ECONOMIA E AGRO

Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 15h:55 | Atualizado: 28/05/2020, 15h:56

NOVIDADE NA CAPITAL

Shopping de Cuiabá investe em tecnologia para descontaminar ambiente - leia mais

Reprodução

Tecnologia Shopping 3 Am�ricas

A câmara de descontaminação instalada no Shopping 3 Américas é da empresa de biossegurança e tecnologia Camel, contratada para este devido serviço

O Shopping 3 Américas será o primeiro da Capital de Mato Grosso a apresentar tecnologia inovadora e recente no Brasil para desinfecção de suas áreas comuns, com triagem organizada e com auxílio de inteligência artificial em suas entradas. Por meio de uma câmera termográfica, pioneira em território nacional, o projeto piloto ficará localizado na entrada da passarela que liga os cinemas à praça de alimentação para demonstrar como a junção de tecnologias pode trazer segurança no combate aos vírus, em especial Covid-19, que tem impactado na economia global.

Para tanto, o Shopping contratou uma empresa especializada em biossegurança e tecnologia para elaborar o projeto e execução do serviço, que fará descontaminação dos ambientes das áreas comuns com emprego de software e luzes germicidas UV-C em frequência específica, que elimina em mais de 80% a incidência de fungos, bactérias e vírus.

Vale lembrar que nos Estados Unidos o uso destes equipamentos de radiação ultravioleta para desinfecção do ar em prédios públicos já é obrigatório há mais de 10 anos. No Shopping 3 Américas, estes modelos de lâmpada também serão utilizados internamente nas áreas comuns e nos mesmos moldes do sistema de ar-condicionado que abrange todo o empreendimento.

O sistema como um todo foi instalado na quarta-feira (27) e estará em funcionamento tão logo um novo decreto do município autorize a reabertura dos shopping centers de Cuiabá. Além do sistema de desinfecção dos ambientes internos, o Shopping investiu em tecnologia de câmeras termográficas com inteligência artificial, que dentre outras qualidades se destacam para a pandemia atual a leitura de temperatura que, programada, fará a contagem de pessoas, detectando temperaturas acima de 37,5 graus, que denota uma possível infecção viral e também se a pessoa está ou não portando máscaras, que são obrigatórias em Mato Grosso.

A partir desta leitura, a administração saberá tempo real do diagnóstico de cada cliente para que sejam tomadas atitudes necessárias para a abordagem, avisando que o mesmo não poderá adentrar as dependências internas do Shopping, cuidando assim da segurança e saúde dos demais.

Câmara de descontaminação

A câmara de descontaminação instalada no Shopping 3 Américas é da empresa de biossegurança e tecnologia Camel, contratada para este serviço. Localizada na entrada da passarela que liga os cinemas à praça de alimentação do Shopping 3 Américas ao passar pelo “túnel”, os consumidores terão uma experiência diferenciada.

Haverá a ionização por meio de luz UV-C de espectro baixo; sanitização de solados dos pés, com tapete especial com produto específico; higienização das mãos por álcool 70%, acionados com os pés; e uma leitura de temperatura e constatação de máscaras por sistema de inteligência artificial. Dentro da câmara, o consumidor será informado, por luzes verde ou vermelha e aviso sonoro, se está autorizado ou não a entrar.

Quando não estiver sendo utilizada, a máquina também será acionada um outro tipo de lâmpada UV-C. de espectro mais forte, e que fará literalmente uma parede de defesa contra entrada de vírus e bactérias. O objetivo é levar mais segurança aos clientes que ali estiverem.

“Nosso objetivo é demonstrar para o público, em especial o do Shopping 3 Américas, que contratou nossos serviços, que com tecnologia e biossegurança pode-se garantir eficiência em contenção viral e bacteriana acima da média aceitável pelas recomendações da OMS para ambientes externos, não mais podendo justificar o fechamento de ambientes pela saturação do ar interno. Com esses métodos implantados garantimos mais eficiência e qualidade do ar em termos microbianos, inclusive se comparado aos ambientes ao ar livre”, explica Jean José Clini fundador da empresa contratada de biossegurança e tecnologia.

Um outro diferencial é a parceria da empresa Hikvision, líder no segmento e que tem equipamentos instalados no Aeroporto Internacional de Brasília.

"Novo normal"

Mesmo com a liberação gradual do comércio, as pessoas terão que se acostumar com um ‘novo normal’, que acrescenta várias práticas e situações que irão interferir diretamente no modo como as pessoas se relacionam.

“Partindo deste princípio, criei e fiz registro da patente de uma câmara de descontaminação, que poderá ser mais uma ferramenta necessária para a tranquilidade e segurança de voltar a rotina deste novo momento”, completa Jean Clini.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.