ECONOMIA E AGRO

Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2015, 11h:05 | Atualizado: 16/11/2015, 11h:08

Praga

Projeto ajuda produtores a combater o bicudo-do-algodoeiro no Estado

José Medeiros

Bicudo

Besouro Bicudo é principal praga na cotonicultura, que é a produção de algodão

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e produtores implementam ações para combater e controlar a existência do besouro bicudo-do-algodoeiro, considerado a praga-chave da cotonicultura brasileira.

O projeto é executado desde o início da safra 2014/15 e visa dar tranquilidade ao setor. O plantio será iniciado a partir de 1º de dezembro, após o fim do período de vazio sanitário.

Nos últimos meses, o entomologista Eduardo Barros, responsável pelo projeto Controle Efetivo do Bicudo, e assessores técnicos regionais têm se reunido com representantes da cadeia produtiva do algodão. Em seguida, foram formados Grupos Técnicos do Algodão em: Sapezal, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Diamantino/Deciolândia, Campo Novo do Parecis, Alto Taquari e Rondonópolis (região da Serra da Petrovina). 

Eduardo explica que uma vez por mês  os representantes das fazendasrelatam como está o processo de controle, a destruição de soqueira e o manejo fitossanitário da cultura em geral. "Percebo que todos estão levando muito a sério o controle da praga e reconhecem a importância de não ter bicudos no período de entressafra do algodão (vazio sanitário), quando grande parte das áreas está destinada ao cultivo de soja", comenta o pesquisador.

Nessas reuniões, os representantes do IMAmt levam a agricultores e ao corpo técnico das fazendas as recomendações da pesquisa para o controle do bicudo e identificam as demandas do campo, de modo a buscar novas soluções para os problemas encontrados.

Eduardo reforça ainda que, embora essa não seja a única praga, o seu controle precisa ser levado a sério, uma vez que o inseto dizimou lavouras de algodão “em São Paulo, Paraná, Paraíba e Pernambuco nas décadas de 80 e 90", frisa o entomologista. O projeto tem apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

SAP-e Bicudo

Os produtores de algodão e seus colaboradores têm à disposição outra ferramenta para o controle do bicudo, trata-se do Sistema de Alerta de Pragas Emergentes (SAP-e).

O Relatório de Monitoramento de Bicudo traz informações e muitos gráficos sobre o nível de pressão da praga nas lavouras, a partir da análise do índice B.A.S (bicudo por armadilha por semana) levantado em todos os núcleos regionais.

Esses informativos são enviados semanalmente aos associados da Ampa via internet e ficam disponibilizados nos sites da entidade http://www.ampa.com.br e do IMAmt http://www.imamt.com.br.

Bicudo

Segundo o engenheiro agrônomo José Fernando Jurca Grigolli, na região Centro-Oeste, o bicudo-do-algodoeiro foi encontrado em Mato Grosso em junho de 1993, nos municípios de Mirassol D’Oeste e Cáceres e, em Goiás, a praga foi detectada em maio de 1996 nos municípios de Itumbiara, Cachoeira Dourada, Inaciolândia e Panamá. Depois, disseminou-se por todas as regiões produtoras do país - saiba mais aqui. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Expediente suspenso e posse no TCE

guilherme maluf 400 curtinha   O expediente no TCE-MT será suspenso na segunda, a partir das 12 horas. É que às 15 horas acontece a sessão especial na Escola Superior de Contas, marcando a posse de Guilherme Maluf (foto) na presidência do órgão fiscalizador. O hoje presidente Domingos Neto passa ao...

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

Disputa em Sinop e vaga na Câmara

juarez costa 400 curtinha   O deputado federal Juarez Costa (foto) tem espalhado que será candidato a prefeito de Sinop, posto já ocupado por ele por dois mandatos. No fundo, o emedebista espera que Rosana Martinelli (PL), que foi sua vice e depois se elegeu prefeita nas urnas de 2016, desista do projeto de reeleição...

Francis forçando a barra ao Senado

francis maris 400 curtinha   Francis Maris (foto), empresário e prefeito de Cáceres, é mesmo corajoso. Ele anunciou que vai reunir colegas prefeitos da região Oeste para discutir a ideia de entrar na disputa ao Senado, na eleição suplementar para a vaga de Selma, cassada esta semana. Francis se acha "o...

Sindal repudia postura de "indicado"

O presidente do Sindal Jovanildo da Silva se diz traído por Osmar Capilé, representante dos segurados da AL e que exerce cargo de diretor dos Aposentados, que votou favorável a nova alíquota de 14% no Conselho da Previdência. O apoio ao aumento da cobrança gerou revolta entre os servidores do Legislativo, que partiram para cima de Jovanildo cobrando explicações. Em nota de repúdio, o sindicato, que o indicou como representante no...

Arena fechada ao público por 3 dias

virginia mendes curtinha 400   Nos seis primeiros dias de portas abertas, a Arena Encantada, considerada o maior parque natalino que Mato Grosso já viu, recebeu quase 10 mil visitantes. Mas ficará três dias inacessível ao grande público. Na segunda (16), a Arena será exclusiva das milhares de crianças...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.