato e Pedra Preta.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Hermes Paiva serra | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 22h04
    2
    0

    Parabéns Hortêncio, Lutador incansável e persistente. Exemplo para todos.

  • ISRAEL BORGES | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 14h59
    3
    0

    HORTENCIO parabens ao bem que faz a humanidade pela sua contribuiçao

  • AIRES | Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020, 06h22
    10
    0

    E desse tipo de ser humano, que o mundo precisa pra tornalo-lo melhor.

  • monica soares dias | Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 20h20
    13
    0

    Parabéns Hortencio e a EMPAER-MT.

  • Heitor David Medeiros | Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 17h50
    15
    0

    Parabéns Hortêncio. Você é um exemplo de dedicação, perseverança e competência. Apesar da idade continua nos motivando à todos. A agricultura mato-grossense deve muito ao seu trabalho.

  • Natan Martins de Siqueira Queiroz | Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 15h21
    15
    0

    Parabéns para meu colega Hortêncio! Ele é um dos maiores exemplo de quem a empaer-mt é viável e que investimentos em pesquisas são investimentos rentáveis e c grande retorno ao estado!

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.