ECONOMIA E AGRO

Sábado, 07 de Setembro de 2019, 12h:33 | Atualizado: 07/09/2019, 12h:44

PERDA NO AGRO

Aos 81, morre o produtor seo Muni, um dos pioneiros do plantio de soja em MT

Correio do Norte

Munefumi Matsubara

Aos 81 , seo Muni, como era conhecido, faleceu em Sinop, onde morava nos últimos anos

Um dos pesquisadores pioneiros do plantio de soja no Estado, Munefumi Matsubara, morreu na madrugada deste sábado (7). A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT)  a perda.

Aos 81 anos, seo Muni, como era conhecido, faleceu em Sinop, onde morava nos últimos anos e estava hospitalizado. Ele foi um dos primeiros produtores a cultivar soja em Mato Grosso, em sua fazenda no município de Sorriso.

Seu legado, de introduzir o cultivo da soja na agricultura tropical, com investimentos próprios vultuosos em pesquisa, é reconhecido mundialmente. Ele foi um dos primeiros a fazer o plantio direto da soja e também se destacou no cultivo de arroz em Mato Grosso.

Em nome de sua vasta contribuição para o setor, a Aprosoja o homenageou, em 2015, com a entrega do troféu O Cultivador."É uma perda enorme e lamento profundamente. Ele foi um visionário, sacrificou parte do patrimônio para viabilizar a pesquisa sobre a soja. Deixa um grande legado e reconhecimento de todos os produtores de Mato Grosso", comentou o presidene da Aprosoja-MT, Antonio Galvan, a tomar conhecimento sobre o falecimento.

Em Sinop, foi decretado luto oficial de três dias. O velório acontece na cidade neste sábado e, no domingo (08), ocorre o sepultamento em Maringá (PR), para onde será transladado (Com Assessoria).

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Carla | Domingo, 08 de Setembro de 2019, 17h05
    0
    1

    Devemos muito do desenvolvimento aqui do nortao à este homem, é de pessoas assim que o Brasil precisa. Parabéns seu Mune pelo legado e contribuição. Descanse em Paz.

  • Julio Campos | Sábado, 07 de Setembro de 2019, 19h29
    2
    1

    Mato Grosso perde um dos pioneiros da era da agricultura moderna e o Nortao perde um desenvolvimentista de primeira hora. Tive a honra de conhecer o seo Muni Matsubara e de receber sempre o seu apoio politico. Envio aos seus familiares os meus sentimentos e votos de pesar.

  • Paulo Andrade Lima. | Sábado, 07 de Setembro de 2019, 19h23
    1
    0

    Falo com conhecimento de causa! Sr. Matsubara foi um grande trabalhador,sem contar que era uma pessoa super gente fina. Foi parceiro de primeira ordem da Emater,hoje Empaer,que juntos lançaram as primeiras pesquisas,com soja em Mt. Dai para cá Mt é o que é.Um grande celeiro do Agro negócio. Descanse em paz Mestre. E obrigado,por tudo que fez pela agricultura de Mt. Seus Amigos da Empaer-Mt.

"Pátio igual gato, comendo e miando"

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, disse que o prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis, está parecendo gato, comendo e miando, pois recebe recursos federais, inclusive de programas habitacionais e, mesmo assim, ainda alardeia nos...

Adair lançará ex-vice em Alto Paraguai

adair 400 curtinha   O ex-prefeito de Alto Paraguai, advogado emedebista Adair José Alves Moreira (foto), não vai disputar novamente, apesar da insistência do seu grupo. A tendência é de apoiar o seu ex-vice Luiz Figueiredo, com quem administrou a cidade de 2013 a 2016. Luiz também é do MDB e...

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.