ECONOMIA E AGRO

Terça-Feira, 24 de Novembro de 2015, 09h:15 | Atualizado: 24/11/2015, 09h:32

treinamento

Simpósio debate prática agrícola nas propriedades rurais de Mato Grosso

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) realiza nesta semana a etapa prática do II Simpósio Agroestratégico. Os participantes vão conferir in loco como fazer o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID). O treinamento, no formato de “dia de campo”, ocorrerá em todos os 22 núcleos da associação, com a coordenação de técnicos e pesquisadores parceiros.

Na Região Norte, a orientação ficará a cargo de Rafael Pitta, da Embrapa Agrossilvipastoril. Na Oeste, será André Mateus Prando, da Embrapa Soja. Lúcia Vivan, da Fundação Mato Grosso, será a facilitadora na Região Sul, e Edson Hirose, da Embrapa Soja, coordenará os trabalhos na região Leste.

Cada pesquisador terá a função de orientar os participantes sobre como deve ser realizado o MIP e/ou MID. “Não faremos palestras, e sim orientação prática. Serão entregues kits de suporte para a realização de cada procedimento”, explica Franciele Dal’Maso, analista de projetos da Aprosoja.

A etapa prática é direcionada a produtores e a pesquisadores. “Nosso objetivo é aproximar e orientar ainda mais a entidade de seus associados, aproveitando para fomentar as boas práticas agrícolas, como o monitoramento nas propriedades mato-grossenses”, pontua o Diretor Técnico, Nery Ribas.

“Também não podemos deixar de lembrar que com a ocorrência de recentes ameaças fitossanitárias, como a Helicoverpa armigera, por exemplo, e de outras pragas que antes não causavam problemas e atualmente preocupam, vemos a necessidade e eficácia do Manejo Integrado de Pragas e a sua ampliação”, reforça o diretor.

Evento

O Simpósio Agroestratégico ocorre até quinta (26), uma iniciativa da Aprosoja lançada neste ano. O objetivo é repensar a prática agrícola adotada nas propriedades de soja e milho de Mato Grosso, o que requer uma análise para além das culturas, incluindo algodão, reflorestamento e atividade pecuária.

O primeiro evento ocorreu no lançamento do Circuito Aprosoja deste ano, em 9 de julho. Na sequência, foi realizado o II Simpósio, de 21 de setembro a 2 de outubro, nos municípios de Sorriso, Campo Novo do Parecis, Canarana e Rondonópolis. Os locais receberam palestras sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Doenças (MID). Até agora, as edições do simpósio abrangeram cerca de 600 pessoas.

Para 2016, o objetivo é realizar novas edições. “Com as demandas e necessidades dos produtores rurais, serão definidas prioridades de temas a discutir, com destaque sempre para o manejo do sistema produtivo”, antecipa Franciele. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.