ECONOMIA E AGRO

Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 19h:27 | Atualizado: 04/06/2020, 21h:01

CUIABÁ

Reabertura de shoppings na Capital atrai clientes que fazem fila do lado de fora

Reprodução de vídeo

Shoppings reabrem com filas em Cuiab�

Filas e aglomerações marcaram a esperada reabertura dos shoppings de Cuiabá na ultima quarta (3). Mesmo com o crescimento do número de casos e também de óbitos pela Covid-19, os cuiabanos se mostraram dispostos a esperar para fazer suas compras depois de dois meses do fechamento dos estabelecimentos. O único problema é que nem todos respeitaram as medidas de segurança.

O novo horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 14h às 22h. Em domingos e feriados ficam fechados. O atendimento pelo sistema delivery é de segunda a domingo das 10h às 22h.

Os shoppings estão buscando atender às exigências da Prefeitura e foi aferida a temperatura, bem como as adequações internas para receber os clientes.

Mas, a população da capital tem deixado de lado os cuidados para evitar a disseminação da doença. Foram muitos flagras de “distraídos” que decidiram ir às filas sem máscara, desrespeitando decreto estadual que obriga o uso em locais públicos, além da previsão de multa.

A distância de 1,5 m entre as pessoas também não foi respeitada por todos, mesmo com sinalização no chão, dentro e fora dos shoppings.

Com quase 800 casos de Covid-19, Cuiabá pode se comparada a Blumenau, município do interior de Santa Catarina com metade população de Cuiabá, onde a reabertura dos shoppings também foi tumultuada e desrespeitando as normas de segurança por parte da população. O resultado foi o aumento de 85% dos casos em apenas uma semana. Hoje, Blumenau só perde para Florianópolis na quantidade de infectados.

O setor já tentava negociar a reabertura há algumas semanas, buscando reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que cedeu após firmas compromissos para que fossem seguidas as normas sanitárias. O prefeito, em lives nas redes sociais, já avisou que "quem determina reabertura ou fechamento do comércio é a evolução da Covid-19, não se pode colocar a vida das pessoas em risco".

O risco é que, apesar do aumento de vendas com a proximidade do Dia dos Namorados que promete ajudar a recuperar alguns prejuízos, os shoppings da capital venham a ser fechados antes do previsto se os casos continuarem a subir.

Praça de alimentação

Além de usar máscaras enquanto estiver dentro do shopping, os clientes não têm acesso a cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, que antes era oferecidos pelos estabelecimentos.

O Shopping Popular também reabriu quarta, funcionando de 9h às 17h, por ser parecido com o comércio varejista, mas tem as mesmas restrições que os demais shoppings, podendo funcionar com apenas 30% da capacidade até 30 de junho. Além disso, só pode abrir 50% dos boxes.

O álcool 70% é item obrigatório e deve ser disponibilizado em todo o prédio, incluindo os banheiros que serão reduzidos além de terem que contar com funcionários e seu interior para manter a higienização de vasos e pias.

Ficar distante 1,5m também não é novidade para os cuiabanos que já estão tendo que se habituar à nova realidade e nos shoppings não será diferente. Dentro dos banheiros a regra também deve ser respeitada e serão interditadas pias e vasos sanitários para garantir a distância de segurança.

As praças de alimentação só voltam a funcionar após 8 de junho, assim como todo o setor de bares e restaurantes. A boa notícia é que a partir dessa data os músicos podem voltar a se apresentar. As regras são as mesmas que valem para o setor: distância de 1,5 entre as mesas e de 2m entre os artistas e o público. Mas a capacidade de meses será reduzida em 50%.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Realista | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 12h37
    1
    0

    Garanto que a maioria só vai para passear e ficar olhando as lojas, sem comprar. Prejuízo na certa para os lojistas e para a sociedade que corre o risco de ter aumentada a pandemia por esse e outros fatos. Mais juízo meu povo.

  • Adriana | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 23h30
    0
    0

    Como assim serão interditadas as PIAS dos banheiros dos Shoppings????????????

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.