ECONOMIA E AGRO

Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2015, 11h:05 | Atualizado: 16/11/2015, 11h:08

Praga

Projeto ajuda produtores a combater o bicudo-do-algodoeiro no Estado

José Medeiros

Bicudo

Besouro Bicudo é principal praga na cotonicultura, que é a produção de algodão

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e produtores implementam ações para combater e controlar a existência do besouro bicudo-do-algodoeiro, considerado a praga-chave da cotonicultura brasileira.

O projeto é executado desde o início da safra 2014/15 e visa dar tranquilidade ao setor. O plantio será iniciado a partir de 1º de dezembro, após o fim do período de vazio sanitário.

Nos últimos meses, o entomologista Eduardo Barros, responsável pelo projeto Controle Efetivo do Bicudo, e assessores técnicos regionais têm se reunido com representantes da cadeia produtiva do algodão. Em seguida, foram formados Grupos Técnicos do Algodão em: Sapezal, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Diamantino/Deciolândia, Campo Novo do Parecis, Alto Taquari e Rondonópolis (região da Serra da Petrovina). 

Eduardo explica que uma vez por mês  os representantes das fazendasrelatam como está o processo de controle, a destruição de soqueira e o manejo fitossanitário da cultura em geral. "Percebo que todos estão levando muito a sério o controle da praga e reconhecem a importância de não ter bicudos no período de entressafra do algodão (vazio sanitário), quando grande parte das áreas está destinada ao cultivo de soja", comenta o pesquisador.

Nessas reuniões, os representantes do IMAmt levam a agricultores e ao corpo técnico das fazendas as recomendações da pesquisa para o controle do bicudo e identificam as demandas do campo, de modo a buscar novas soluções para os problemas encontrados.

Eduardo reforça ainda que, embora essa não seja a única praga, o seu controle precisa ser levado a sério, uma vez que o inseto dizimou lavouras de algodão “em São Paulo, Paraná, Paraíba e Pernambuco nas décadas de 80 e 90", frisa o entomologista. O projeto tem apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

SAP-e Bicudo

Os produtores de algodão e seus colaboradores têm à disposição outra ferramenta para o controle do bicudo, trata-se do Sistema de Alerta de Pragas Emergentes (SAP-e).

O Relatório de Monitoramento de Bicudo traz informações e muitos gráficos sobre o nível de pressão da praga nas lavouras, a partir da análise do índice B.A.S (bicudo por armadilha por semana) levantado em todos os núcleos regionais.

Esses informativos são enviados semanalmente aos associados da Ampa via internet e ficam disponibilizados nos sites da entidade http://www.ampa.com.br e do IMAmt http://www.imamt.com.br.

Bicudo

Segundo o engenheiro agrônomo José Fernando Jurca Grigolli, na região Centro-Oeste, o bicudo-do-algodoeiro foi encontrado em Mato Grosso em junho de 1993, nos municípios de Mirassol D’Oeste e Cáceres e, em Goiás, a praga foi detectada em maio de 1996 nos municípios de Itumbiara, Cachoeira Dourada, Inaciolândia e Panamá. Depois, disseminou-se por todas as regiões produtoras do país - saiba mais aqui. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Galli espalha "fake"; Medeiros rebate

victorio galli 400 curtinha   O ex-deputado federal Victorio Galli (foto), presidente do Patriota-MT e primeiro-suplente da chapa de Fernanda ao Senado, começou a espalhar que José Medeiros (Podemos) irá desistir da corrida para senador porque não terá o apoio que tanta esperava do presidente Bolsonaro. Medeiros,...

PSDB joga pesado pra atrair Valdeníria

carlos avalone 400 curtinha   O PSDB de Cáceres acionou até o presidente estadual do partido, deputado Carlos Avalone (foto), para tentar convencer a vereadora de cinco mandatos Valdeníria Dutra Ferreira, que hoje está no PSC, a apoiar o tucano Paulo Donizete para prefeito. Ela poderia entrar de vice da chapa ou...

Barbudo apoia Fernanda para Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Nelson Barbudo (foto), o deputado youtuber, anunciou que vai trabalhar o nome da tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriota) ao Senado. Perguntado se Bolsonaro garantirá mesmo o apoio à militar, assim como fez no início do ano, bem antes da pandemia da Covid-19, Barbudo afirmou que...

Licença da PRF para disputar eleição

Arthur Nogueira_400_curtinha   As eleições municipais e ao Senado continuam inflacionando o número de pré-candidatos. O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (foto), anunciou que se afastou das atividades policiais para colocar o seu nome à disposição da Rede para concorrer a vaga da senadora...

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.