ECONOMIA E AGRONEGÓCIO

Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 14h:42 | Atualizado: 05/02/2019, 14h:57

DENTRO DA PREVISÃO

Centro-Oeste registra a menor queda nas vendas de material de construção do país

Reprodução

Material de Constru��o

Em 2018 o varejo de materiais para construção teve um faturamento recorde de R$ 122 bi

O varejo de material de construção teve desempenho estável no mês de janeiro, na comparação com dezembro. Já com relação a janeiro do ano passado, o setor teve queda de 9%.

A queda já era esperada devido aos investimentos realizados em dezembro, férias, cartão de crédito, IPTU, IPVA, volta às aulas. Porém, para 2019, a expectativa é de que o segmento cresça acima de 9%, segundo Gustavo Nascimento, presidente da Associação dos Comerciantes do Varejo de Materiais para Construção (Acomac/MT).

“O setor vem crescendo, as vendas foram expressivas nos últimos 12 meses e o empresário está otimista para o ano de 2019. Esperamos um crescimento superior a 8% ao ano, baseado no 6,5% que tivemos em 2018. Alguns dados favoráveis indicam o progresso nas vendas, entre eles a confiança do consumidor no novo Governo, a atratividade do déficit imobiliário, linhas de crédito atrativas com prazo dilacerado”, analisa Nascimento.

Em 2018 o varejo de materiais para construção teve um faturamento recorde de R$ 122 bilhões, em todo o Brasil. A Pesquisa Tracking mensal da Anamaco entrevistou 530 lojistas entre os dias 24 e 30 de janeiro. Todas as regiões do país apresentaram resultados abaixo do esperado em janeiro: Centro-Oeste (-3%) foi a que registrou menor queda. Já o Nordeste (-26%), Norte (-15%), Sudeste (-12%) , Sul (-9%) .

Entre as categorias pesquisadas, tintas apresentaram a maior retração no período (-40%), seguidas de revestimentos cerâmicos (-17%). Já telhas de fibrocimento cresceram 4% no mês, possivelmente por conta do aumento de volume de chuvas.

Gustavo Nascimento explica que a expectativa é que em fevereiro as vendas melhorem, porém, só em meados de abril quando as chuvas cessarem é que as reformas e construções devem voltar com força total.

O levantamento também apontou que 86% dos entrevistados estão otimistas com o novo governo. Enquanto 45% pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses, 20% dos entrevistados querem contratar novos funcionários já em fevereiro. Para 2019, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% sobre 2018 (Com Assessoria).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Cotia também quer disputar Cáceres

cotia curtinha   Surge mais um pré-candidato a prefeito de Cáceres, além dos três aliados do prefeito Francis Maris e de outros cinco pretendentes pela oposição. Trata-se de Renancildo Soares França, o Cotia (foto), filiado ao PSD. Ex-assessor do ex-federal Pedro Henry, do ex-vice-governador...

5 ensaiam em Cáceres pela oposição

tulio fontes curtinha   Enquanto três tucanos da base do prefeito Francis vivem expectativa por candidatura pelo palanque situacionista em Cáceres, grupos de oposição se movimentam para lançar nomes competitivos. O advogado e ex-prefeito por dois mandatos Túlio Fontes (foto), do PV, demonstra certo...

Base de Francis, Júnior e divergências

eliene liberado curtinha   O prefeito de Cáceres Francis Maris, no segundo mandato e, portanto, fora do projeto majoritário de 2020, não esconde mais de ninguém que o nome preferencial para a disputa à sucessão é do seu secretário de Turismo, Júnior Trindade. E isso não tem...

Prefeito é ovacionado em solenidade

emanuel pinheiro curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) foi ovacionado nesta segunda (17), durante a solenidade que marcou entrega das chaves das unidades do Residencial Nico Baracat I,  no Jardim Liberdade, região da Grande Osmar Cabral. No geral, 360 famílias receberam as chaves dos imóveis, programa do Minha...

Governador, Nota MT e provocação

mauro mendes curtinha   Ao lançar a Nota MT, programa que estimula e incentiva o contribuinte a pedir nota em toda compra de mercadoria, o que ajuda na cultura do combate à sonegação fiscal, o governador Mauro Mendes (foto) copia para o Estado a mesma proposta implantada em Cuiabá na época em que foi...

Cândida Farias troca MDB pelo DEM

candida farias curtinha   Aos 68 anos, completados nesta segunda (17), a empresária Cândida Farias (foto), segunda-suplente do senador Jayme Campos, está desembarcando do MDB e vai se filiar ao DEM. Apesar da mudança de legenda, ela não tem pretensões de concorrer a cargo eletivo nas urnas de 2020....

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.