ECONOMIA E AGRO

Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019, 18h:29 | Atualizado: 13/09/2019, 18h:36

MERCADO CONSUMIDOR

Abate de novilhas dispara 70% em MT

Assessoria

Daniella Soares de Almeida Bueno

A diretora-executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Daniella Bueno

O abate de bovinos aumentou 16,8% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual intervalo de 2018. Em Mato Grosso, o número de animais abatidos passou de 2,3 milhões para 2,7 milhões no período analisado. O aumento foi influenciado pelo incremento de 70,2% no número de novilhas abatidas, que passou de 331,8 mil para 565 mil cabeças. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).

A diretora-executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Daniella Soares Bueno, explica que o crescimento do consumo de carne bovina na China influenciou o aumento dos abates em Mato Grosso no primeiro semestre.

“A China tem uma peculiaridade, que é comprar carne de animais com até 24 meses. No Estado tem crescido o confinamento de fêmeas, porque ganham peso mais rápido e, com isso, facilita o abate precoce para atender esse mercado”, explica.

O abate de animais com até 24 meses ainda é discreto em Mato Grosso. Do total de 5 milhões de animais que são abatidos no Estado por ano, a minoria, 17%, têm menos de dois anos. A maior parcela dos abates tem idade entre 24 e 36 meses. Trinta e cinco por cento dos bovinos abatidos têm mais de 36 meses e são considerados animais velhos, e por isso, com menor valor de mercado. 

Enquanto o consumo de carne bovina precoce influência no aumento do número de novilhas com até 24 meses, o número de bois abatidos reduziu 8,5% no primeiro semestre de 2019 na comparação com igual período de 2018, baixando de 1,4 milhão para 1,3 milhão de cabeças.

De acordo com as Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos oito primeiros meses deste ano, Mato Grosso exportou 19,5 mil toneladas de carne bovina para a China,  o que gerou a receita de US$ 97,1 milhões. O volume é 35,9% maior que o exportado de janeiro a agosto de 2018, que foi de 14,3 mil toneladas.

Um dos fatores que tem influenciado o aumento da demanda por carne bovina pela China e países asiáticos é a Peste Africana, que tem atingido os suínos asiáticos. Dados divulgados nesta sexta (13) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), apontam que já foram abatidos este ano 5,9 milhões de suínos no continente. Como a carne suína é uma importante proteína na culinária asiática, a substituição por carne bovina tem influenciado a demanda daqueles países pelo produto brasileiro, principalmente, o mato-grossense.

A expectativa dos criadores mato-grossenses é que a demanda pela carne bovina aumente ainda mais nos próximos meses, principalmente, com a habilitação pela China de sete frigoríficos mato-grossenses para exportação. A questão que ainda pesa neste sentido é a expectativa de um melhor pagamento pela carne de animais precoces, com menos de 24 meses, cujo valor agregado é maior, motivado por maior custo da produção, já que são criados em sistema de confinamento. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

SD também deseja Taques ao Senado

pedro taques 400 curtinha   Empolgado com resultado de uma pesquisa interna, na qual estaria bem pontuado, aparecendo entre os preferidos ao Senado, mesmo após deixar o cargo de governador bastante desgastado, Pedro Taques (foto) passou a flertar não só com o Cidadania, conduzido no Estado pelo seu ex-secretário Marco...

Presidente do TJ-MT assume Codepre

carlos alberto tj 400 curtinha   O presidente do TJ-MT Carlos Alberto (foto) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre) do país. O cargo alça o membro de MT à liderança de discussões nacionais importantes. Dentre as atribuições do colégio...

Brecha pra futuro cassado ir à Justiça

kero kero curtinha 400   Wilson Kero-Kero (foto), ex-SD (socialista) que foi para ex-PSL (direita), anunciou ida para Podemos, mas permanecerá no partido direitista, é o relator do processo de cassação do colega Abílio Júnior, na CCJ da Câmara de Cuiabá. Na Comissão de Ética o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.